7 Dicas Para Melhorar a Sua Comunicação No Facebook

Alguma vez pensou em quais seriam as melhores estratégias para a sua página de Facebook? Como tornar a página da sua empresa, marca ou pequeno negocio, ainda mais eficiente?

Deixo aqui 7 dicas para fazer com que a sua página de Facebook comunique de uma forma mais eficaz como todos os seus fãs.

facebook-evolucao

1. Qual a melhor hora para colocar os seus posts?

As empresas e as marcas estão sempre mais activas em horários comerciais. No entanto, os posts colocados fora desse horário tradicional (de manha muito cedo e à noite) têm muito bons resultados. É importante que o post surja no topo do feed de notícias do seu fã durante o período em que ele está a verificar as novidades do Facebook. Faça por programar os seus posts para aparecerem de manhã e ao final do dia. Não tenha a tentação de postar apenas porque está ligado.

2. Qual o melhor dia para colocar os seus posts?

Diria que entre segunda e sexta feira, com maior incidência na terça e na sexta-feira. A proximidade com o fim de semana é sempre positiva. Os dias menos favoráveis são definitivamente o sábado e o domingo.

3. Tamanho do post

Tanto quanto possível faça posts curtos, pois têm mais atractividade.
De uma forma geral, quanto mais longo é o seu post, menos interessantes se torna. Tente limitar os seus posts de actualizações aos 80 caracteres, como máximo.

4. Palavras-chave de ações

Para que um maior número de pessoas gostem do seu post, seja directo e peça para gostarem. Para fomentar comentários, seja igualmente directo e peça aos seus fãs para comentar ou pergunte “o que acham?”
Fazer “gosto” requer um esforço mínimo dos seus fãs, não hesite em pedir se for esse o seu objectivo.

5. Palavras-chave promocionais

Se estiver a divulgar um concurso ou uma acção promocional utilize palavras como “Ganhar” ou “Vencedores”. Evite palavras como promoção ou concurso, têm uma conotação mais agressiva.

6. Redutores de URL

A utilização de redutores de URL podem afectar negativamente a interacção com o seu fã, pois não há indicação de onde o link o irá levar. Sempre que utilizar um redutor de URL personalize-o e dê indicação de qual o seu destino.

7. Colocação de uma pergunta no post

Se o objectivo for interagir com os seus fãs através de uma questão, coloque-a sempre no final. Uma pergunta no início ou no meio do post perde eficácia e perde-se no meio da restante informação.

Sabemos que cada negócio tem a sua especificidade. Estas são dicas que se adequarão à maioria dos casos.
O que acha? Concorda? :)

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • A sexta feira já não é um bom dia para publicar… Vídeos funcionam melhor à noite e durante o dia é quando funcionam melhor os posts com excepção da hora do almoço e final do dia de trabalho…

  • Miguel Nascimento

    Olá Mariana! Muito obrigado pela sua participação. Um dos objectivos da publicação deste tipo de artigos é justamente tomar consciencia que existem outras sensiibilidades e experiencias para cada caso. Sem dúvida que a partilha de experiencias é um dos nossos maiores objectivos e desafios.

  • Miguel Bacelar

    Concordo em geral. Acrescentaria o colocar um comentário adicional e pontualmente no post. Penso que este gesto poderá potenciar um refresh do post e fazer com que volte a surgir nos feed’s de notícias dos contactos.

    De igual forma, penso que colocar um post durante a manha ou da tarde, numa altura em que os nossos contactos não estão activos, fará com que o nosso post seja”ultrapassado” por outros que vão surgindo e, na altura em que os contactos estiverem activos este já não surja “vivo”. Pelo menos esta a minha experiência com os meus post’s particulares.

  • Não descures posts compridos, quando há interesse há vontade.

    E as horas a que funcionam melhor os posts, bem, isso depende um pouco da indústria e das pessoas que estão do lado de lá do computador (ou aparelho móvel).

    No entanto, bom post, curto, rápido e informativo.

  • Miguel Nascimento

    Olá João. Muito obrigado pela sua participação. Efectivamente o interesse é fundamental. E claro, a industria em questão não pode ser esquecida.

  • Miguel Nascimento

    Olá Miguel. Sim, sem dúvida, um comentário estratégico no post é sempre útil pois fará com que volte ao topo. Muito obrigado pela sua participação.