6 dicas para implementar o Link Building no seu blog ou site

Se já tem o seu site ou blog online, então este artigo é para si.
A internet é uma imensidão de sites, de tal forma, que é necessário implementar uma estratégia de marketing eficaz de forma a ter (mais) visitas, caso contrário, é como se o site ou blog não existisse.
Tal como uma loja física não funciona sem visitas, um site também não.
É por este motivo que é tão importante, crítico até, você apostar na divulgação do seu site ou blog.
Uma das estratégias mais eficazes é o Link Building.

O Link Building é uma estratégia que assenta na criação de links para o seu site (ou backlinks), noutros sites, blogs ou fóruns, e é também uma das mais eficazes tanto na obtenção de visitas, como em termos, de influência da popularidade do seu site junto dos motores de busca.link-building

Como em quase todas as formas de marketing, esta técnica pode ser implementada de forma gratuita, ou de forma paga.

Neste artigo, vou abordar algumas dicas para que possa implementar uma estratégia de link building de forma gratuita.

O método mais óbvio e mais natural, é através da geração de conteúdo.
Gerar conteúdo de qualidade e que assente nas palavras-chave que lhe interessam, irá progressivamente atrair visitantes para o seu site, e inspirar a criação espontânea de backlinks.
Posto isto, aqui ficam algumas dicas sobre como pode implementar uma estratégia de Link Building sem gastar dinheiro:


1 – BLOGGING


Se você tem um site, seja empresa ou particular, e pretende atrair mais vistas para o seu site, esta é uma excelente opção.
A criação de um blog, onde proporcione aos seus visitantes conteúdos relevantes, tem imensas vantagens, sendo que, entre elas, cria uma relação com as pessoas interessadas na sua área, de forma a que, quando chegar o momento de, adquirir esse produto ou serviço, muito possivelmente vão ter com alguém que “conhecem”, como aliás acontece off-line.

Tenha em atenção a sua audiência e suas características, bem como, a forma como escreve. Se for demasiado técnico ou demasiado formal, poderá não ser bem entendido e o resultado é contrário às suas intenções.
Aqui não é o local para se tratar alguém por “Caro Senhor…”, nem para utilizar linguagem e expressões que só você e os seus colegas entendem.


2 – SOCIAL MEDIA

Este é outro espaço que pode aproveitar para criar backlinks.
Recorrendo a plataformas de social media, como o Facebook, LinkedIn, MySpace, Twitter, etc, é uma forma menos directa, mas também eficaz de, através da criação do seu perfil de utilizador, inserir um link para o seu site ou blog.
Deve ter sempre em atenção que este é um espaço social, logo não ser ser exagerado na sua forma de actuar, nem tentar impor o seu link de qualquer maneira.
Como em qualquer espaço social, para se ser bem sucedido, deve-se seguir algumas regras de etiqueta ou saber estar.


3 – DIRECTÓRIOS E ORGANIZAÇÕES


Além dos directórios genéricos, existem muito possivelmente directórios dentro do seu nicho de mercado. Estes directórios apresentam uma excelente oportunidade para inserir o seu site num ambiente e contexto relacionado.
O mesmo acontece com Organizações. Se houver alguma organização sobre o seu mercado, possivelmente permitirá a inserção dos sites dos seus associados ou membros.


4 – PRESS RELEASES E AGREGADORES DE NOTÍCIAS


Como o próprio nome indica, este método assenta na publicação de Press Releases em site que o permitam (ex:online media), e agregadores de notícias.
Agregadores de notícias em português (já são alguns) e podem proporcionar uma excelente forma de obter visitantes interessados nos seus conteúdos.


5 – PARCERIAS

Estabelecer parcerias com outros sites do mesmo ramo ou ramo relacionado é outra forma de conseguir um backlink no site do seu parceiro.
Aconselho, como em todas as formas, algum tacto, pois, esta técnica deve ser usada em complemento de outras, nunca em exclusivo, sob pena de poder ser penalizado pelos motores de busca.


6 – CARIDADE

A caridade é uma forma que pode aproveitar, e além do benefício óbvio de ajudar quem mais precisa, pode também ter um benefício simbólico, através da criação de link para o seu site.
Esta, não será a melhor forma de obter visitas do seu target em particular, mas não deixa de ser uma boa (além de generosa e altruísta) forma de obter mais um backlink.

Já utilizou alguma destas técnicas com sucesso?
Partilhe connosco a sua experiência.

Comments (57)
  1. Joao Rodrigues 11 June, 2010
  2. João_BacklinkSpeed 26 June, 2010
  3. Joao Rodrigues 26 June, 2010
  4. sex shop 28 September, 2010
  5. Anonymous 19 December, 2010
  6. Tomé Ferreira 10 January, 2011
  7. Joao Rodrigues 10 January, 2011
  8. Linkkei.com 8 May, 2011
  9. Marciorpm222 14 July, 2011
  10. Gutomoniz 13 January, 2012
  11. Joao Rodrigues 13 January, 2012