Backlinks: Como Conseguir Mais Links Para o Seu Site

Como conseguir backlinks ou links que apontam para o seu site, é uma questão importante para o ajudar a obter bons rankings nos motores de busca.

A este processo chama-se Link Building, e é um dos processos fundamentais para implementar a optimização do seu site ou blog, de forma a conseguir mais visitas.

No entanto, quando se fala em conseguir backlinks, estes podem ser criados por si, ou criados por outras pessoas, e é sobre esta segunda hipótese, que vou falar neste artigo.

Existem muitas formas de conseguir backlinks para o seu site. Algumas delas mais eficazes que outras, mas no entanto, (quase) todas elas são válidas e contribuem de alguma forma para melhorar o seu posicionamento nas páginas dos resultados das pesquisas nos motores de busca, ou SERP’s (Search Engine Result Pages).

Como já disse aqui no Web Marketing, é muito importante que o seu site esteja presente na primeira página do Google, e dos outros motores de busca, quando alguém realiza uma pesquisa utilizando um termo ou expressão relacionada com o seu site, caso contrário, dificilmente conseguirá aumentar as visitas sem ter de pagar por isso.

Assim, e porque para conseguir bons rankings nos motores de busca, é fundamental que o seu site tenha backlinks, torna-se necessário implementar uma estratégia de Link Building.

Embora já tenha falado sobre como implementar uma estratégia de Link Building, como considero este assunto importante em termos de SEO, deixo aqui mais algumas dicas práticas para conseguir mais backlinks, desta vez de forma natural, isto é, sem que seja você a criá-los activamente.

Os métodos que abordo neste artigo, são algo diferentes, pois são métodos que assentam na criação de algo que seja apelativo para os interessados no tema em questão, de tal forma, que sejam eles mesmos a criar os links para o seu site de forma natural, a título de recomendação para os seus visitantes, leitores e/ou amigos:

1. Publicar um Recurso

A publicação de um recurso de importância reconhecida para os interessados na sua área, é sem dúvida, uma excelente forma de conseguir que outros o referenciem noutros sites, blogs, fóruns ou redes sociais.

Naturalmente, é fundamental que seja um recurso que sirva para corresponder a uma necessidade existente, caso contrário, não terá o impacto esperado.

Imagine um site sobre plantas (não sei porquê, mas foi o que me veio à cabeça). Se este site disponibilizar um guia com todas as plantas de interiores, ou com todas as plantas carnívoras, ou todas as plantas existentes numa certa região ou país, muito provavelmente será algo interessante e diferente, o que fará como que, os seus leitores, divulguem espontaneamente o link para este recurso em outros sites.

2. Oferecer Software

Oferecer um software ou licenças para um determinado software relacionado com os interesses dos utilizadores do seu site é outra excelente forma de conseguir a criação espontânea de backlinks para o seu site.

3. Sorteios ou Passatempos

Sem dúvida uma iniciativa que, normalmente gera muito interesse à volta de um site é a realização de sorteios ou de passatempos. No entanto, para que tenha bons resultados, tenha sempre em consideração o que é que os seus utilizadores gostam ou estão interessados. Se sortear algo que não seja do seu interesse, certamente não terá muita aderência.

4. Tutoriais e Manuais

Publicar artigos informativos sobre como fazer algo é sempre uma referência para as pessoas que procuram esse tipo de conteúdos. E se for um tutorial ou manual bem detalhado e executado, será concerteza, alvo de mais buzz e referência em outros sites, fóruns ou blogs do mesmo nicho.

5. Criar Comunidades

Todas as pessoas gostam de pertencer a algo. Faz parte da natureza humana, pois o Homem é um ser comunitário, e como tal, gosta de pertencer e participar em comunidades.

Através de algumas redes sociais como o Facebook, e de alguns sites de comunidades como o Ning, é possível você criar uma comunidade e permitir aos seus leitores, assinantes, visitantes, ou clientes, juntarem-se a essa comunidade e partilharem conteúdos, informações, etc. Para o caso específico de criar uma comunidade, até é mais indicado o Ning.

6. Conteúdos de Qualidade

Last, but not least; e embora não seja propriamente uma novidade, pelo menos para os leitores do blog, pois eu já fiz essa referência varias vezes, a criação de conteúdos com qualidade, é muitas vezes alvo de criação de backlinks de forma espontânea, pois todos gostamos (ou quase todos) de dar mais e melhor aos nossos leitores ou a quem procura saber informação sobe algo em particular.

Conclusão

Esta é, a meu ver, uma abordagem um pouco diferente, pois normalmente, é mais comum, o tema centrar-se em ser o próprio webmaster a criar os seus próprios backlinks.

Utilizando estas dicas, aumenta consideravelmente a probabilidade de haver uma criação espontânea de backlinks para o seu site sem que você tenha qualquer intervenção, o que é sempre de valor.

Haverá, naturalmente outras formas de o fazer, e se quiser acrescentar algo a este artigo, pode fazê-lo.

Espero que tenha gostado e que use estas dicas, para contribuir para aumentar o número de backlinks para o seu site.

Comments (28)
  1. Nuno - Ofertas Emprego 6 August, 2010
  2. Joao Rodrigues 6 August, 2010
  3. jan carle 6 August, 2010
  4. Joao Rodrigues 8 August, 2010
  5. Joliveira 20 August, 2010
  6. Joao Rodrigues 20 August, 2010
  7. Bruna 31 August, 2010
  8. Joao Rodrigues 31 August, 2010
  9. sex shop 28 September, 2010
  10. william glimmer 14 October, 2010
  11. SexStore 27 November, 2010
  12. Mario Augusto de Souza 11 December, 2010
  13. Erotickiss 19 December, 2010
  14. Nuvenus Chovendus 2 January, 2011
  15. Tomé Ferreira 10 January, 2011
  16. Joao Rodrigues 10 January, 2011
  17. Joao Rodrigues 10 January, 2011
  18. Som Automotivo 12 February, 2011
  19. Joao Rodrigues 12 February, 2011
  20. Dirceu Resende 28 April, 2011
  21. Joao Rodrigues 28 April, 2011
  22. fernando 5 May, 2011
  23. Joao Rodrigues 5 May, 2011
  24. Akianimes 27 August, 2011
  25. Joao Rodrigues 27 August, 2011
  26. Alex Sandro 2 September, 2011
  27. Fazer blog 11 December, 2011
  28. Joao Rodrigues 12 December, 2011