Performancing Metrics

Facebook Lança o Botão “Quero”

O Facebook está a realizar o lançamento do botão “Quero” (“Want”) numa tentativa de aproveitar a associação que existe entre o ato de comprar e a atividade social, já que cada vez que queremos comprar alguma coisa, normalmente temos sempre tendência de falar com os nossos amigos sobre isso e obter conselhos, dicas, referências, etc, para fazermos “boas compras”.

Nesta perspectiva, faz sentido associar o ato de comprar à experiência social, ou seja juntar opções de compra à rede social, que neste momento, tem maior exposição a nível mundial.
Como pode imaginar, o potencial de algo assim é enorme para todas as empresas e empreendedores que poderão assim aumentar a exposição dos seus produtos e serviços, de forma a aumentar as vendas.

botão quero do Facebook

Imagem: Wantbutton

Este lançamento ainda está em fase beta, mas poderá muito bem ser um grande passo no que se chama de “Social Commerce”.

Embora ainda não se saiba muito bem os contornos finais do enquadramento deste novo “botão”, poderá ser algo que venha a funcionar como elemento dinamizador das compras com a integração dos produtos no Facebook, e do botão junto dos produtos.

Fala-se ainda da possibilidade de criar uma página envolta no “Quero”.
Neste momento, já existe alguma informação, mas ainda é difícil conseguir concluir com toda a certeza o enquadramento deste novo botão no panorama actual do Facebook.

Assim de repente, vejo algumas questões a levantarem-se. Entre elas:

  • Será algo apenas para aumentar a ligação do comércio ao Facebook?
  • Poderá ser algo que venha abrir as portas para a realização de transacções “dentro” do Facebook algures no futuro?
  • Conseguirá, com isto, o Facebook (re)aproximar as empresas da rede social?

Ainda não existe uma resposta concreta e definitiva para estas questões, ou se calhar, até existe, mas não é conhecida em absoluto, pois se poderá não passar de um novo “botão”, por outro lado também poderá vir a ser um começo para algo maior.

Seja como for, parece-me um passo inteligente da parte do Facebook, como forma de aumentar a exposição, utilização, e partilha de conteúdos dentro da sua rede social.

O que acha deste novo botão “Quero”?

Partilhe a sua opinião connosco nos comentários!

Related Posts with Thumbnails
  • Reis Quarteu

    Para mim, parece-me que é um passo natural na evolução do Facebook como centro da vida online de um cada vez maior número de pessoas. E com a dimensão atual desta rede social, as outras empresaas terão que estar preparadas para tirar partido desta nova funcionalidade.

  • http://www.webmarketingpt.com Joao Rodrigues

    @google-b3842c5b72ca3b85b252fb9568b8157e:disqus

    Obrigado pelo comentário Reis.
    Concordo com a ideia, e estou curioso de ver se ficará por aqui, ou seja, apenas mais um botão, ou se com base nele, se irão (re)definir ou implementar outras ações relacionadas com o comércio em redes sociais.
    Vamos esperar para ver…

  • Pingback:   Facebook Lança o Botão “Quero” by RBW.com.br()