Como Aumentar as Visitas ao Meu Blog ou Site > 3 de 9 > Blogging

Já fiz referência em artigos anteriores à máxima: o Conteúdo é Rei.
Por uma razão muito simples, a grande maior parte de pessoas que utiliza a internet, senão todos os utilizadores, em algum momento, utilizam os motores de busca à procura de informação sobre um determinado tema.
E, como em qualquer pesquisa que se faça, seja qual for o motor de busca, irá certamente encontrar resultados mais interessantes que outros.

Neste momento em que vivemos a era da Web 2.0, ou seja, a era em que são os próprios utilizadores a gerarem grande parte do conteúdo na internet, blogar (à falta de melhor termo) é uma técnica muito utilizada para gerar tráfego.
blogging
Com isto não me refiro a criar um blog e colocar um post por trimestre ou por semestre, refiro-me ao facto de criar um blog, e actualiza-lo com frequência, no mínimo semanal.

Ao fazer isto, e partindo do princípio que se está a gerar conteúdo de qualidade, está, não só a enriquecer o seu blog, como a torna-lo mais interessante aos olhos dos motores de busca (e dos utilizadores, claro).
Tradicionalmente, o Google gosta de blogs e tem tendência para os colocar muito bem posicionados nos resultados das pesquisas, mais ainda se for um blog que tenha uma actualização muito frequente, e, claro se os conteúdos forem relevantes.

Consequentemente, irá inadvertidamente, gerar mais backlinks, ou seja, haverá mais utilizadores a lerem e a fazerem referência do seu blog em outros sites, blogs ou fóruns. Este facto, irá igualmente ajuda-lo a receber ainda mais visitas.

O mais importante de tudo é que se disponha a gerar conteúdos que tenham interesse sobre o tema que lhe interessa e que, como tal, acrescentem valor (à semelhança do que se passa com o Marketing de Artigos). Escrever artigos pobres e fracos em termos de valor pode ter uma  consequência negativa, em vez de lhe trazer mais valias.

Os grandes benefícios deste método são, entre outros:

– a possibilidade de construir uma imagem de autoridade sobre o assunto em questão, fazendo com que as pessoas recorram ao seu site ou blog quando procurarem saber mais ou obter produtos ou serviços nessa área;

– criar relações próximas com os leitores que poderão ser muito proveitosas para ambos os lados no futuro (ex: é uma forma de ter feedback sobre os serviços que oferece, e com isso, poder melhora-los);

– e este é o meu preferido: é um método gratuito e que está ao alcance de qualquer um!

E você já “bloga”?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Blogo! Blogo sim! :-)
    Mas meu problema é justamente em como aumentar as visitas para o meu blog, já que só tenho blogs!
    Até agora falamos de SEO, isso estou tentando fazer, vamos ver o que vem a seguir!
    Um abraço!

  • A seguir de optimizar o blog ou os artigos do blog, vem a promoção desses conteúdos, e a seguir vêm as visitas :)

    Como você já disse, já começou com Marketing de Artigos, e junte mais algumas formas de promoção, além dos agregadores de notícias, e é o suficiente para notar os efeitos.
    Não queira é fazer tudo ao mesmo tempo, tente planear. Para mim é o que tem resultado melhor.
    Abraço,
    JR

  • Oi João!
    É o que estou tentando, mas não vejo resultados, não sei o que faço de errado. Em agregador de notícias como o Ocioso é muito difícil conseguir visitas, e quando consigo um artigo lá as visitas que chegam são de péssima qualidade. Links em socialmarker até hoje não tive resultado algum, sinceramente não sei se serve para alguma coisa, redes sociais são quase iguais aos agregadores de links, mas não tem quase nada de visitas.
    E agora comecei com article marketing, que, como você disse, são atemporais, os links estarão sempre lá. Dá bem mais trabalho, pois são artigos inteiros que escrevemos só para utilizar lá, mas acho que vale a pena, não pelas visitas vindas de lá, mas pelo link building.
    Então João?! O que mais posso fazer para conseguir tráfego?!
    Obrigada!

  • Sandra cria concursos.
    Compra publicidade.
    Faz algumas trocas de links.
    Por exemplo.

  • Já pensei nisso. Mas fico pensando se por exemplo eu criar um concurso, se terá gente que vai querer participar. Pois como já disse, tenho poucos visitantes.
    Já pensei também em comprar publicidade, porém tenho um problema, meu blog é sobre muitas coisas e o que vou colocar na propaganda, sobre wordpress? Mas não é só isso, sobre blogs? Também não é só isso, já se colocar que é sobre várias coisas, as pessoas chegarão nele e verão que não é tanta coisa assim. Então não sei como fazer a propaganda.
    Já fiz trocas de links, até recebo algumas visitas.
    Desculpe ficar te perguntando tanto, mas já que estamos aqui, vamos aproveitar aprender com quem entende, né? Não é sempre que temos essa oportunidade!
    Um abraço!

  • Tudo depende do que queres.
    Podes sempre fazer um banner para determinada categoria e o link será para essa mesma categoria. Depois exploram o resto do site.

  • É uma boa idéia, vou pensar em algo assim para o ano que vem. O que recomenda? Adwords?
    Obrigada

  • Adwords dependendo do tema que for podes pagar um valor alto por clique. Mas cada clique é um visitante que tens. Outra questão será a tua experiência e habilidade para criares anúncios adwords chamativos senão só tens visualizações. Também não é problema que não pagas por isso mas não cumpres o objectivo de angariares visitantes.
    Podes também comprar publicidade em blogs do mesmo nicho e ai é estudares as ofertas que existem e veres qual trará mais retorno.

  • @ Sandra,
    Bom, o Nelson já deu algumas ideias.
    Eu sugeria dar alguns passos atrás e:

    1 – analisar primeiro como você está posicionada nas pesquisas para as keywords que mais lhe interessam
    2 – descobrir outras keywords com potencial (incluindo long tail)
    3 – Explorar melhor a criação e optimização de artigos para essas keywords ou outras resultantes do passo anterior
    4 – comecar a apostar no marketing do blog com social bookmarking, marketing de artigos, vídeo marketing, algumas redes sociais, troca de links e compra de alguma publicidade em blogues do mesmo nicho.

    Estas são apenas algumas ideias que podem ajudar.
    É claro que, como o Nelson disse (e bem) , também pode não fazer nada disto e apostar apenas em PPC e na compra de publicidade, mas isso pode sair um pouco caro, dependendo da campanha e da sua habilidade para configurar a campanhar para maximizar os resultados.

    Faça o que fizer, pense bem para executar melhor!

    Abraço,
    JR

  • Oi João,

    As actualizações no meu blog são, sei lá, quando calha. Visto por este prisma ainda tenho mais visitas do que merecia.

    Relações próximas com blogs do mesmo nicho: Muito poucas, e tenho mais contactos com blogs que falam de blogs e transmitem ensinamentos.

    Esta é uma pequena lista do que não se deve fazer,eu sei, e aguardo melhores dias.

    Um abraço.

  • Olá!
    Pois é Nelson, sei que precisa estudar muito e saber bem o que fazer para não perder muito dinheiro com o Adwords; vou fazer primeiro o que o João falou, são boas idéias e não jogo dinheiro fora, mesmo porque não tenho muito para investir agora.
    Gostei da idéia de comprar anúncios em blogs do mesmo nicho, vou pensar bem nisso ano que vem.
    Um abraço!

  • Olá!

    Nesta fase eu não investiria no AdWords por imaginar que fica caro. Primeiro há que experimentar outras técnicas, só depois de ganhar algum pensaria no Adwords. Cada um com a sua circunstância.

    Eu vou fazer assim. Depois vejo o resultado.

    Abraço

  • Bruno

    Sandra nao utilize adwords isso não lhe vai trazer retorno monetário…

  • Olá Bruno,

    Ainda bem que concorda comigo, isso reforça a ideia de que pelo menos nesse ponto eu vou agir bem.

    Abraço.

  • Bruno porque dizes isso?

  • Bruno

    Penso que te referes á campanha adwords…A Sandra usa Adsense par a rentablizacão do site portanto o objectivo era rentabilizar o site, se colocar adwords o custo do clique será enorme e só vai ter despesa, não te esqueças que o Google só paga 1/3 do que paga o anunciante.

    Exemplo:

    A Sandra vai pagar 30 cêntimos por clique, o webmaster só vai ganhar 10.

    O que ela vai pagar no adwords não da quanto ela vai ganhar no adsense.

  • Sim mas o truque está em arranjar boas keywords e que se pague menos.
    Imaginando o tema ganhar dinheiro e usando valores inventados.
    No adwords pago 50 cêntimos por clique para a palavra chave ganhar dinheiro. No meu blog recebo 20 cêntimos por cada clique. Nesse aspecto não compensa. Mas se eu arranjar uma keyword do tipo ganhar dinheiro com o seu blog em que só pago 5 cêntimos compensa.
    E existe outro ponto de vista. Angariar visitantes. Se eu pagar 50 cêntimos por um visitante mas que vai assinar os feeds e tornar-se visitante assíduo do meu blog sei que compensa.

  • Eu só disse que fiquei com vontade, mas ter vontade e fazer é muita diferença; Ainda não posso e nem quero. Se for investir em publicidade farei como o João falou, comprar publicidade em outros blogs, a princípio deve valer mais a pena;
    Se o caso fosse outro, se estivesse a vender um produto ou então fazer conhecer um grande portal, ou projeto, aí sim vou pensar no Adwords. Mas por enquanto acho que não vale a pena, pelo menos não até o prórpio blog se pagar as despesas.
    Um abraço!

  • Bruno

    A comunidade onde actualmente sou moderador também gastou muito dinheiro em publicidade directa em sites mas não compensou pois estava no inicio e ninguém aderiu depois com o tempo as pessoas foram-se cadastrando

    Na minha opinião não deve gastar dinheiro em publicidade.

  • Também é um ponto de vista, as vezes realmente não deve valer a pena, por isso que não fiz ainda, justamente porque acho que não vai ajudar em nada; O que acho que pode dar resultado são concursos, como esse ou então aqueles que dão prêmios para que as pessoas escrevam uma review nos seus blogs. Aliás acho que reviews devem dar resultados, desde que seja em um blog bem movimentado e sólido. O que acham?

  • Sandra a publicidade compensa sempre se for bem estudada.
    Por exemplo tens de ver se o preço da publicidade comprada num site compensa em relação ao número de visitas. E por vezes aproveitar uma promoção que existe para comprar ainda a preço mais baixo.
    Depois é preciso escolher um site do mesmo nicho para que os visitantes se interessem pelo conteúdo do site e não vão logo embora.

  • Sim, com certeza é preciso pensar em tudo isso. E depois testar quais dão mais resultados.

  • Como o Nelson disse, para resultar, a publicidade TEM de ser direccionada. Eu falo disso no meu ebook.
    Não adianta muito fazer publicidade num sítio onde não existe o seu target, ou onde ele não tem uma presença significativa.
    Quanto mais direcionada for, melhor serão os resultados. Isto partindo do pressuposto que tudo o resto se mantém igual, claro.

    Abraço,
    JR

  • Com certeza João, e pegando o gancho de outra discussão aqui, imagine se fosse fazer propaganda de seu e-book na TV?
    Com certeza não valeria a pena…

  • Sandra até poderia valer a pena se a publicidade fosse por exemplo no intervalo ou antes de um programa do mesmo assunto.

  • Jlpbrasil

    Parabens sobre o assunto aqui destacado, saõ dicas muito uteis para quem deseja obter visitas no site.
    Deixo aqui meu site para querer dar uma visitada, é sobre livros digitais:
    http://www.infoprodutosdesucesso.com.br
    Até a proxima !!!

  • Obrigado Jlpbrasil!