Face to Facebook: Resultados do Estudo Sobre as Marcas No Facebook

Depois de ter falado recentemente aqui no Web Marketing sobre o estudo Face to Facebook realizado pela Netsonda, venho agora publicar alguns resultados que tiveram a amabilidade de me enviar.

Devo dizer que são resultados muito interessantes e que nos ajudam a perceber um pouco melhor da relação entre os Facebookers (utilizadores do Facebook), e as marcas que lá estão presentes. Além de que também acho que ajuda a enquadrar a forma como nós estamos presentes com os nossos sites.

Sem mais demoras, aqui ficam alguns dos resultados:

  • 55% dos inquiridos gostam de páginas de empresas, marcas ou produtos (em Junho de 2010 este valor era de 37%);
  • 78% dos inquiridos utilizadores do Facebook estão sempre ligados ou ligam-se pelo menos uma vez por dia;
  • Facebook apresenta um nível de Top of Mind de 84% e de Notoriedade Espontânea de 99%;
  • 58,2% dos inquiridos gasta até 1h por dia no Facebook;
  • Mais de um terço (37%) dos utilizadores já utilizam o Facebook para fins profissionais;
  • 91% dos inquiridos que “gostam” de páginas de marcas no Facebook consideram-nas credíveis;
  • Mais de dois terços dos inquiridos afirmam consultar os sites das marcas que seguem no Facebook, mas não de forma regular.

Depois da primeira vaga do estudo “Face to Facebook”, apresentado em Junho deste ano, a Netsonda apresenta a segunda vaga do projecto que visa estudar o Facebook e as marcas em Portugal. O objectivo é dar a conhecer e analisar aquele que é o site com maior crescimento em Portugal, país onde já acumula quase 3 milhões de utilizadores. Dados de Perfil e de Acesso à Internet, Redes Sociais, Hábitos e Atitudes e Páginas de Marcas no Facebook são os quatro grandes temas abordados.

Hábitos e Atitudes na utilização do Facebook

78% dos inquiridos estão sempre ligados ou ligam-se pelo menos uma vez por dia ao Facebook ou estão sempre ligados, através do computador e até mesmo telemóvel. As mulheres são o grupo que mais horas dedicam a esta rede social, tanto em regularidade como no tempo dispendido em cada ligação. A utilização do Facebook através do telemóvel quase que dobrou de Junho para Novembro, passando de 10,9% para 21,1% respectivamente.

Páginas de Marcas no Facebook

As páginas de grupos, como por exemplo causas sociais, são as preferidas de 72% dos utilizadores do Facebook, seguida das páginas de associações (51%). As páginas de empresas, marcas ou produtos atraem 55% dos inquiridos (em Junho de 2010 este valor era de 37%).
Mais de metade (58%) dos inquiridos afirma que passou a “gostar” de páginas de marcas para poder receber informação regular sobre estas e mais de um terço admite que a opinião/impressão sobre essas marcas melhorou depois de terem passado a segui-las no Facebook.

Estas são apenas algumas das conclusões apresentadas na segunda vaga do estudo “Face to Facebook”, realizado em Novembro através de inquérito online junto de uma amostra com origem no Painel Netsonda, constituído por mais de 70 mil participantes. A amostra final utilizada na análise dos resultados é composta pelos 1.007 indivíduos utilizadores do Facebook.

Para mais informações contacte:
Salvador P. Gouveia | salvador.gouveia@netsonda.pt | Tel.: 214 460 392/91 91 716 91

Minha Opinião

Na minha opinião, os resultados vêm reforçar a importância, não só de estar presente no Facebook, mas de saber estar presente. Este é, para mim, o verdadeiro “segredo” para ser bem sucedido no Facebook.

Ser bem sucedido não se mede pelo número de fãs, mas sim pela relação que é estabelecida com eles.

Vou falar mais sobre este tema no futuro próximo. Entretanto, espero que tenha gostado dos resultados do estudo!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!