Captura de Tela ou Ecrã – 20 Ferramentas Grátis

A captura de tela ou captura de ecrã, é, sem dúvida, uma das melhores formas de patilhar algo que estamos a visualizar na tela do nosso computador com outras pessoas.

Seja para efeitos de partilha de informação, para dar instruções sobre algo, para fazer tutoriais ou por pura diversão, a captura de tela ou de ecrã é uma forma acessível a qualquer pessoa, e que facilmente permite a troca de informação com auxílio à imagem, que por vezes facilita imenso o trabalho, em vez de ter de escrever um longo texto a descrever o que se vê.

Este é claramente, um daqueles casos, em que uma imagem pode valer mil palavras!

Desta forma, resolvi fazer uma compilaçao de programas que pode utilizar para fazer a captura de tela ou captura de ecrã para a partilhar consigo, pois estou certo, que em algum momento, lhe dará muito jeito utilizar um destes programas.

capturadetela

Windows e Mac

Evernote

Uma aplicação muito curiosa que além de ter versões para Windows e Mac, também permite a sua utilização em plataformas móveis. Permite também a disponibilização e partilha das imagens através da sua própria plataforma online.

WebKut

Uma pequena aplicação desenvolvida em Adobe Air que permite a captura da tela no todo, apenas na parte visível do ecrã ou numa seleção feita pelo utilizador.

Windows

Pic Uploader

O Pic Uploader é um pequeno aplicativo para Windows, mas também tem uma versão plugin para o Firefox. É semelhantes aos outros plugins, mas tem a possibilidade de se fazer logo upload da imagem para o Pic, que permite a partilha imediata através da colocação das imagens online.

Screenshot Captor

Além do Screenshot Captor permitira a captura do ecrã, tem uma série de funcionalidades muito úteis, como a criação de thumbnails, envio por email, inserção de domentários nas imagens, entre outros.

Wisdom Soft ScreenHunter

Mais um programa para a catura de ecrã que permite várias configurações, e capturar toda o ecrã, o ecrã visível ou apenas parte deste.

Capture

Este programa coloca um botão na barra de ferramentas que permite a fácil execução da cpatura de ecrã, gerando um ficheiro Bitmap editável.

FastStone

Pequeno aplicativo que permite a captur do ecrã em vários formatos, inclusive, formatos de desenho livre.

MWSnap

Pequeno programa que permite a captura de tela ou de parte dela.

Screen Grab Pro

Pequeno programa que permite a captura de tela e copiar o ficheiro imediatamente para um editor de imagem ou outra aplicação.

Gadwin Printscreen

Este programa permite a captura de várias áreas do ecrã e a gravação da imagem em vários formatos

Snippy

O Snippy é um programa que permite a captação do ecrã através da colocação de um botão na barra de ferramentas, e ao ser clicado faz a memorização da imagem que pode depois ser “colada” noutra aplicação. Aparentemente, não tem actualizações desde 2007, mas se calhar também não precisa 🙂

ZScreen

O ZScreen é um aplicativo open-source que permite a captura da tela e o envio por FTP com um único clique do rato.

Extensões para o Firefox

Screengrab

O Screengrab é uma extensão de Firefox que que tira screenshots da tela e tem a grande vantagem de, caso seja necessário, permitir captar para imagem, não só do que está visível no ecrã, mas também o restante conteúdo da página que fica below the fold (visivel apenas usando o scroll). Captura Flash e Java applets.

Pearl Crescent Page Saver

Extensão para o Firefox que captura de tela como imagem. À semelhança do Screengrab, também permite a captação da parte do site below the fold e também consegue fazer a captura de conteúdos Flash.

Snap Shots

O Snap Shots é um add-on (extensão) para utilizar com o browser. Esta extensão tem a particularidade de ser compatível com o FireFox, Internet Explorer e com o Safari.

Mac

Capture Me

Aplicação para Mac OS X que permite a captura de ecrã com algumas variantes como o redimensionar da imagem e várias opções de gravação.

InstantShot!

Este programa captura a tela do Mac de forma simples e descomplicada. Permite ainda a pré-configuração de várias opções de gravação das imagens.

Paparazzi!

Pequeno e simples utilitário para Mac OS X para captura de páginas web.

SnapNDrag

Mais um aplicativo simples para fazer a captura de ecrã em Mac OS X.

Copernicus

Programa para Mac que faz a captura de ecrã e que permite a partilha através de um galeria de imagens virtuais.

Se ainda não utiliza nenhuma, então escolha uma da lista e comece já a partilhar o que vê no seu computador!

Comments (14)
  1. Sandra-Info-Macross 3 Fevereiro, 2010
  2. Joao Rodrigues 3 Fevereiro, 2010
  3. Sandra-Info-Macross 3 Fevereiro, 2010
  4. Joao Rodrigues 3 Fevereiro, 2010
  5. Nelson Paiva 3 Fevereiro, 2010
  6. Alan Niemies 4 Fevereiro, 2010
  7. Joao Rodrigues 4 Fevereiro, 2010
  8. Bruno 4 Fevereiro, 2010
  9. Joao Rodrigues 4 Fevereiro, 2010
  10. Nelson Paiva 4 Fevereiro, 2010
  11. Iúri 5 Fevereiro, 2010
  12. Joao Rodrigues 5 Fevereiro, 2010
  13. Ricardo 5 Fevereiro, 2010
  14. Joao Rodrigues 5 Fevereiro, 2010