Devo Criar um Site ou um Blog

Antes de se lançar no projecto de criação do seu site ou blog, é preciso analisar cuidadosamente a sua finalidade principal e estipular prioridades e objectivos. Se ainda não leu, veja este artigo sobre o Marketing Funnel, onde falo da importância da implementação de estratégias para melhorar o alcance dos seus objectivos.

Penso que ainda existem algumas pessoas que fazem alguma confusão sobre o tipo de plataforma (site ou blog) a usar para cada finalidade/projecto.

Para esclarecer essas dúvidas e melhorar o entendimento sobre o tipo de plataformas a usar, devemos considera alguns aspectos que contribuem para o sucesso dos mesmos.cms

– Finalidade do Projecto

O primeiro de todos deve ser a finalidade do projecto.
Obviamente se pretende uma loja virtual, deve concentrar as suas energias em encontrar uma plataforma que permita realizar as operações que você deseja com facilidade e fiabilidade.
Existem várias opções na internet e embora não vá abordar cada uma delas, algumas das mais conhecidas são: CubeCart, Joomla + Virtuemart, Magento, OSCommerce e Zen Cart.
Se pretender criar um blog, as duas plataformas mais conhecidas e utilizadas são o WordPress e o Blogger, muito embora este último apresente algumas limitações em termos de gestão do blog, pois é uma solução em que o blog está alojado no servidor do Blogger e não em servidor próprio, o que permite maior agilidade e capacidade de gestão do blog.
Em termos de plataformas para sites dinâmicos (sites que permitem a realização de actualizações através de um back-office ou acesso de administração), existem muitas soluções também, entre elas o Joomla, o PHP-Nuke, o Drupal, o PostNuke, o Typo3, o e107, entre outros.
Para sites estáticos (sites que não requerem actualizações frequentes), a melhor forma na minha opinião é comprar um template já existente, excepto se se tratar de um site institucional que requeira maior cuidado com a imagem.
Não quero deixar de referir que, o WordPress é uma excelente ferramenta também para a construção de sites.
Penso que esta finalidade não é tão conhecida como a sua principal (blog), mas não só o faz como o faz de forma muito fácil. Falarei sobre este aspecto num artigo futuro.

– Fiabilidade do Software
Seja qual for a plataforma que escolher para o seu projecto, antes de fazer a escolha final, deve tentar averiguar da sua segurança e fiabilidade. Este aspecto é muito importante para evitar ter problemas mais tarde, e minimizar o risco de perder o trabalho que demorou tanto tempo a construir.
Realize algumas pesquisas no google e tente ver se existem más informações ou informação sobre a segurança desse software.

– Potencial de Crescimento
Equacionar o potencial de crescimento do site ou blog é muito importante, pois se não o fizer, ou se o fizer de forma incorrecta, sujeita-se a perder subscritores, visitantes, reputação junto do google, vendas, enfim, a perda é imensa.
Isto acontece pois mais tarde quando tiver de mudar de plataforma, está a sujeitar-se a perder o que lhe deu tanto trabalho para construir, logo mais vale prevenir que remediar.

– Versatilidade do Software
O que é que pretende que a sua plataforma faça por si e disponibilize aos seus visitantes.
Saber exactamente o que se quer e como se quer, é importante para auxiliar na escolha da plataforma que melhor pode ir de encontro aos seus interesses.
Analise primeiro se o software que escolher lhe permite fazer o que pretende. De preferência da forma mais fácil ou automatizada possível. Não se trata de ser preguiçoso, trata-se de ser inteligente na escolha, afim de perder o mínimo tempo possível com essas tarefas.

– Actualizações Frequentes
A frequência com que esse software é actualizado e a forma como o é, podem significar que determinado software é mais ou meno indicado para o seu caso.
É importante saber que existem softwares que quando há lugar a actualizações, tudo ou quase tudo que você customizou ao seu gosto, perde-se nesse processo. Esta é uma grande desvantagem que causa uma maior perda de tempo, se as actualizações forem muito frequentes, e se se deverem a motivos de segurança. Pois se forem motivos de menor importância, não é tão importante que faça as actualizações quando elas surgem, podendo assim acumular algumas e actualizar de uma vez só.

– Recursos e Apoio
Haver ajuda e ajuda prestável é extremamente importante.
Saber que existe uma equipa de suporte ou uma comunidade activa à volta do software em questão pode ser decisivo, pois este factor pode ajudá-lo a executar tarefas importantes no seu site ou blog com maior facilidade.
Infelizmente, ainda existem alguns softwares cujas comunidades não funcionam.
Eu, por exemplo, já cheguei a estar semanas, até mais de 1 mês a guardar resposta a algumas questões. Não quanto a si, mas para mim isto é impraticável, e atrasa qualquer projecto. Portanto, analise bem estes aspectos, se os fórums são activos, se a equipa de suporte é rápida e eficiente a responder, pois pode ajudá-lo imenso no seu projecto.

Espero que tenha achado estas dicas úteis, e que acima de tudo tenham contribuído para estabelecer um ponto de partida para o seu próximo projecto.

  • Pingback: Links Analisados #2! - 20/09/2009 | Análise Blogueira()

  • Pingback: 62 Softwares Para Criar Lojas Virtuais | Web Marketing PT()

  • Eu sei qual é a diferença entre um blog e um site mas a linha que os divide é muito fina por vezes.
    Por exemplo um site de uma empresa que regularmente é actualizado com novidades da mesma acaba por ser um blog. Já um blog tem várias páginas fixas ao estilo de um blog.
    Antes de pensarmos se vamos criar um site ou um blog temos de pensar no que queremos fazer. Se depois sai um blog ou um site é indiferente.

  • Aliás, como já falámos aqui no blog, alguns CMS’s são tão versáteis que chegam a servir para quase tudo.
    Mas não queria deixar de dar algumas dicas, especialmente dirigidas para as pessoas que têm menos noções sobre estes aspectos.
    Penso que sempre dá uma ajuda a “balizar” as coisas.
    Abraço,
    JR

  • João ao ler de novo o que escrevi notei que a coisa não ficou bem como eu queria.
    Ao ler parece que estou a criticar um pouco o que disses-te mas não é isso pelo contrário. Estou a apenas a dar mais alguns pontos de vista.

  • Eu percebi :)

  • Olá João,

    Criar um site ou um blog depende da finalidade.Eu se pretendesse ter uma loja, talvez me inclinasse para um site, embora já tenha visto lojas em blogs.

    Se a hipótese fosse outra iria para a solução do blog. E até poderia juntá-los para que um ajudasse a puxar pelo outro.

    Um abraço.

  • Bruno

    Isto parece-me muito básico e até desnecessário, é tão simples, basta saber o nicho de mercado que vê-se logo se devia ser um site ou um blogue isso sai naturalmente.

  • @ José,
    A ideia é um pouco essa, além de que juntar um blog a uma loja é uma excelente técnica que eu, pessoalmente, aconselho. E de preferência no mesmo domínio.

    @ Bruno,
    O que pode ser básico para uns, pode não ser para outros.
    Temos sempre que ter isso em mente.

    Abraço,
    JR

  • Acho que a melhor plataforma para quase tudo é o WordPress, eu, como você disse, faço sites e blogs com ele. Mas existe uma infinidade de outras opções. Não troco por nada e recomendo.
    Um abraço!

  • Sandra um pessoalmente também uso o wordpress em tudo o que faço.
    Só quando um cliente me pede outra coisa é que mudo.
    Por exemplo tive de fazer um novo site e era para fazer em wordpress mas como o cliente anteriormente usava joomla e estava habituado ao joomla tive de optar por essa solução.

    O cliente manda :)

  • Bruno

    “O que pode ser básico para uns, pode não ser para outros.
    Temos sempre que ter isso em mente. ”

    Pois tem razão João…

    Sandra na minha opinião a melhor plataforma para a criação de blogues ou site é o wordpress.

  • Nossa já mexi com o Joomla, tenho até um site no ar que fiz com ele, mas é bem chatinho, eu não gostei, vou trocar esse site assim que tiver tempo para wordpress. Com certeza o wordpress é muito melhor e mais simples de utilizar!

  • Olá.

    Criei um post no meu blog e ele aparece 2 vezes na homepage.que loucura isso.

    Tem problema de ser considerado conteúdo duplicado?qual seria o conselho?Deixo como está ou removo e publico de novo?

    O links é http://rendacompleta.com/balcao-do-especialista/fabio-umpierre-entrevista-rui-ludovino/.

    Obrigado.

  • Olá Fábio, 

    Isso pode ser por vários motivos, mas desde que o artigo só esteja publicado uma vez, não vejo qualquer problema em o resumo estar 2 vezes na homepage.