Como Criar um Site Grátis em HTML com o Wix

Utilizando o novo editor HTML Wix, é possível criar um site HTML grátis sem mexer em código ou programação, apenas “point and click”. Este é um guia passo-a-passo que lhe mostra como pode criar um site grátis em HTML com o editor HTML Wix.

Este artigo é uma review patrocinada ou resenha paga.

Naturalmente que, antes de criar o seu site, já deve ter definido que páginas pretende ter no seu site, bem como o conteúdo de cada uma.

Posto isto, o primeiro passo é ir ao site da Wix, e criar a sua conta de cliente. Tendo a sua conta criada, poderá começar então a criar o seu site.

criar site gratis

1. Escolher o Template

Pode começar por escolher um dos muitos templates disponíveis como base de criação do seu site, ou então começar mesmo com uma página em branco.

Se optar pela criação a partir de um template em branco, terá de adicionar elementos à página, além da escolha da fonte, esquema de cores, já que as páginas ainda não têm conteúdo, ao contrário da utilização de um template já existente.

2. Ajustar o Visual

Através do novo editor HTML da Wix, á muito fácil desempenhar todas as tarefas que são neessárias para completar a criação do seu site.

Primeiro poderá começar por fazer pequenos ajustes ao design, caso sejam necessários, de forma a que fique ao seu gosto. Aqui pode alterar os vários elementos visuais do site. Nomeadamente, a cor de fundo (background), as restantes cores do site e as fontes utilizadas.

Estas alterações são realizadas através da opção Design que faz parte do Editor, e em apenas 3 cliques.

No caso de querer alterar o seu background:

  1. Na barra de ferramentas à esquerda, clicar no ícone de Design
  2. Em Design, clicar em Background
  3. Da janela de Background, escolher um background, e voilá.

3. Criar as Páginas

Uma vez que já tem o visual do seu site definido, deverá agora, começar a criar as várias páginas do site, de forma a que posteriormente, possa adicionar os seus conteúdos.

Para criar as páginas do site, deve usar a opção “Pages” e “Add Page” (adicionar página). Seguidamente deve definir o layout da sua página e dar-lhe o nome que pretende.

Ao completar estes passos, a nova página será adicionada ao seu site.

Poderá, posteriormente, alterar o nome da sua página ou a ordem em que as páginas são exibidas no seu site, por forma a que fique exatamente como você pretende.

4. Adicionar Conteúdos

Agora que já criou e organizou as suas páginas, está na altura de começar a adicionar os seus conteúdos às páginas.

Com o editor HTML Wix, é muito fácil adicionar qualquer tipo de conteúdo, seja ele texto, imagem ou vídeo.

No caso do texto, dispõe de um menu muito semelhante ao menu do Microsoft Word, que lhe dá todas as principais funcionalidades quando se lida com texto, forma, côr, alinhamento, etc.

No que diz respeito à inserção de imagens, o Editor permite ainda um bom nível de personalização/tratamento da imagem, de forma a que melhor se enquadre com o seu site.

Outro aspeto muito útil, é a opção de criação de Galerias de Imagens.

Esta opção permite ainda, escokher o tipo de Galeria que pretende criar; Grid, Slideshow ou Slide.

Se precisar, pode ainda colocar um link nas imagens para alguma página específica do seu site, ou até um link externo.

5. Integrar com Redes Sociais

Aqui, as opções também são muitas. Pode adicionar todos os botões das principais redes sociais (Facebook, Twitter e G+). Para que possa ter uma ideia mais concreta, as opções são:

  • “Gosto” ou “Curtir” do Facebook
  • Comentários do Facebook
  • Seguir do Twitter
  • Tweet do Twitter
  • Feed do Twitter
  • Google +1
  • Barra de Redes Sociais – Social Bar

Tal como nos pontos anteriores, aqui também, o editor HTML da Wix facilita o trabalho do utilizador, requerendo apenas alguns cliques para definir as opções de integração. Mas aqui, a Wix foi ainda mais longe e disponibiliza uma vasto leque de opções de personalização, alteração e adição de botões, permitindo assim ao utilizador, facilmente adicionar um botão do Orkut ou de outra rede social da sua preferência.

6. Criar Uma Versão Mobile

Como já tenho referido, é absolutamente crucial que tenha a preocupação de ter um site mobile, não fosse o volume de utilizadores de internet nos dispositivos móveis estar em claro crescimento.

O Wix Mobile, permite-lhe criar facilmente o seu site em formato mobile. Aqui também através de uma série de templates especialmente criados para esta função, contemplando não só o aspeto do design específico para smart phones e dispositivos móveis, como também a sua otimização para uma performance adequada a estas plataformas.

“Sites normais não são bem visualizados e convertidos para dispositivos móveis, já que funcionam de maneira diferente além de atenderem a outros propósitos. Wix Mobile lhe permite criar sites para celular a partir de nossos templates para mobile. Seu site mobile herdará o domínio e demais configurações do seu site Wix regular.”

7. Ajustes Finais

Depois de adicionar todos os seus conteúdos às páginas do site, e configurar a integração com as Redes Sociais, criar o seu site mobile, tem ainda a possibilidade de configurar mais algumas opções importantes.

Nomeadamente, o favicon do seu site (ícone que aparece na barra do browser antes do endereço do site). Não sendo algo absolutamente crucial, é, quanto a mim, um aspeto que revela maior profissionalismo na criação de um site.

O editor HTML, permite ainda a integração com o Google Maps, o que é muito útil para ilustrar a localização do seu escritório, empresa ou outro local que precise de destacar.

8. SEO – Otimização do Site

Outros aspetos dignos de menção são a integração com o Google Analytics, o que é sempre muito útil, e a vertente de SEO, que me parece ser uma supresa agradável que a Wix dê tanto destaque a este aspeto. É um claro sinal que reconhece a sua importância na criação e manutenção de um site.

Para o efeito são considerados os principais itens que compõem o SEO on-page, e que podem ser editados conforme as suas necessidades, como são as Meta Tags, Heading Tags, Otimização de imagens, Links, entre outros.

9. Publicação do Site

Feitos todos os ajustes necessários, deverá ter, nest altura, o seu site pronto para ser publicado.

Antes de o fazer, no entanto, pode (e deve) pré-visualizar o seu site para ver como ele fica no browser.

Para tal, existe uma opção “Preview” que serve exatamaente para esse propósito. Quando ativada esta opção “Preview Mode”, você poderá navegar pelo seu site, como se ele já estivesse online, o que é sempre aconselhável para poder fazer uma última verificação, antes de proceder à publicação do site propriamente dita.

Quando estiver pronto para publicar o seu site, é só clicar em “Publish” e o seu site ficará online no seu url gratuito do Wix.

Se desejar publicar o seu site num próprio domínio, poderá fazer um upgrade do seu plano para uma conta Premium e registrar o seu domínio. Este upgrade também lhe permitirá eliminar os anúncios Wix que surgem no rodapé do seu site.

Para saber mais, veja aqui: como criar um site grátis em HTML.

Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pedro Couto

     João, ia experimentar mas mal me inscrevi…

    HTTP Status 404 –

    type Status report
    message
    description The requested resource () is not available.

    Apache Tomcat/6.0.28

    Não deixei de dar uma gargalhada! 😀 No entanto vou tentar mais tarde.

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Pois… realmente foi azar.
    Eu testo sempre os urls, e estavam a funcionar bem ontem, mas neste momento está a dar esse erro.
    Já reportei, mas o efeito de não estar a funcionar no momento de publicação do artigo, é irreparável.  

    Obrigado pelo alerta Pedro!
    De qualquer forma, conto que esteja resolvido muito em breve. 

  • Ana

    Pode-se criar algum site que seja .com ou .org etc…
    sem se pagar?!
    E o WordPress, não dá para utilizar se for através do blogspot pois não? (espero que não seja confusa esta pergunta)
    Obrigada.

  • @01eb083c36ab5cb534a38edbd339632b:disqus 

    Olá Ana, 

    Não é confusa, apenas muitas perguntas em poucas palavras :)

    Então temos:

    1 – Sim pode criar um site em domínio próprio
    1.1 – Não. Essa funcionalidade só está disponível na versão paga

    2.  Não. No blogspot (ou blogger) só é possível utilizar o blogger, que é a plataforma de blogging própria do Google.
    Mas pode usar o wordpress num plataforma semelhante ao blogger, que não precisa registar domínio, só que é através do wordpress.com.

    Espero ter ajudado :)