O Que é o Edgerank do Facebook + Infográfico

Edgerank é um algoritmo do Facebook, que, com base em alguns fatores, controla o que os utilizadores vêem na sua página de atualizações ou news feed.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta publicar alguma coisa na sua página de Facebook, para que, automaticamente, todos os fãs vejam o que publicou.

Não existe consenso sobre se está é, ou não, uma abordagem correta, já que condiciona directamente a forma como os conteúdos são visualizados pelos utilizadores, independentemente da ordem cronológica.

No meio de tantas mudanças no Facebook, ainda existem alguns estudos que afirmam que os posts ou atualizações são vistas apenas por cerca de 20‰ dos fãs dessa página, o que, a meu ver, é manifestamente pouco, principalmente para pequenas empresas ou sites, que não têm alguém exclusivamente a publicar e atualizar a sua página de Facebook.

Mas afinal…

O que é o Edgerank?

O Edgerank é, essencialmente, composto por 3 elementos.

  • Afinidade

A afinidade diz respeito à frequência com que os fãs interagem com a sua página.

  • Peso

O Peso respeita à quantidade de Gostos, Partilhas e Comentários.

  • Tempo

O Tempo, diz respeito à idade do post ou atualização, isto é, ao tempo que passou desde que esse post ou atualização foram publicados no Facebook.

De forma simplificada, a combinação destes 3 elementos resulta no Edgereank, o algoritmo com que o Facebook, tão graciosamente, nos prendou.

Para tentar ilustrar um pouco melhor, junto um info-gráfico que creio ser uma ajuda para perceber melhor o que é o Edgerank.

Para conseguir ler melhor o texto, clique na imagem que abre em outra janela.

 Edgerank + anatomia de fa

(info-gráfico da autoria de moontoast)

Já conhecia o Edgerank? Agrada-lhe a ideia?