7 Pecados Mortais no Marketing Digital

Na sua atividade diária, todos os proprietários de pequenas e médias empresas deparam-se com alguns desafios importantes. Mais ou menos simples de ultrapassar, são quase sempre decisivos e acabam por limitar a fronteira entre o sucesso e o insucesso.

7 pecados mortais do marketing digital
Deixo-vos alguns dos desafios mais comuns na gestão de pequenos e médios negócios:

1. Criação de um website credível

Calcula-se que 85% dos consumidores julgam a idoneidade de uma marca pela sua reputação on-line, incluindo websites de análise externa. Apesar de hoje em dia os websites terem o dom da ubiquidade, podendo posicionar-se em qualquer local e adaptar-se a todas e qualquer circunstância, é importante que, enquanto gestor do seu próprio negócio, tenha algum conhecimento prático de web design e experiência como utilizador, pois só assim poderá colocar-se do outro lado e ir de encontro às necessidades dos seus clientes/visitantes.

2. Gerar referências através de clientes

As referências geradas através dos seus clientes são os leads mais qualificados que poderá ter. Estima-se que, em média, 65% dos novos negócios venham de referências. Além disso, os consumidores são por norma 4 vezes mais propensos a comprar, quando encaminhado por um amigo, familiar ou conhecido. Não hesite em trabalhar o incentivo à referência, que pode até passar por implementar um software de gestão de relacionamento com clientes, normalmente designado por CRM.

3. Criação de conteúdos atrativos para clientes e motores de busca

Por norma, a criação de conteúdo para um website leva algum tempo e é um trabalho bastante intensivo. Quando existe combinação entre as variáveis tempo e orçamento, estão reunidas as condições base para desenvolver algo muito positivo. Este trabalho tem que ser on-going e bastante controlado quando feito por profissionais externos à organização. Tenha presente que muitas vezes as melhores e mais rentáveis opções para a criação de conteúdos estão localizados dentro da sua própria empresa. Poderá no entanto ser necessária a criação ou desenvolvimento de uma cultura de conteúdo, criando identificação do colaborador com a marca.

4. Análise de Key Performance Indicators (KPIs)

Poderá optar por concentrar-se em inúmeras análises de marketing, mas apenas terá certamente tempo para acompanhar algumas. Os principais indicadores de desempenho são uma espécie de tiro do alvo, pois através da análise de alguns desses indicadores pode obter um diagnóstico rápido do negócio.

5. Aplicação do feedback do cliente de forma eficiente

Para qualquer marca, independentemente do seu tamanho, o feedback do cliente é de extrema importância. Os clientes podem fornecer uma perspetiva clara da sua experiência. Saber aplicar e manusear o feedback é fundamental para a manutenção de negócios e captação de referências. Será de capital importância solicitar e aplicar os conhecimentos do cliente em tempo real.

6. Perfil e Comportamento do Consumidor

Algumas empresas de grandes dimensões fazem grandes investimentos para obter informações sobre o seu mercado e as tendências de consumo.

Se não tiver um orçamento muito elevado para tal, deverá confiar na análise competitiva e no perfil do consumidor-tipo, pois identificará oportunidades, prioridades e definirá em linhas gerais onde estão localizados e como se comportam.

7. Mobile Marketing

Fique atento às novas tecnologias, pois o tráfego da internet em dispositivos móveis já ultrapassou os computadores pessoais. Hoje em dia, os consumidores estão constantemente conectados e nesse sentido, otimização móvel é crucial.

Números indicam que, só este ano, mais de 1.7 bilhões de consumidores, acederam à internet através de um tablet ou smartphone. É muito importante trabalhar na implementação de web design adaptado aos dispositivos móveis.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!