Como Gerir Todas as Passwords Em Segurança

Gerir todas as passwords e logins de forma automática e segura é algo que, pessoalmente não dispenso, pois no meu caso são centenas de logins e eu era incapaz de os gerir sem a ajuda de um software próprio para o efeito.

Felizmente, há software para tudo, ou quase tudo 🙂 e o que tenho usado já há mais de 1 ano tem sido uma verdadeira bênção para poupar tempo e evitar a perda de passwords, que era algo que me irritava solenemente.

O software que eu uso para gerir todas as minhas passwords e logins é o RoboForm.

Sinceramente já não me lembro como cheguei até ele, mas primeiro testei a versão gratuita, e fiquei mais que satisfeito com o seu desempenho, pois foi algo que me veio facilitar muito a vida.

Uma excelente opção para começar é esta mesmo, a opção gratuita, que lhe permite testar o software antes de o comprar.

De qualquer forma, como funciona o RoboForm?

Muito simples, basta fazer o download do software e instalá-lo no seu PC ou MAC – de refeir que o RoboForm funciona com o Internet Explorer, Firefox Netscape SeaMonkey e Flock. Eu já usei com o IE, mas agora só uso com o Firefox – e depois, irá ser adicionada uma barra no topo do seu browser, que será a barra do RoboForm.

Esta barra irá permitir-lhe guardar e utilizar as suas passwords e logins apenas com um clique, e com o benefício que apenas precisa memorizar a password do próprio RoboForm, ou seja, aquela que escolhe quando criou a sua conta.

Desta forma, só precisa de ir a um site e inserir a sua informação de login, e escolher na barra do RoboForm que pretende guardar esta informação. A Partir desse momento, todas as vezes que for a esse site para efetuar o login, basta clicar no botão que aparecerá na barra do RoboForm com o nome da informação de login que você escolheu.

Exemplo:

Se eu for ao site do Gmail e fizer login, guardo logo essa informação de login no RoboForm e dou-lhe o nome de “Conta do Gmail“. A partir daí, cada vez que eu for ao site do Gmail, aparecerá logo na barra do RoboForm um botão com o nome que eu escolhi (Conta do Gmail) que ao ser clicado, coloca logo a minha informação de login no formulário sem que eu tenha que saber qual o username ou password, pois o RoboForm fez isso por mim.

Aqui ficam algumas das principais caraterísticas do RoboForm, retiradas diretamente do seu site:

  • Memoriza suas senhas e Entra Automaticamente nos seus sites favoritos.
  • Preenche longos formulários de registro e checagem em um único clique .
  • Criptografa suas senhas para criar segurança completa .
  • Gera senhas aleatórias que hackers não podem adivinhar.
  • Previne Phishing preenchendo senhas apenas em web sites válidos.
  • Derrota Registradores de Digitação porque não utiliza o teclado para digitar senhas.
  • Salva suas senhas, as copia seguramente entre computadores.
  • Sincroniza senhas entre computadores usando GoodSync.
  • Realiza Buscas por palavras-chave em suas senhas, notas e na Internet.
  • Portátil: RoboForm2Go é executado via USB Pen drives, não necessita ser instalado.
  • Amigável com PDAs: sincroniza suas senhas com Pocket PC e Palm.
  • Neutro: trabalha com Internet Explorer, AOL/MSN, Firefox.

O que é que posso dizer mais, eu adoro o RoboForm e recomendo a todos os que tenham muitas passwords para gerir, pois facilita e MUITO a vida de uma pessoa.

Para terem uma idea, deixei de ter de memorizar 300 passwords, o que é humanamente impossível, principalmente passwords de segurança alta como “#uii”bk6j2j&$k4hs”, pois os RoboForm faz isso por mim. E, já agora, o excel não é solução 🙂

O RoboForm não é gratuito, não, mas tem uma versão gratuita, e, $29.95 pela paz de espírito que me proporciona é uma verdadeira pechincha!

Um verdadeiro Time-Saver! Eu já vou em 2 licenças e não passo sem ele. Até porque a segunda licença é muito mais barata e vale bem o investimento.

De qualquer forma, não acredite em mim, faça o teste com a versão gratuita, que armazena e gere até 10 passwords e veja por sí próprio, se é um software que vale ou não a pena.

Pode fazer aqui o download da versão gratuita,

ou, se preferir, visite o site do RoboForm, e fique a saber mais.

Comments (12)
  1. Luís Miguel 10 Fevereiro, 2011
  2. Joao Rodrigues 10 Fevereiro, 2011
  3. Pedro Pereira 10 Fevereiro, 2011
  4. Joao Rodrigues 10 Fevereiro, 2011
  5. Luís Miguel 11 Fevereiro, 2011
  6. Joao Rodrigues 11 Fevereiro, 2011
  7. Luís Miguel 12 Fevereiro, 2011
  8. Joao Rodrigues 12 Fevereiro, 2011
  9. Alfredo Beelza 19 Fevereiro, 2011
  10. Joao Rodrigues 21 Fevereiro, 2011
  11. Tomé Ferreira 28 Fevereiro, 2011
  12. Joao Rodrigues 1 Março, 2011