Ainda Acha Que o Conteúdo é REI?… Está enganado!

Já se ouve esta expressão há algum tempo, mas será que tem consciência da sua importância?
Diz-se que o conteúdo é REI porque tem um papel fundamental no âmbito do marketing digital.
Ele atrai visitantes, converte-os em seguidores, fãs ou assinantes, e acompanha-os nas várias fases do processo de compra. Mas será mesmo assim? Se calhar não…

Muita gente pensa que basta escrever umas coisas, ou fazer uns vídeos, porque é giro e “está na moda” e porque os “gurus” falam muito do storytelling, etc, e que isso é que irá fazer a diferença e trazer-lhe resultados.

Você é um deles?
Quer seja ou não, é uma boa ideia ler este artigo.

conteudo-rei

A verdade é que o conteúdo pode e deve ser o combustível que alimenta a relação entre você e os visitantes do seu site, os seus seguidores, ou clientes.
É com este pensamento em mente que você deve criar e implementar uma estratégica de Content Marketing (Marketing de Conteúdo).

No entanto, a internet mudou e evoluiu, e se anteriormente a preocupação dos utilizadores era encontrar o conteúdo que procuravam na internet, a preocupação agora é filtrar por todo o conteúdo que se encontra online (que é imenso) por forma a encontrar o melhor conteúdo para o tema em questão.

Levanta-se então a questão:

Será suficiente criar conteúdos para ser bem sucedido na implementação da sua estratégica de Marketing de Conteúdo?

Claramente que não!

Não só é importante criar conteúdo,  como é absolutamente fundamental, criar conteúdo com qualidade e adequado a cada momentum.

Então ainda acha que o conteúdo é REI?

Claro que não! O verdadeiro REI é o conteúdo com qualidade no momento certo!

Esse sim é Rei, pois é esse que vai fazer com que você se destaque da imensidão de resultados que os utilizadores encontram online quando pesquisam sobre esse tema.

Descoberto o verdadeiro REI, o importante é definir os vários tipos de conteúdo e a forma, o canal e o momento como este é apresentado ao seu target (público-alvo).

O Melhor Conteúdo quanto ao Objetivo

O conteúdo pode ser mais ou menos adequado consoante o seu objetivo com a sua criação.
O seu objetivo é educar a sua audiência sobre um certo tópico? Converter os seus visitantes em clientes?

Este deve ser sempre o ponto de partida antes de analisar os restantes aspetos na criação de conteúdos e deve estar sempre presente nas várias fases da criação dos conteúdos pois é determinante na forma como o conteúdo é criado.

O Melhor Conteúdo quanto ao Target

Para determinar qual a melhor forma de criar conteúdo, deve ser considerado o seu target e os seu hábitos de consumo.
O conteúdo deve ser adequado ao seu target pois o seu formato pode fazer com que tenha maior ou menor aceitação.

No caso do seu target consumir conteúdos visuais, tudo o que seja imagens, vídeos, gráficos, etc, vai certamente ter impacto e ser bem aceite.

O Melhor Conteúdo quanto à Apresentação

O conteúdo pode ser apresentado das mais diversas formas e formatos.
Em cada caso deve ser sempre analisado, além do target e os seu hábitos de consumo, a linguagem e tipo de relação que você quer criar cpm a sua audiência. Pretende que seja algo mais formal ou menos formal? com uma linguagem mais direta ou mais subjetiva? uma abordagem mais técnica ou mais acessível a todos?

No meu caso, eu optei por adotar uma linguagem informal, fácil e acessível a todos. Aliás é esse um dos pilares do Web Marketing PT, fazer chegar conteúdos de qualidade a todos aqueles interessados nestes temas, mas com uma linguagem acessível de forma a poder ser consumido por todos e não apenas por marketeers ou entendidos na matéria.

O Melhor Conteúdo quanto ao Momentum

Diferentes momentos no processo de compra pedem diferentes tipos de conteúdo.

Utilizadores que estão num momento de pesquisa de informação vão concerteza agradecer se você publicar um conteúdo informativo sobre esse tema.

Utilizadores que estão num momento de pesquisa de uma solução para um problema, se encontrarem algo que apresente uma solução ou soluções para esse problema, será algo que irá resultar muito bem.
O mesmo para utilizadores que estão num momento que precede a compra e que querem comparar produtos ou serviços, neste caso um comparativo será algo que irá ajudar o utilizador e por isso será muito bem recebido.

Distribuição – Como fazer chegar a mensagem ao destinatário?

Depois de analisados todos estes pontos e de bem delineada a sua estratégia de marketing de conteúdo, é o momento de planear a sua distribuição.

Não interessa apenas a criação de conteúdo. A sua distribuição e o esforço nela depositado deve ser tanto ou ainda mais do que aquele dedicado à sua criação.

É absolutamente crucial investir na divulgação do seu conteúdo por forma a fazê-lo chegar aos utilizadores que nele têm interesse, e para isso é necessário analisar os canais de distribuição mais adequados para cada formato de conteúdo considerando também os pontos atrás enumerados.

A escolha dos canais mais indicados será determinante no potencial da distribuição do seu conteúdo e por isso é tão importante que seja feita como o  mesmo empenho e dedicação.

Espero ter ajudado a desmistificar um pouco o porquê da importância do conteúdo e da implementação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para maximizar o potencial de captação de leads e de negócio.

Esta é uma das formas mais importantes que sustentam as estratégias de Inbound Marketing, que falei recentemente.

Já planeou a sua estratégia de conteúdos?

Desde o seu planeamento à sua distribuição?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá, João! Estou criando um site http://hashocean.xyz/bitcoin/ sobre notícias de bitcoin e estava focando justamente em conteúdo mas não estou tendo sucesso. Alguma dica para eu conseguir mais tráfico de usuários? Bjs Tah