Captura de Tela ou Ecrã – 20 Ferramentas Grátis

A captura de tela ou captura de ecrã, é, sem dúvida, uma das melhores formas de patilhar algo que estamos a visualizar na tela do nosso computador com outras pessoas.

Seja para efeitos de partilha de informação, para dar instruções sobre algo, para fazer tutoriais ou por pura diversão, a captura de tela ou de ecrã é uma forma acessível a qualquer pessoa, e que facilmente permite a troca de informação com auxílio à imagem, que por vezes facilita imenso o trabalho, em vez de ter de escrever um longo texto a descrever o que se vê.

Este é claramente, um daqueles casos, em que uma imagem pode valer mil palavras!

Desta forma, resolvi fazer uma compilaçao de programas que pode utilizar para fazer a captura de tela ou captura de ecrã para a partilhar consigo, pois estou certo, que em algum momento, lhe dará muito jeito utilizar um destes programas.

capturadetela

Windows e Mac

Evernote

Uma aplicação muito curiosa que além de ter versões para Windows e Mac, também permite a sua utilização em plataformas móveis. Permite também a disponibilização e partilha das imagens através da sua própria plataforma online.

WebKut

Uma pequena aplicação desenvolvida em Adobe Air que permite a captura da tela no todo, apenas na parte visível do ecrã ou numa seleção feita pelo utilizador.

Windows

Pic Uploader

O Pic Uploader é um pequeno aplicativo para Windows, mas também tem uma versão plugin para o Firefox. É semelhantes aos outros plugins, mas tem a possibilidade de se fazer logo upload da imagem para o Pic, que permite a partilha imediata através da colocação das imagens online.

Screenshot Captor

Além do Screenshot Captor permitira a captura do ecrã, tem uma série de funcionalidades muito úteis, como a criação de thumbnails, envio por email, inserção de domentários nas imagens, entre outros.

Wisdom Soft ScreenHunter

Mais um programa para a catura de ecrã que permite várias configurações, e capturar toda o ecrã, o ecrã visível ou apenas parte deste.

Capture

Este programa coloca um botão na barra de ferramentas que permite a fácil execução da cpatura de ecrã, gerando um ficheiro Bitmap editável.

FastStone

Pequeno aplicativo que permite a captur do ecrã em vários formatos, inclusive, formatos de desenho livre.

MWSnap

Pequeno programa que permite a captura de tela ou de parte dela.

Screen Grab Pro

Pequeno programa que permite a captura de tela e copiar o ficheiro imediatamente para um editor de imagem ou outra aplicação.

Gadwin Printscreen

Este programa permite a captura de várias áreas do ecrã e a gravação da imagem em vários formatos

Snippy

O Snippy é um programa que permite a captação do ecrã através da colocação de um botão na barra de ferramentas, e ao ser clicado faz a memorização da imagem que pode depois ser “colada” noutra aplicação. Aparentemente, não tem actualizações desde 2007, mas se calhar também não precisa :)

ZScreen

O ZScreen é um aplicativo open-source que permite a captura da tela e o envio por FTP com um único clique do rato.

Extensões para o Firefox

Screengrab

O Screengrab é uma extensão de Firefox que que tira screenshots da tela e tem a grande vantagem de, caso seja necessário, permitir captar para imagem, não só do que está visível no ecrã, mas também o restante conteúdo da página que fica below the fold (visivel apenas usando o scroll). Captura Flash e Java applets.

Pearl Crescent Page Saver

Extensão para o Firefox que captura de tela como imagem. À semelhança do Screengrab, também permite a captação da parte do site below the fold e também consegue fazer a captura de conteúdos Flash.

Snap Shots

O Snap Shots é um add-on (extensão) para utilizar com o browser. Esta extensão tem a particularidade de ser compatível com o FireFox, Internet Explorer e com o Safari.

Mac

Capture Me

Aplicação para Mac OS X que permite a captura de ecrã com algumas variantes como o redimensionar da imagem e várias opções de gravação.

InstantShot!

Este programa captura a tela do Mac de forma simples e descomplicada. Permite ainda a pré-configuração de várias opções de gravação das imagens.

Paparazzi!

Pequeno e simples utilitário para Mac OS X para captura de páginas web.

SnapNDrag

Mais um aplicativo simples para fazer a captura de ecrã em Mac OS X.

Copernicus

Programa para Mac que faz a captura de ecrã e que permite a partilha através de um galeria de imagens virtuais.

Se ainda não utiliza nenhuma, então escolha uma da lista e comece já a partilhar o que vê no seu computador!

  • Nossa João!
    Quanto programa para fazer a mesma coisa!
    Não conheço nenhum!!
    Eu ainda sou do tempo de dar printscreen na tela e colar no fireworks! Rs…
    Um abraço!
    .-= O meu último artigo : Comentários Destrutivos?! =-.

  • Sandra, agora quanto mais não seja você fica com uma ideia de programas que permitem isso e ainda mais como capturar apenas a parte da tela que você deseja ou ainda, captar a tela incluíndo a parte que não está visível (below the fold).
    Abraço,
    JR

  • Hummm, below the fold é realmente interessante! Isso não consigo com o simples printscreen!! Rs…
    Um abraço!
    .-= O meu último artigo : Comentários Destrutivos?! =-.

  • Já me têm surgido situações em que dá muito jeito!

  • Eu utilizo o ScreenGrab.
    Muito bom.
    .-= O meu último artigo : Desconto de $30 no plugin Ninja Affiliate. =-.

  • Olá, João! Eu trabalho na maioria das vezes de forma semelhante à Sandra: taco logo o dedo no Print Screen e jogo no Fireworks.
    Mas realmente existem momentos em que precisamos das imagens below the fold, principalmente em casos de estudos para clientes. Também pretendo utilizar este esquema de captura de tela em meu futuro portfólio, pois é algo que pode atrair muito quem passar por lá.

    No mais, costumo utilizar extensões para Firefox para este trabalho, principalmente o Snap Shots, citado por você mesmo e que é muito bom.

    Um grande abraço e muito sucesso!

  • Olá Alan,
    Esse é um dos benefícios principais de utilizar estas ferramentas.
    Para portfolios, propostas, análises, reports, etc, para clientes, é mesmo muito útil.
    Abraço e muito sucesso também!
    JR

  • Bruno

    Nao costumo fazer screenshot do pc, para sites sempre usei Screengrab, para Firefox é o melhor 😀

  • Hmmm, parece-me que existe uma preferência pelo ScreenGrab :)
    Testei recentemente, porque não conhecia e achei muito bom também, principalmente porque é prático e faz o que se espera dele com simplicidade e qualidade.

  • João para mim é mesmo isso.
    É simples e faz tudo o que preciso.
    .-= O meu último artigo : Ajuda as crianças do Haiti com um simples texto. =-.

  • Olá Joao,

    Quantos programas interessantes!
    Apesar de basicamente fazerem a mesma coisa, cada um deve ter uma particularidade que chama mais a atenção.

    Ainda bem que não sou o único a utilizar o PrintScreen, risos.
    Quando preciso capturar uma tela (janela toda ou região), no Linux eu utilizo um de seus programas nativos, como o Gimp por exemplo.

    Ótima dica!
    Abraços.
    .-= O meu último artigo : Um Post para Ajudar as Crianças do Haiti =-.

  • Olá Iúri,
    Obrigado!
    Como já tinha conhecimento de alguns, resolvi juntar outros para Mac, por exemplo, que não ainda tinha e assim ficou uma lista mais completa para todos os gostos :)

    Abraço,
    JR

  • Mais um PrinScreen addicted, mas colo no MS Paint 😀

    Instalei há uns dias o Jing para isso mesmo, as funções são praticamente as mesmas desses programas referidos, mas perguntava várias vezes se não queria a versão Pro, conclusão, desinstalei-o ontem. Vou agora experimentar um desses.

    No Firefox uso o Fireshot, apesar de usar poucas vezes dá-me um jeitaço.
    Já usei o screengraber também, há muito tempo, espero não estar errado, mas foi praí há 2 anos, e na altura ele usava a máquina virtual do java para tirar as screenshots o que não me agradava nada principalmente porque a memória do computador era curta e demorava mais tempo que o que eu queria para guardar uma imagem de um site. Sabem se ainda é assim que funciona?

    E já agora, João, para vídeos o que utilizas?
    .-= O meu último artigo : Janeiro 2010: Air Berlin com menos passageiros mas mais lucro =-.

  • Ricardo… Acertaste na mouche!
    Um dos próximos posts vai mesmo ser sobre o Jing! :) mas vou incidir mais na vertente de fazer vídeos do que screenshots.
    Mas posso dizer-te já, que tenho-o instalado em 2 PC’s e o tipo não me pergunta nada disso. Suponho que seja uma opção que tenha de desactivar.

    Para os meus vídeos utilizo um software bom, mas um pouco caro que é o Camtasia Studio, que custa $299 e que curiosamente, também é da mesma empresa do Jing.