6 dicas para implementar o Link Building no seu blog ou site

Se já tem o seu site ou blog online, então este artigo é para si.
A internet é uma imensidão de sites, de tal forma, que é necessário implementar uma estratégia de marketing eficaz de forma a ter (mais) visitas, caso contrário, é como se o site ou blog não existisse.
Tal como uma loja física não funciona sem visitas, um site também não.
É por este motivo que é tão importante, crítico até, você apostar na divulgação do seu site ou blog.
Uma das estratégias mais eficazes é o Link Building.

O Link Building é uma estratégia que assenta na criação de links para o seu site (ou backlinks), noutros sites, blogs ou fóruns, e é também uma das mais eficazes tanto na obtenção de visitas, como em termos, de influência da popularidade do seu site junto dos motores de busca.link-building

Como em quase todas as formas de marketing, esta técnica pode ser implementada de forma gratuita, ou de forma paga.

Neste artigo, vou abordar algumas dicas para que possa implementar uma estratégia de link building de forma gratuita.

O método mais óbvio e mais natural, é através da geração de conteúdo.
Gerar conteúdo de qualidade e que assente nas palavras-chave que lhe interessam, irá progressivamente atrair visitantes para o seu site, e inspirar a criação espontânea de backlinks.
Posto isto, aqui ficam algumas dicas sobre como pode implementar uma estratégia de Link Building sem gastar dinheiro:


1 – BLOGGING


Se você tem um site, seja empresa ou particular, e pretende atrair mais vistas para o seu site, esta é uma excelente opção.
A criação de um blog, onde proporcione aos seus visitantes conteúdos relevantes, tem imensas vantagens, sendo que, entre elas, cria uma relação com as pessoas interessadas na sua área, de forma a que, quando chegar o momento de, adquirir esse produto ou serviço, muito possivelmente vão ter com alguém que “conhecem”, como aliás acontece off-line.

Tenha em atenção a sua audiência e suas características, bem como, a forma como escreve. Se for demasiado técnico ou demasiado formal, poderá não ser bem entendido e o resultado é contrário às suas intenções.
Aqui não é o local para se tratar alguém por “Caro Senhor…”, nem para utilizar linguagem e expressões que só você e os seus colegas entendem.


2 – SOCIAL MEDIA

Este é outro espaço que pode aproveitar para criar backlinks.
Recorrendo a plataformas de social media, como o Facebook, LinkedIn, MySpace, Twitter, etc, é uma forma menos directa, mas também eficaz de, através da criação do seu perfil de utilizador, inserir um link para o seu site ou blog.
Deve ter sempre em atenção que este é um espaço social, logo não ser ser exagerado na sua forma de actuar, nem tentar impor o seu link de qualquer maneira.
Como em qualquer espaço social, para se ser bem sucedido, deve-se seguir algumas regras de etiqueta ou saber estar.


3 – DIRECTÓRIOS E ORGANIZAÇÕES


Além dos directórios genéricos, existem muito possivelmente directórios dentro do seu nicho de mercado. Estes directórios apresentam uma excelente oportunidade para inserir o seu site num ambiente e contexto relacionado.
O mesmo acontece com Organizações. Se houver alguma organização sobre o seu mercado, possivelmente permitirá a inserção dos sites dos seus associados ou membros.


4 – PRESS RELEASES E AGREGADORES DE NOTÍCIAS


Como o próprio nome indica, este método assenta na publicação de Press Releases em site que o permitam (ex:online media), e agregadores de notícias.
Agregadores de notícias em português (já são alguns) e podem proporcionar uma excelente forma de obter visitantes interessados nos seus conteúdos.


5 – PARCERIAS

Estabelecer parcerias com outros sites do mesmo ramo ou ramo relacionado é outra forma de conseguir um backlink no site do seu parceiro.
Aconselho, como em todas as formas, algum tacto, pois, esta técnica deve ser usada em complemento de outras, nunca em exclusivo, sob pena de poder ser penalizado pelos motores de busca.


6 – CARIDADE

A caridade é uma forma que pode aproveitar, e além do benefício óbvio de ajudar quem mais precisa, pode também ter um benefício simbólico, através da criação de link para o seu site.
Esta, não será a melhor forma de obter visitas do seu target em particular, mas não deixa de ser uma boa (além de generosa e altruísta) forma de obter mais um backlink.

Já utilizou alguma destas técnicas com sucesso?
Partilhe connosco a sua experiência.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Obrigado Joao Paulo e bem-vindo ao WMPT!
    Atenção à utilização de scripts que criam muitos backlinks em pouco tempo. O Google pode reparar nisso e pode ser prejudicial para os rankings. É aconselhável que, pelo menos, pareça algo “natural”.

  • Olá, concordo com todas estas técnicas citadas por você, se aplicadas sistematicamente são muito valiosas e certamente trarão resultados a quem souber aplica-las com densidade, recentemente em meu site tenho configurado um script para troca de links que funciona de forma automática. Quem tiver o interesse de ganhar backlinks de meu site, com o target (SEO, Backlinks, PageRank, Sistemas de Busca e Otimização e divulgação de sites) Acesse o menu: Troca de links.
    Também estão disponíveis algumas ferramentas de divulgação para sites e blogs de uso gratuito. http://www.backlinkspeed.com.br

    Grande abraço, ótimo site!

  • Obrigado João!

  • Pingback: Backlinks: Como Conseguir Mais Links Para o Seu Site | Web Marketing PT()

  • maravilha de post, com certeza me ajudou mto

    obrigado amigo!

  • Anónimo

    Legal

  • Olá Joao.

    Em relação aos Backlinks, o fato de fazer vários comentários em diversos blogs deixando a URL, é claro, podem ser considerados “Links de qualidade”?
    Quanto mais melhor, ou a relevância é pequena?

    Excelente artigo!
    Abraços!

  • Oi Tomé,

    Obrigado!
    Podem ser links de qualidade, mas nem todos os links têm a mesma qualidade.
    Isto é, os links que fala podem ter mais ou menos qualidade, consoante os blogs, mas os vários tipos de links não têm todos a mesma importância.
    Aconselho ler este artigo aqui: http://www.webmarketingpt.com/web-marketing/os-melhores-tipos-de-links-para-o-seu-site-ou-blog/

    De qualquer forma, a qualidade é relativa, pois além de ser melhores ou piores em termos de SEO, tem também um fator muito importante; o de levar tráfego até ao nosso blog.
    Abraço,
    JR

  • Belo post. Ultilizo diversas regras e macetes para aumentar meus backline e principalmente o pagerack do meu site

  • Marciorpm222
  • Gutomoniz

    Não esqueçam que nas redes sociais você tem o conhecido “nofollow” que faz com que os buscadores não leiam os links para o seu site, logo não contará como backlink. A estratégia de Social Media só serve para gerar conteúdo e ser indexado nos sites dos usuários. 
    http://gutomoniz.com

  • @a2bbd639ebe1dbeba0c5008ae469503a:disqus 
    Obrigado pelo comentário!

    Sim, é um fato que os links nas redes sociais são nofollow, mas link building não se resume a criar links follow :)
    Link Building tem uma componente forte de SEO, mas também de captação de tráfego.