Como Medir o Retorno (ROI) Nas Redes Sociais Com o Analytics

Google introduz uma novidade no Google Analytics, que passa agora a apresentar também informação das redes sociais e que possibilita efetuar vários níveis de análise, todos com o objetivo de melhor ilustrar o desempenho junto das redes sociais, assim como o retorno das atividades relacionadas com um site num contexto social.

medir roi social media

Medir o ROI (return on investment) de todo o trabalho que é feito ao nível das redes sociais, tem sido sempre um dos maiores desafios, principalmente devido à subjetividade que está relacionada com o tema. Não é tão fácil medir o ROI de social media, como é de uma campanha de email marketing ou de SEO, pois estas, tal como outras, são mais facilmente mensuráveis.

Por isso, penso que esta inovação no Google Analytics vem trazer alguma ajuda a todos os bloggers, webmasters e marketers, como forma de adicionar algumas métricas aos reports do Analytics que contribuem para melhor ilustrar os resultados das investidas nas redes sociais, bem como da aceitação e viralidade que os seus conteúdos têm, junto dos seus leitores/consumidores e do público em geral.

Embora já existam aplicações de monitorização das redes sociais, que ajudam a recolher informações sobre o desempenho das suas ações nas redes sociais, a integração destas métricas no Analytics vem de alguma forma colmatar uma lacuna que existia nesta ferramenta, até porque é uma das aplicações mais utilizadas online para efeitos de estatísticas.

O Google Analytics passa agora a integrar vários tipos de relatórios com informação das redes sociais, que ajudam a completar a informação que já se encontrava disponível.

Para aceder a estes relatórios, basta entrar na sua conta do Google Analytics e aceder a “Origens de Tráfego” e escolher a opção “Social”.

Referência Social

valor-social

Neste relatório, é possível saber facilmente o volume e a proveniência das visitas de cada rede social.

Podemos naturalmente, analisar mais dados sobre estas visitas, como as pageviews, duração da visita e número de páginas vistas. Da mesma forma, clicando numa rede social, é possível ver informações mais detalhadas sobre essa rede social.

Páginas

paginas-partilhadas

Como o próprio nome diz, este é o relatório que lhe permite saber quais as páginas do seu site que são mais partilhadas e de que forma.

Conversões

conversoes-redes-sociais

Também com um nome muito ilustrativo, neste relatório pode analisar as conversões que se registam no seu site e a sua origem.

Para que possa usar este relatório é necessário que tenha os objetivos (goals) configurados previamente na sua conta do Analytics, pois só assim, o Analytics saberá o que considerar como conversão.

Para os efeitos desta configuração, pode definir qualquer tipo de conversão, como uma venda de um produto ou a subscrição da newsletter (que é o meu caso).

Se tiver atribuído um valor ao seu objetivo, então também poderá visualizar o retorno em termos financeiros das conversões.

Plugins Sociais

paginas-partilhadas-redes

Através destes relatórios, pode analisar quais os botões das redes sociais é que os utilizadores clicam e em que conteúdos.

Caso um determinado conteúdo seja mais partilhado numa rede social do que noutra, aqui poderá ver essa informação.

Claro que muito de nós que usamos plugins que já têm a contagem das interações, esta informação é redundante, mas há muitos que não utilizam.

Além disso, parece-me que estes relatórios em particular ainda devem ser objeto de afinações, pois no meu caso não bate muito certo.

Fluxo de Visitantes Sociais

fluxo-visitantes

Embora sejam todos interessantes, este relatório parece-me ser um dos mais úteis, pois permite-lhe analisar, das visitas provenientes das redes sociais, onde é que elas entraram no seu site por onde passaram e onde abandonaram o seu site.

Esta informação pode ser alvo de vários tipos de análises mais profundas, mas uma delas pode ser certamente tentar identificar páginas com elevado número de abandonos para o tráfego em análise (da rede A ou rede B, etc) e tentar diminuir esse abandono, fazendo modificações aos conteúdos dessa página.

Esta é a apenas uma de muitas utilidades que este relatório pode ter, pois permite muito mais.

 

Embora me pareça que é uma aplicação que requer que sejam limadas algumas arestas, o seu conteúdo acrescenta valor à informação que já existia, e pode, certamente, ajudar bastante todos os webmasters, bloggers ou marketers a melhor quantificar os seus esforços nas redes sociais, e com isso, a melhor dirigirem o seu tempo e investimento para o que melhor resulta, assim como a identificar eventuais problemas com maior facilidade e a tomar as devidas medidas para os ultrapassar.