Como Anunciar no Facebook: 5 – Tipo de Campanha

Continuando a série “Como Anunciar no Facebook Com Sucesso”, e tendo já definidos os objetivos da sua campanha no Facebook, agora, é fundamental definir o tipo de campanha.

O Facebook permite-lhe escolher entre 2 tipos de campanha: Facebook Ads, os tradicionais anúncios do Facebook, ou, Sponsored Stories, ou Histórias Patrocinadas.

Se ainda não leu os artigos anteriores da série Como Anunciar no Facebook com Sucesso, pode encontrá-los aqui:

1 – Facebook Marketing: Como Anunciar no Facebook Com Sucesso

2 – Como Anunciar no Facebook: 2 – Métricas de Sucesso

3 – Como Anunciar no Facebook: 3 –  Segmentação

4 – Como Anunciar no Facebook: 4 – Mensagem

Certamente, estará mais familiarizado com os Facebooks Ads, que são os anúncios tradicionais do Facebook e os que mais têm sido utilizados até recentemente.

Os anúncios do Facebook têm sofrido um aumento considerável de “preço” (CPC e CPM), pois, tal como em qualquer outra plataforma de publicidade, quanto mais anunciantes houver, maior será o volume de licitações por clique ou por mil impressões, o que, irá encarecer o valor das suas licitações e, consequentemente, da sua campanha.

Isto não invalida, de todo, o fato do Facebook continuar a ser uma excelente aposta para divulgar o seu site, marca ou produto, pois a audiência que se consegue captar é considerável e o valor, quando comparado com outras opções, continua a ser mais baixo.

No entanto, o Facebook, de há uns tempos a esta parte, disponibilizou o que são conhecidas como Histórias Patrocinadas ou Sponsored Stories.

Teoricamente as Histórias Patrocinadas, poderá representar um investimento superior aos Facebooks Ads, mas tudo depende do tipo de campanha que pretende executar.

Uma das grandes vantagens que fazem das Histórias Patrocinadas uma excelente opção, é o fato de representarem maior envolvimento dos utilizadores, e serem eles ou o seu envolvimento com a página ou com a marca, “o ponto” de partilha que poderá chamar mais a atenção dos seus amigos, e eventualmente, fazer com que a campanha tenha resultados diferentes.

Para saber com maior detalhe como funcionam as Histórias Patrocinadas, pode consultar a página que já falei aqui no blog sobre no artigo Facebook for Business, onde explicam como funcionam as várias opções.

Aí encontrará logo na página inicial um link para cada uma das opções: Anúncios Facebook ou Histórias Patrocinadas.

O Facebook disponibiliza ainda um pdf gratuito com informação útil sobre como funcionam as histórias patrocinadas, que poderá obter aqui.

Do feedback que tenho tido de clientes, as histórias patrocinadas têm estado a funcionar muito bem, pelo que, poderá ser uma excelente opção a testar na sua campanha.

Seja qual for a opção que adotar para a sua campanha, o importante, além do que já foi dito nos artigos anteriores, é testar, medir e otimizar.

Este será o tema do próximo e último artigo da série “Como Anunciar no Facebook Com Sucesso”: como consultar, analisar e otimizar  os resultados da sua campanha do Facebook.

Espero que esteja a gostar desta série de artigos. Para mim está a ser muito interessante recolher, compilar e escrever toda esta informação para si!

Se tiver alguma, questão, ou se gostava de ver abordado algum tópico em particular, já sabe, deixe o seu comentário!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!