Pinterest – A Nova Rede Social Já Tem 10 Milhões Users/Mês

Pinterest é a nova rede social originária dos EUA – de onde havia de ser?! – que, nesta altura, ainda só se consegue entrar por convite.

O site do Pinterest já é o site mais rápido entre todos e até à data a atingir os 10 milhões de visitantes únicos por mês. É só a população de Portugal inteiro :)

Pinterest

Esta rede social com uma forte componente relacionada com tópicos e interesses e com a partilha destes com outros utilizadores com os mesmos interesses.

Uma das características de destaque do Pinterest é a sua forte vertente visual, isto é, o próprio conceito desta rede está muito focado em elementos visuais ou imagens.

Imagine um daqueles quadros de cortiça que podemos usar para afixar notas ou fotos com pequenos pins. O Pinterest é isto mesmo, mas num conceito virtual, como é óbvio.

O Pinterest vem, à semelhança das outras redes sociais, introduzir novos termos na linguagem corrente de utilização da rede, com significados específicos. A saber:

Board – é o quadro (de cortiça) onde são afixados os conteúdos com os pins. É possível ter vários quadros, um para cada tópico ou categoria de interesses.

Pin – é o acto de partilhar uma imagem num quadro. Pode ser feito a partir de uma imagem que encontrou num site e quer partilhá-la no seu quadro, ou pode fazer upload a partir do seu computador.

Repin – (parecido com o ReTweet) utiliza um conceito semelhante, e que é, a partilha de algo que já foi “pinado” ou adicionado ao Pinterest por outro utilizador.

Além destes conceitos, o Pinterest adotou também o conceito de seguidores, ou seja, caso encontremos alguém cujos conteúdos achemos interessantes, podemos seguir essas pessoas.

O perfil de utilizador do Pinterest permite criar grupos ou categorias para agrupar os conteúdos que queremos partilhar na rede. Obviamente, isto torna tudo muito mais organizado (ao contrário da Timeline do Facebook que é a confusão total).

Assim, podemos não só partilhar os conteúdos com outros utilizadores, mas também encontrar facilmente outros conteúdos relacionados com os nossos interesses e guardá-los no nosso perfil.

Naturalmente que, uma das questões óbvias que se levantam é os direitos das imagens que são partilhadas no Pinterest. Por esse motivo, o Pinterest já adicionou uma opção para que os sites de onde as imagens são provenientes possam bloquear a sua partilha.

Esta parece-me uma abordagem razoável, já que sabemos que andam por aí muitos “rapinadores de conteúdos” e que algo 100% aberto, sem qualquer possibilidade de bloqueio seria ouro sobre azul para estes personagens.

E você, já tem conta no Pinterest?

Se quiser um convite para o Pinterest, é só deixar um comentário neste artigo.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Acasadeviver

    Estou usando o Pinterest há pouquíssimo tempo e tenho tido imenso resultado. Minha conta é antiga, mas só agora comecei a usá-lo e é inacreditável o aumento de tráfego que ele trouxe para o meu site. Sou uma caçadora de fotos para os meus artigos – é impossível comprá-las ou apenas usar as que podemos produzir, o que traaria uma imensa limitação para todos os blogueiros. Há de se ter muito discernimento para separar o que é rapinagem de fotos, matérias e o que é partilha de  fotos. Sempre que uso uma foto cito a fonte e quando está explicito, o nome do fotógrafo; adoro quando alguém “confere” e percebe que a minha matéria tem sua particular abordagem e em nada confere com a matéria onde a foto foi encontrada – é o meu GOL! Jamais cito um profissional, site ou matéria sem pedir autorização para tanto. Considero que as boas práticas precisam ser esclarecidas, para que a verdade seja estabelecida. Já tive matéria rapinada por revista de imensa circulação no país – doloroso! – e sequer fui citada…Isto já aconteceu por duas vezes (que eu saiba)! Enfim, o Pinterest é excelente por isto, também, põe ordem no uso de imagens de terceiros. Já sobre a rapinagem de matérias – típico de jornalista malandro – parece que ninguém é capaz de dar jeito.

  • @51cc5fb6ca24ec84c93dcc8a94c71736:disqus 

    Obrigado pelo comentário.
    Era esse comportamento que todos deveria ter, mas infelizmente não é o caso.
    Creio que esse é um dos graves problemas com que nos debatemos e para o qual as pessoas não estavam preparadas para lidar com o boom da internet.

    Quando a usar o pinterest para conseguir boas imagens para o correto uso, parece-me um recurso muito bom para esse fim. Acho que muitas pessoas o vão achar útil também por isso.

  • Olá!

    Quero receber um convite para a rede social PINTERESTobrigada
    Marilene

  • @ebcb45282b152ca84bf56e473e2199ff:disqus 

    Olá Marilene,

    Já enviei o seu convite!

  • redesdedormir

    A Rede Social Pinterest é realmente uma grande novidade e uma grande oportunidade de exposição de produtos e imagens. E uma oportunidade de divulgar-se aos amantes de uma boa imagem e uma grande possibilidade de encontrar virtuais clientes. 

  • A Rede Social Pinterest é realmente uma grande novidade e uma grande oportunidade de exposição de produtos e imagens. E uma oportunidade de divulgar-se aos amantes de uma boa imagem e uma grande possibilidade de encontrar virtuais clientes.

  • Sem dúvida.
    Obrigado pelo comentário.

  • Redes de Dormir

    pode nos mandar um convite para usar essa rede social para contato@redesdedormir.com e visite nosso site http://www.redesdedormir.com

  • Convite enviado :)

  • mmoliveira1960

    Me mande um convite. Não consigo através da página do Pinterest.

  • @234e158b41fbee27012bfa8cb510d6c1:disqus 

    Convite enviado :)

  • Artur Oliveira

    só mais uma curioso afim de m convite hauhauha
     me manda uma ae por favor..

  • @54667f7b3f77697fe74869b8d8f3e352:disqus 
    Olá Artur, não sei se o Pinterest mudou algo. Parece-me que sim pois fui tentar enviar o convite para si e agora só me permitia fazer convites através do FB ou do Gmail….Vou tentar novamente mais tarde, mas se não receber nada, já sabe porquê..Podiam pelo menos dar uma mensagem qualquer a explicar a situação, mas enfim… vamos ver.

  • Manuel Ferreira

    Olá Joao Rodrigues. Pode-me enviar um convite para o Pinterest?
    Manuel Ferreira
    manuel.ferreira@larforma.com

  • @54667f7b3f77697fe74869b8d8f3e352:disqus 

    Convite enviado!

  • @cf34e40c53885be3ea02e51e41483610:disqus 

    Olá Manuel,

    Convite enviado!

  • Faela_03

    me manda tbm?

  • @3c19124036bbdac49b3a017588216b45:disqus 

    Olá Faela,

    Já enviei o convite!

  • Pingback: download dub turbo free()