Regras do Facebook para a Imagem de Topo da Timeline. Está a cumpri-las?

Com a mudança das páginas do Facebook para o formato de timeline, existe agora espaço e oportunidade para colocar uma imagem no topo da página, o que, como cartão de boas-vindas, é excelente. O que a maior parte das pessoas ainda não perceberam (ou repararam) é que, ao mesmo tempo que o Facebook fez esta alteração, também criou regras para o conteúdo das imagens de topo das páginas, o que, visivelmente, muitos não estão a respeitar.

imagem facebook timeline

Essa desatenção ou desrespeito pelas regras publicadas pelo Facebook, pode trazer alguns dissabores aos proprietários das páginas, por isso, aconselho vivamente a leitura deste artigo.

Sem mais, as regras a ter em conta são as seguintes:

Escolhe uma imagem única que represente a tua Página. Pode ser uma foto de um artigo popular do menu, uma capa de um álbum ou uma imagem de pessoas a utilizarem o teu produto. Sê criativo e faz experiências com imagens a que achas que o público irá aderir.

As imagens de capa têm de ter uma largura mínima de 399 pixels e não podem conter:

  • o preço ou informações de compra, tal como “Desconto de 40%” ou “Transfere a partir do nosso site”
  • informação de contacto, tal como endereço da Web, e-mail, endereço para correspondência ou outra informação destinada à secção Acerca da tua Página
  • referências a elementos da interface de utilizador, como Gosto ou Partilhar ou qualquer outra funcionalidade do site do Facebook
  • incitações à ação, como “Obtém já” ou “Diz aos teus amigos”

Todas as imagens de capa são públicas, o que significa que quem visitar a tua Página vai poder ver a imagem que escolheres. As capas não podem ser falsas, enganadoras ou induzir deliberadamente em erro, e não podem infringir a propriedade intelectual de terceiros. Não podes encorajar ou incentivar as pessoas a carregarem a tua imagem de capa para as suas cronologias pessoais.

(texto extraído do próprio site do Facebook)

Entre outras coisa, os destaques especiais vão para a proibição de colocar endereços de sites ou de emails e para a proibição do incentivo ao “Gosto” ou ao “Partilhar”.

regras imagem timeline

Embora estas regras me pareçam algo limitativas, do que tenho lido, eu concluo que a ideia é que a imagem seja algo menos promocional ou publicitário, e mais descritivo ou ilustrativo. Quer se concorde ou não, é o Facebook que manda mesmo por isso não há muito a fazer a não ser cumprir.

Já agora, está convidado(a) para visitar a página do WebMarketingPT e deixar a sua opinião, ou se quiser, partilhe também a sua página de Facebook nos comentários.

Comments (8)
  1. Pedro Couto 2 April, 2012
  2. Joao Rodrigues 2 April, 2012
  3. Hugo Alves 2 April, 2012
  4. Joao Rodrigues 2 April, 2012
  5. Hugo Alves 11 April, 2012
  6. Joao Rodrigues 11 April, 2012
  7. José Coelho 11 April, 2012
  8. Joao Rodrigues 11 April, 2012