7 Aspetos Que Qualquer Site Deve Considerar

Quando se pensar em construir um website, deverá ter em consideração alguns factores que não passam apenas pela estética e funcionalidade. Um website deve ser também pensado para se posicionar nos motores de busca, como o google e outros.

Toda a estrutura da informação e navegação deverá pois ser pensada em função dos objectivos a que o website se propõe.

sites

Hoje em dia, construir um website é bastante fácil, a dificuldade poderá estar em, posteriormente, geri-lo, dinamiza-lo e retirar dele tudo o que queremos.

Em seguida apresento algumas dicas que deverá ter em consideração na concepção do seu website:

Escolha do Template

São tantas as variedades de templates que pode encontrar na internet, que dificilmente não encontrará um ajustado ao que pretende. Não hesite a recorrer a um profissional para personalizar um template ou para criar um design personalizado.

User friendly

É fundamental que o website criado seja fácil de navegar, onde o visitante encontre rapidamente o que procura.

Realize uma espécie de arquitectura de informação, estruturando conteúdos, de forma a simplificar a navegação e pesquisa. Lembre-se que a usabilidade está relacionada com a facilidade que o visitante tem ao navegar no site.

Dinâmica

Idealmente, um website deverá ser um canal de relacionamento com os clientes. Cada nicho de mercado ou segmento de negócio detém características que poderão definir o tipo de conteúdo que os visitantes procuram. Dinamize o seu website em função do contexto em que os seus produtos ou serviços se enquadram.

Optimizar para os motores de busca

Ponto fundamental. De nada nos serve ter um website bem construído, esteticamente perfeito e cheio de funcionalidades, se depois ele não surge nos motores de busca.

As estatísticas são claras, ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, 60% das pessoas clicam nos 3 primeiros resultados e 80% delas não avançam para a segunda página de resultados.

A importância do conteúdo

Noutros tempos, a criação de um website já era, por si só, suficiente para marcar presença na internet. Hoje, com a massiva utilização das redes sociais, dos blogs e as diferentes formas de aceder à internet, ganhou-se um enorme poder de comunicação. A facilidade com que se publicam conteúdos possibilita rapidamente importantes conquistas de espaço na internet.

Imagens e Animação

Todo o género de imagens, vídeos ou outras ilustrações podem causar um impacto positivo no visitante e proporcionar importantes inputs relacionados com a memorização e relevância. Não hesite em introduzir este tipo de dinâmica.

Conhecer os visitantes

É fundamental ter conhecimento sobre o número de visitas, locais de acesso, que páginas motivam mais interesse, tempo médio de permanência, origem das visitas, etc, etc.. . Só assim é possível planear estratégias e prever resultados.
Conheça a fundo os seus visitantes. Quanto mais os conhecer mais assertivo será em todas as suas estratégias e decisões.

Muitas mais dicas podiam ser acrescentadas a esta lista. Importa estar actualizado com todas as novidades de mercado e utilizar todas as novas ideias e ferramentas que se enquadram nas características e objectivos da sua empresa ou projecto.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!