Medir o ROI Nas Redes Sociais – 7 Dicas Práticas

Como poderão os marketers medir o retorno do investimento (ROI) das redes sociais? Todos os likes, partilhas e seguidores não fazem parte dos tradicionais KPIs dos negócios. Por outro lado, as métricas habituais que se utilizam para medir o sucesso digital não se aplicam facilmente às redes sociais.

Como podemos então provar que as redes sociais nos trazem retorno? Mais, no mesmo contexto, como podemos medir o efectivo retorno de uma determinada acção de marketing?

roi-social-media

Há então um conjunto de medidas que os marketers deverão considerar para avaliar se nas redes sociais os seus esforços e iniciativas estão correctamente direccionados para as marcas que desenvolvem.

1. Poder da voz

Como estão envolvidos os seus clientes em relação a seus concorrentes? Quantas pessoas falam da sua marca, em que contexto e com que frequência?

2. Dialogo

Você conversa com seus clientes? Se não, faça uma reavaliação da sua estratégia de conteúdo. Pare de falar para o seu público e comece a falar com eles. Crie diálogos pois irá aumentar a sua afinidade com a marca.

3. Seguidores

Você tem muitos e grandes seguidores? Sendo uma realidade, está a aproveitar a paixão pela sua marca? Se não, você poderá estar a perder uma grande oportunidade para se posicionar perante um público.
Estes fantásticos embaixadores da sua marca podem estar entre seus fãs, simplesmente à espera de que você publique, os envolva e os dinamize.

4. Orientação do produto

Está a fazer perguntas aos seus clientes para saber o que eles gostam ou não gostam, relativamente ao seu produto ou serviço? As organizações precisam “alavancar” as redes sociais para ajudar no posicionamento do produto, podendo até salva-la de cometer erros que lhe possam sair caros. Muitas vezes nem precisa de perguntar, basta ouvir.

5. Vendas

Consegue quantificar o quanto os seus fãs, participantes e seguidores estão a trazer de receita?

6. Número de pedidos

O número médio de pedidos tem aumentado? Esses pedidos têm sido mais diversificados?

7. Contactos Reais

Que quantidade de contactos reais conseguiu fazer a partir de contactos das redes sociais? Como tem evoluído esse número? Que nível de proximidade consegue estabelecer? É importante quantificar que número de fãs reais são feitos a partir da internet.

O ROI social é muito mais complexo do que uma simples equação custo vs promoção da marca. Todos os profissionais de marketing precisam de parar e focarem-se na questão do ROI. Deverão pensar, por exemplo, numa simples mas importante questão: O que aprendi hoje com os meus clientes?

Compreende-se no entanto que muitas empresas temam fazer grandes acções em redes sociais pois têm dificuldade em visualizar como o investimento será recompensado. Mas, como vimos, essa métrica é mesmo possível.

A partir do momento em que é feito um investimento com o objectivo de obter um determinado resultado, existe sempre um ROI. Mas, compreenda-se, nem sempre é óbvio. Cada empresa é uma empresa e as métricas utilizadas para avaliar o sucesso do investimento são naturalmente específicos para cada empresa.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!