8 Dicas Importantes de Marketing Para o Facebook

Tal como acontece na internet em geral, não é suficiente estar presente. É preciso marcar a sua presença, para que seja notado, e os seus esforços recompensados. O mesmo acontece no Facebook.

Se no início era suficiente criar uma página, agora são tantas que, se não fizer marcar a sua presença de forma eficaz, passa despercebido no meio de tanto ruído, por isso é necessário ter uma abordagem eficaz de marketing no Facebook.

De forma a que os resultados do seu esforço e investimento sejam mais e melhores, deixo aqui 8 dicas rápidas que, em conjunto o(a) ajudarão a melhorar a sua presença no Facebook.

Marketing no Facebook

1. Personalizar o URL da Sua Página

Personalizar o endereço da página do Facebook é importante, não só em termos de branding (marca) como em termos de utilização, pois caso um utilizador queira aceder à página e não disponha do endereço, muito provavelmente irá tentar algo tipo facebook.com/marca ou facebook.com/nomedaempresa.

2. Personalizar a sua Página do Facebook

Em termos de imagem, reputação e empenho na construção da sua página, é claramente uma má opção não proceder à sua personalização e deixar a página com o Mural como landing page (página inicial).

Quando chegamos a uma página que tem o Mural como landing page, dificilmente ficamos com boa impressão, já que o esforço investido na sua criação, é mínimo. Logo, o retorno também está condicionado à partida.

Se quiser pode ver aqui uma solução para personalizar a página do Facebook. Esta solução é a mesma que utilizo para a página do Web Marketing no Facebook.

3. Crie um (ou mais) Incentivos Para as Pessoas se Tornarem Fãs

Você pode apenas ir atualizando a sua página com as suas notícias, mas será que desta forma está a potenciar o seu crescimento? Dificilmente.

É preciso criar um incentivo para aumentar o número de pessoas que se convertem em fãs. Através deste incentivo, irá aumentar exponencialmente o número de fãs da sua página, o que é certamente um dos seus objetivos.

Sobre este tópico, irei publicar brevemente um case study com a página do Web Marketing, e aí poderá ver como a conversão de fãs aumentou, desde que adicionei um incentivo a página.

4. Seja Frequente e Relevante

Atualize a sua página com frequência e com assuntos que sejam relevantes para os seus fãs, tendo em conta o tópico da página.

Não atualize a página uma vez por mês, nem uma vez por hora. Se no primeiro caso, não consegue criar uma relação com os seus fãs, na segunda peca pr excesso, e fará com que se saturem com facilidade.

Tente encontrar o equilíbrio para o seu caso em particular.

Sobre a hora de publicação já foram partilhadas aqui no Web Marketing algumas experiências muito interessantes por alguns leitores que vale a pena ler!

5. Use Vários Suportes de Media

As imagens e os vídeos funcionam não apenas como ilustração de apoio ao conteúdo, mas também como fator de captação da atenção para a sua atualização.

Claro que convém que as imagens e os vídeos estejam minimamente relacionadas com o restante conteúdo, e não quer dizer que o tenha de fazer sempre, mas sem dúvida que ajuda bastante, e torna a página mais animada e interativa.

6. Não Abuse da Automatização

Como já falei aqui, há várias soluções para automatizar a publicação dos seus conteúdos, e são de fato muito úteis, mas basear uma página de Facebook neste tipo de atualizações é um erro grave.

Irá faltar-lhe o toque humano que é visível quando visitamos uma página de Facebook e essa sensação passará para os visitantes, que se sentirão menos atraídos a tornarem-se fãs.

7. Saiba Gerir Divergências Com Sensibilidade

Infelizmente, é frequente depararmo-nos com pessoas que se portam como verdadeiros trastes, e além de mal educados, gostam de semear a discórdia e discutir ou ofender por tudo e por nada.

Ora, neste tipo de situações, a primeira coisa que passa pela cabeça de muitos, é responder à letra (que se calhar era o que mereciam), mas isso dificilmente irá resolver alguma coisa. Por isso, há que manter a postura e saber gerir a situação, sem torná-la pior e mais complicada de resolver.

Responder com elevação, ignorar ou até mesmo apagar comentários desta natureza, são algumas das sugestões que podem ser aplicadas e que, consoante o caso, irão resultar no “fecho” dessa conversa, sem que você saia a perder com a situação.

8. Use as Estatísticas para Melhorar o Desempenho da Página

Através das estatísticas do Facebook, é possível analisar o desempenho da sua página em função das várias atualizações e teste que venha a fazer.

Este elemento é muito importante, para que possa ir “aprendendo” o que resulta, o que não resulta, etc, e em função destes resultados ir afinando as suas práticas na página, de forma a melhorar o seu desempenho.

Espero que estas dicas ajudem a melhorar o desempenho da sua página.

Existem muitas mais dicas úteis, por isso se quiser adicionar alguma, esteja à vontade :)

  • Obrigada pelas dicas! Deixo uma, também, da nossa experiência na Oficina de Psicologia: estar atento para, na medida do possível, responder aos comentários (principais) de forma personalizada e demonstrando o respeito e atenção que qualquer potencial interessado na nossa marca nos deve merecer. Parece evidente, mas basta navegarmos um pouco por páginas de marca para verificarmos que a maioria tende a limitar-se a despejar conteúdos, em vez de estabelecer um diálogo que é, afinal de contas, a base de uma rede social.
    Abraço,
    Madalena Lobo

  • EPA Hotelaria

    Deixo aqui um exemplo de Sucesso http://www.facebook.com/escola.profissional.alvito uma pagina cheia de vida e muito dinâmica

  • @facebook-100002143513385:disqus 

    Obrigado eu pela dica Madalena.
    Essa é sem dúvida uma muito importante também!
    E por estranho que pareça (ou não) escapa a a muita gente :)

    Abraço,
    JR

  • Obrigado pelo contributo. Pena é que o mural esteja acessível apenas para fãs, pois assim, os leitores não conseguem ver essa dinâmica.