Redes Sociais Verticais Vs. Horizontais

Quando pensamos em redes sociais, parece que instantaneamente nos lembramos apenas do Twitter e do Facebook. No entanto, como sabemos, o universo das redes sociais vai muito para além destas duas redes. São pequenos mundos digitais por explorar, consoante o gosto, o interesse ou a disponibilidade de cada um. Mas, se estamos conscientes da diversidade de plataformas, conseguiremos agrupa-las por géneros ou categorias?

redes-sociais-verticais

De uma forma simples, as redes sociais podem definir-se como horizontais ou verticais. Podemos classificar uma rede social de horizontal quando a mesma está centrada essencialmente em conectar pessoas.

Aqui entram naturalmente os nossos conhecidos Facebook e Twitter, mas também o Myspace ou o Orkut e onde há utilizadores de todos os tipos e se comenta de tudo um pouco. Um interacção entre amigos, onde se partilham opiniões, gostos ou interesses. Neste tipo de redes todos partilham com todos o mesmo espaço.

Redes sociais verticais são aquelas onde os usuários têm interesses particularmente comuns, temáticos, digamos assim. Por exemplo redes sociais relacionadas com futebol, viagens, etc. Alguns exemplos são o Trip Advisor ou o Lonely Planet. Diz-se que a rede é vertical porque todos os utilizadores estão interessados no assunto central da comunidade em questão.

Por outro lado, existe um outro tipo de classificação que pode ser feito, distinguindo redes sociais como globais, profissionais, pessoais ou privadas.

De uma forma genérica e resumida podemos dizer que as redes sociais globais são aquelas que unem grupos heterogéneos de pessoas com uma clara intenção de socialização.

As redes profissionais naturalmente que tem como objectivo principal relacionar profissionais, com maior ou menos proximidade laboral. O Linkedin, por exemplo.

As redes pessoais não são mais do que por vezes uma perfeita expressão de cada utilizador. Cada um conduz a sua comunicação pessoal tal como efectivamente a deseja e a quer apresentar ao mundo digital.

Por ultimo, as privadas, que correspondem a redes horizontais fechadas, onde apenas se pode aceder sendo membro de um grupo ou organização.

Na sua base, as redes sociais são ferramentas online concebidas para permitir a interacção social a partir da partilha. Uma combinação entre tecnologia com relações sociais. Sejam de que tipo forem, o importante é desfrutar e retirar o que cada uma tem de melhor.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!