Guia Prático Para o Sucesso no Facebook: parte 3

Depois de encontrar o ponto que irá servir de base à sua estratégia de abordagem ao Facebook, o passo seguinte será planear e executar a integração do seu site com o Facebook, e também, como irá implementar a divulgação dos seus conteúdos.

Não se esqueça, que a divulgação de conteúdos de uma marca, empresa ou site, deve ser feita numa página criada para o efeito e não no seu perfil pessoal.

É muito importante que tenha esta noção. Claro que, entre outras coisas, poderá publicar alguns conteúdos no seu perfil, mas não é essa a função da página de perfil, nem será aí que deverá ser desenvolvida a atividade do site ou empresa no Facebook.

Se ainda não leu os artigos anteriores desta série, pode encontrá-los aqui:

É importante antes de mais, que tenha o seu site/blog, ou ambos (se os tiver) devidamente preparados para estarem integrados com o Facebook.

A integração é algo relativamente simples, na maior parte dos casos. Em WordPress, por exemplo, existem dezenas de plugins que adicionam estas funcionalidades de integração e que facilitam imenso a partilha de conteúdos no Facebook.

(clique na imagem para a ver em tamanho maior – abre noutra janela)

Outras plataformas também os têm, mas existem muitos sites que esta integração tem de ser feita manualmente. Para esses casos, aconselho a leitura dos conteúdos desta página do Facebook que explica como funciona a utilização dos vários plugins.

Para as pessoas com menos conhecimentos técnicos, esta parte poderá causar algumas dificuldades. Se for esse o seu caso, poderá sempre recorrer aos meus serviços de consultoria.

Basicamente, o que se torna importante, é que permita aos utilizadores do seu site e/ou blog, de forma fácil e intuitiva a partilha dos seus conteúdos no Facebook. É aqui que entra o botão “Gosto”, e que este ganha a sua importância fora do Facebook, pois será através dele que os utilizadores irão divulgar e partilhar os seus conteúdos com a sua rede de amigos e contatos do Facebook.

Escusado será dizer que, para que isso funcione bem, é necessário que os seus conteúdos tenham qualidade. Caso contrário ninguém os vai querer partilhar.

A mim parece-me óbvio, mas não é demais reforçar a ideia.

Por outro lado, também se torna necessário integrar o Facebook com o seu site. E, para isso, também existem aplicações, dentro do próprio Facebook, que permite a criação de sub-páginas, que lhe permitirão colocar alguns dos conteúdos mais relevantes do seu site, de forma a que estes ganhem mais visibilidade junto dos utilizadores.

De parte a parte, o mais importante é que esta integração bilateral seja feita de forma intuitiva, para que facilite a navegação e permita uma fácil navegação e consulta dos conteúdos.

Ninguém vai partilhar os seus conteúdos se, para isso for necessário “saltar à corda” ou “fazer o pino”, por isso, Keep It Simple!

Nos próximos artigos, vou falar sobre como se deve fazer a divulgação dos conteúdos de forma correta e eficaz, bem como algumas ideias que pode utilizar para potenciar a sua participação nesta rede social.

 

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Amigo poderia me ajudar ? Estou tentando criar o like box e não sei o porque ele da uma mensagem de erro.

    http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like-box/

    Em URL eu já criei ela junto Facebook e estou add assim:

    http://www.facebook.com/thiorte

    Veja que da erro, seria alguma configuração no facebook? se souber poderia me ajudar ?

    Obrigado

  • @facebook-100002194620025:disqus 

    Olá Thiago,

    A like box e os likes são para páginas de Facebook, não para perfis pessoais.
    Por isso é que você não consegue criar a like box, nem vai conseguir esse ou qualquer outro plugin do Facebook, pois eles são apenas para páginas de Facebook e não para páginas de perfis.

  • Gabriel Peixoto

    Olá João,

    Excelente a série de posts: elucidativa, objetiva, clara e didática.
    Gostaria de indicações de plugins de integração do WordPress com o facebook e como encontrá-los. Você pode me ajudar?
    Abraço,Atenciosamente

  • @1fc361a8d3e31b051d689f63470e77cf:disqus 

    Olá Gabriel e obrigado pelo comentário.

    Claro que sim.
    Existem muitos plugins para esse fim. Na minha opinião até mais que os necessários, mas no fim, acaba por ser uma questão de opções e preferências para escolher o que prefere para o seu caso.
    Pode encontrar muitos aqui: http://wordpress.org/extend/plugins/search.php?q=facebook

    Abraço,
    JR