Caso de Estudo no YouTube: Nike

Embora muitas pessoas não associem o YouTube como uma rede social, este grande projeto consiste numa rede social de partilha de vídeos sendo possível comentar e interagir com os demais utilizadores.

O YouTube dispensa apresentações, é destacado como um dos maiores meios de comunicação na Internet, quando se pensa em vídeos na Internet é inevitável a associação com o YouTube, disponível em 54 línguas diferentes é um site verdadeiramente Global, segundo o Alexa Ranking é o 3º site mais visitado do Mundo logo após o Google e o Facebook.

O artigo de hoje foi escrito pelo Bruno Quintas, freelancer na área de SEO com quem já trabalhei, compra de forma activa publicidade em blogs portanto se estiver interessado em vender, por exemplo, um artigo no seu blog pode contacta-lo.

Estatísticas Interessantes
(Fonte: YouTube)

  • 60 horas de vídeo a cada minuto, ou uma hora de vídeo por segundo, são carregadas para o YouTube.
  • Mais de 4 mil milhões de vídeos são visualizados por dia.
  • Mais de 800 milhões de utilizadores individuais visitam o YouTube mensalmente.
  • Mais de 3 mil milhões de horas de vídeo são visualizadas mensalmente no YouTube.
  • O YouTube para telemóvel recebe mais de 600 milhões de visualizações por dia e o tráfego de aparelhos móveis triplicou em 2011.
  • Os videos do YouTube estao incorporado em mais de dez milhões de Web sites.
  • 500 anos de vídeo do YouTube são visualizados todos os dias no Facebook e mais de 700 vídeos do YouTube são partilhados no Twitter a cada minuto.
  • 100 milhões de pessoas fazem ações sociais no YouTube (gostos, partilhas, comentários) todas as semanas.
  • Em 2011, o Youtube registou quase 140 vizualizacoes por cada habitante no Mundo.

Caso de Estudo: Presença da Nike no YouTube 

timeisnow

A Nike lançou uma campanha de publicidade intitulada “My Time is Now” para estrear no intervalo do jogo Bayern de Munique x Chelsea, consciente da capacidade e do efeito viral das redes sociais principalmente do YouTube, a Nike colocou online o vídeo da campanha no dia do jogo, portanto algumas horas antes da grande final.

Com esta campanha publicitaria é facil presumir que a Nike gastou muito dinheiro para garantir que a sua publicidade com cerca de 3 minutos seja transmitida durante uma final de um evento de futebol muito importante.

O objetivo deste pequeno caso de estudo é demonstrar a capacidade e efeito viral na Internet, vejamos, colocar esta campanha publicitária no YouTube ou nas redes sociais não tem qualquer custo direto para a Nike pois não é cobrado qualquer valor à Nike por colocar o video no seu canal do YouTube.

Efeito viral imediato

O vídeo da campanha publicitária foi colocado algumas horas antes do grande evento, na imagem seguinte (gravada uma hora antes do jogo) é possível constatar que mais de 4 milhões de pessoas visualizaram esta campanha publicitária sem qualquer custo direto acrescido para a Nike, em poucas horas este vídeo conseguiu mais de 4 milhões de visualizações, algo notável mesmo para uma marca como a Nike.

nikefootball

Imagem capturada dia 18 de maio

Estado atual da campanha

Quase 1 mês depois da campanha ter começado é possível analisar alguns dados para perceber o alcance da campanha, 25 dias depois a campanha alcançou mais de 17 milhões de visualizações, um número interessante para qualquer marca.

nikefootball

Imagem capturada dia 12 de junho

Analisando algumas estatísticas do próprio YouTube é possível concluir que este vídeo foi visualizado maioritariamente por pessoas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 13 e 34 anos, provavelmente o público-alvo que a Nike pretende atingir. Em termos de alcance pode-se observar que a campanha teve mais impacto na Europa, América e parte da Ásia, na Oceânia o impacto também foi razoável, o único continente em que esta campanha obteve pouca popularidade foi na África, algo previsível dado que na África a percentagem de população com acesso à Internet é inferior quando comparada com a Europa ou América.


globo

Como a Nike consegue obter este sucesso?

É interessante para qualquer agência de publicidade ou marketeer conseguir conceber uma campanha publicitária que seja divulgada gratuitamente pelo seu público-alvo, é o conceito de “Publicidade boca a boca” adaptado à Internet.

A Nike conseguiu 4 milhões de visualizações em poucas horas, passados 25 dias a campanha atingiu mais de 17 milhões de visualizações, um número muito interessante para qualquer vídeo tornando-se muito mais interessante quando se trata de um vídeo com o objetivo de divulgar produtos.

Campanha com valor

A parte mais importante para tornar uma campanha viral é que seja apresentado algo relevante, os marketeers devem perguntar-se “O que vai levar as pessoas a divulgar esta campanha?”

Esta resposta pode ser muito imprevisível, no caso da Nike o principal trunfo foi juntar muitas estrelas de futebol na mesma campanha, algo nunca visto anteriormente.

No vídeo aparecem os seguintes jogadores:

  • 0:10 – Van der Wiel
  • 0:13 – Sneijder
  • 0:22 – Lloris e Netinho
  • 0:33 – Strootman
  • 0:40 – Van Der Vaart
  • 0:44 – Mamadou Sakho
  • 0:51 – M’vila
  • 1:05 – Ronaldo
  • 1:08 – Ribery
  • 1:10 – C.Ronaldo
  • 1:14 – Gotze e Ozil
  • 1:15 – Chicharito
  • 1:21 – LeBron James
  • 1:24 – Iniesta e Pique
  • 1:26 – Isaac Cuenca
  • 1:33 – Laurent Blanc
  • 1:34 – Neymar
  • 1:37 – Pato
  • 1:52 – Wilshere
  • 1:53 – Talene
  • 1:56 – Arda Turan
  • 1:58 – Pastore
  • 1:59 – Lewandowski

Divulgação da Campanha

Para conseguir resultados de milhões de visualizações é necessário uma boa divulgação, a Nike é uma marca com muito seguidores, logo quando a Nike publicou este vídeo vários fatores de divulgação contribuíram para o seu sucesso.

Canal consolidado no YouTube

stats

O vídeo da campanha foi colocado no canal da Nike Football que já existe desde 2006, com mais de 200 000 subscritores que recebem as atualizações do canal, contribui quase de forma instantânea para a divulgação dos vídeos, é notável observar que todos os vídeos disponíveis no canal ultrapassaram 130 milhões de visualizações.


Publicações nas Redes Sociais

A Nike divulgou os vídeos nas suas redes sociais, como foi o caso da página do facebook da Nike Football Portugal, uma página consolidada com 900 000 fãs. Esta divulgação permitiu tornar a campanha viral.

nikefootballpt

tweet

Atualmente, quando se fala de redes sociais em Portugal, destaca-se principalmente o Facebook, no entanto existem outras redes sociais com um grande alcance a nível nacional e mundial como é o caso do Twitter, a Nike também apostou na divulgação da sua campanhanesta rede social que tem mais de 600.000 seguidores.

tweets

Marcar a campanha pela diferença

A campanha “My time is now” é mais do que um simples vídeo publicitário, a campanha é verdadeiramente interativa, quando uma pessoa está a visualizar o vídeo diretamente no canal da Nike é possível descobrir “conteúdos escondidos”, por exemplo, se passar o “rato” do computador num jogador é possível descobrir informações interessantes sobre o mesmo como quando foi a primeira vez que foi observado por um olheiro ou então o que aconteceu no seu primeiro jogo, este tipo de curiosidades interessa a todos os adeptos de futebol que gostam de saber mais sobre os seus jogadores favoritos.

Existem casos mais específicos como o Cristiano Ronaldo, a Nike convida o utilizador a conhecer o seu treino físico, em determinadas alturas do vídeo existem outros conteúdos interativos que complementam o vídeo como informações relacionadas com iniciativas da Nike destacando que o seu material é concebido com produtos reciclados como garrafas de água, tudo por um mundo melhor.

Numa determinada altura do vídeo também é possível conhecer informações sobre as chuteiras da Nike, caso o internauta pretender descobrir mais informações sobre as chuteiras é redirecionado para o site da Nike, existem mais formas interessantes que a Nike utilizou para promover os seus produtos, as chuteiras “Mercurial” são comparadas com o jogo Sonic devido à sua caraterística de velocidade.

Em conclusão, a Nike conseguiu gerar um “Buzz” através da sua campanha divulgando sempre indiretamente os seus produtos como é o caso das chuteiras que aparecem em slow motion no vídeo para ganhar destaque.