6 Tendências Importantes Para Acompanhar Em 2012

Algumas das evoluções a que assistimos durante 2011 sustentam as tendências que iremos assistir em 2012 de forma natural, no entanto, é importante que as pessoas e as empresas estejam atentas, pois cada vez mais, a mutação é constante e mais rápida.

Uma desatenção recorrente, pode significar perder o comboio, com todos os prejuízos que daí podem advir.

Desta forma, é importante estar atento e acompanhar as tendências que se avizinham, algumas já implementadas, outras a germinar, mas que se irão verificar brevemente, de forma a poder ajustar as estratégias e técnicas de acordo com esta evolução.

Algumas destas tendências podem não ser novidade, mas poderão estar a ganhar nova expressão ou a adotar outro rumo, com outras consequências, etc. Há várias situações que vale a pena acompanhar.

Social Proof – Prova Social

Este é um termo recente (embora hajam outros para descrever a mesma situação), mas que tem vindo, progressivamente, a ganhar expressão, fruto do crescimento maciço da utilização das redes sociais, mas que analisarmos com mais atenção, trata-se da reposição para o plano das redes sociais, de um conceito já há muito conhecido.

O fato é que, segundo muitos estudos, cada vez mais, a referência ou o aconselhamento numa rede social tem mais impacto nas vendas de um determinado produto ou serviço.

Tal como já falei aqui várias vezes, é extremamente importante criar uma boa reputação ou melhorar a sua reputação junto do seu target, pois esse factor será cada vez mais determinante na escolhas dos seus possíveis clientes.

Se virmos com atenção, este não é mais que o conceito do Word of Mouth (Passa-a-Palavra) transposto para a realidade das redes sociais.

Como fator ainda mais dinamizador deste fenómeno, as pessoas estão fartas da publicidade pura na forma e abordagem que tem sido usada no passado. Já ninguém acredita no “Compre este produto que ele é o melhor!”.

Agora é preciso bem mais que isso, entre outras coisas, são precisas provas. E é aqui que entra a prova social.

Social Ecommerce

Na linha do ponto anterior, outra tendência crescente, é o aumento dos negócios realizados nas próprias redes sociais, com especial destaque para o Facebook.

Já não se discute sequer se vale a pena ou não estar presente. O que se deve discutir é a forma como se está presente.

Com a capacidade de gerar uma notoriedade muito abrangente, uma presença comercial no Facebook, é um potenciador muito grande de negócio, quer dentro, quer fora da rede social.

Ressalva especial para o Savoir Faire (Saber Fazer), que é o mais importante de tudo.

Não impingir e acrescentar valor, é, para mim, sem dúvida um dos atalhos mais importantes e um dos que mais impacto tem na abordagem social.

Novo SEO

Mas o SEO não é novo… Porquê novo?

Bom porquê tem mudado tanto e com tanta frequência, que achei que justificava chamar-lhe de “Novo SEO”.

Como já disse inúmeras vezes, este é um método de captar mais tráfego para o seu site que necessita ser alimentado com frequência. Não só isso, mas agora também tem novas regras.

A usabilidade, a experiência do utilizador, a escolha das melhores keywords e uma forte e representativa presença nas redes sociais que gere referências de terceiros, são aspectos que caracterizam o Novo SEO, e que ganharão ainda mais expressão em 2012.

Outro aspeto a ter em atenção é a pesquisa sem clique. O que é isto?

Cada vez mais assiste-se à pratica de pesquisar no Google e depois não clicar em nenhum dos resultados. Isto porque o Google tomou a iniciativa de mostrar mais conteúdos do que aquele que seria de esperar para funcionar como um resumo dos resultados de cada pesquisa.

Como li em algum lado, isto, só irá acabar quando o Google for processado por “roubar” o conteúdo alheio. Não sei se será por aqui, mas que é certo que, por vezes não precisamos de visitar os sites para aceder ao conteúdo que procuramos, é verdade, e até que ponto isso será legítimo fazer? Não sei, mas merece alguma reflexão.

Quantidade ou Qualidade?

No que diz respeito à publicação de conteúdos, se por um lado o Google gosta de atualizações frequentes, também valoriza a qualidade dos conteúdos.

Onde podemos então encontrar o equilíbrio?

Creio ser cada vez mais difícil, fruto das constantes alterações que o Google faz ao seu algoritmo, conseguir determinar a dose ideal para conseguir potenciar os conteúdos e captar mais tráfego e visibilidade.

Seja como for, na minha opinião, não se deve nunca descurar a qualidade, pois enquanto a actualidade é importante, ela é mais fugaz do que a qualidade. O que tem qualidade hoje, tem qualidade daqui a 3 anos. Já o mesmo não se pode dizer da actualidade.

Compatibilidade de Plataformas

O inegável e inevitável crescimento das plataformas móveis, leva-nos a questionar da compatibilidade do design do nosso site com essas plataformas.
Até porque agora os utilizadores das plataformas móveis já não as usam apenas para fazer uma ou outra pesquisa, se é que alguma vez assim foi, mas para o mais variado tipo de utilizações, incluindo leitura e inserção de comentários em blogs e redes sociais, algo que se notou imenso em 2011.

Tal como já falei aqui no Web Marketing, ignorar a importância de ter um site mobile, é algo altamente prejudicial para quem o negligencia.

Embora eu próprio tenha tido este aspeto em conta até aqui para o blog, este ano vou ainda mais longe com a implementação de um novo e melhor design para o blog – Brevemente num browser perto de si :).

É Oficial: O Flash vai Morrer. RIP

Embora para muitos possa não ser uma novidade, agora mais que nunca não é o momento de apostar nesta tecnologia para a criação de conteúdos.

Além do Iphone que já não suportava Flash, tantos os tablets e smartphones Android como os RIM (Blackberry), vão deixar de suportar Flash, o que fará com que esta tecnologia deixe de fazer qualquer sentido.

Depois da Adobe estar tanto tempo a investir na adptação dos browsers para suportarem flash, deixou de valer a pena o esforço, e dedicam-se agora, a desenvolver uma tecnologia alternativa com base em HTML5.

A reter

Como disse atrás, é cada vez mais importante estar atento a estas evoluções e tendências para evitar cometer erros que lhe podem sair caro mais tarde.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • G3wil

    Muito conteúdo tem esse site, tem informações muito importante para nós que estudamos/ ou trabalhamos com a tecnologia.Amei esse site pode ter certeza de que entrarei nesse site todos os dias para buscar informações e estar sempre  atualizado.Show de bola parabéns para cada um de vocês que fazem parte dessa equipe maravilhosa!!!

  • @490263a082feb7c8d0bdf11df2fe660a:disqus 

    Obrigado pelo comentário!
    É sempre bom ter feedback do trabalho, e se for positivo, então ainda melhor :)