5 Dicas Práticas Para Melhorar a Presença Nas Redes Sociais

Para uma empresa ou pequeno negócio não basta marcar presença nas redes sociais, é necessário adoptar a postura certa, planear a estratégia e definir objectivos específicos para essa presença. É preciso ter em consideração que o sucesso empresarial passa, hoje em dia, por estratégias online bem definidas, onde as marcas podem comunicar, criar e solidificar relacionamentos.

Para o ajudar a definir um correcto posicionamento junto do seu público, deixo-lhe 5 dicas que deverá ter em consideração na sua estratégia empresarial nas redes sociais.

dicas-redes-sociais

1. Atribua a tarefa a uma única pessoa

Seleccione um gestor qualificado para gerir as suas redes sociais. Pensar que qualquer colaborador “dará um jeito” em caso de necessidade, não irá funcionar. Além disso, a gestão da página feita por muitas pessoas não cria relacionamentos. Cada colaborador vai interpretar, responder e interagir com a comunidade à sua maneira, não criando uma única identidade empresarial.

2. As páginas de empresa não são pessoais

Caso seja você próprio a fazer a gestão das redes sociais, evite mensagens pessoais na página da empresa. Guarde as suas opiniões e temas polémicos para o seu perfil individual. Nunca comente a concorrência, mesmo que em termos comparativos. Tente que os seus consumidores também não o façam, não é elegante fazerem-no na sua página.

3. Muito pode ser o mesmo que nada

A comunicação deve estar em constante actualização, no entanto demasiadas publicações irrelevantes podem afastar o seu público. Coloque conteúdos interessantes que facilitem a partilha e fomentam a interacção.

4. Fique atento ao seu público

Jamais entre em confronto verbal com os seus seguidores ou fãs. Poderá ou não responder a todos os comentários (esta tarefa pode ser quase impossível), mas deverá dar atenção aos focos de insatisfação generalizados. Um único post da sua parte pode ser suficiente para responder a dezenas de comentários. Uma reclamação mal gerida pode efeitos devastadores, esteja atento.

5. Partilhe estatísticas e estabeleça objectivos

Faça saber aos seus fãs que chegou a uma marca histórica ou que atingiu um determinado record de interacções ou partilhas. Fale de si e de como os seus seguidores o ajudaram a crescer. Agradeça e dê os parabéns. Crie uma meta atingível de crescimento e partilhe o sucesso.

Comunicação, visibilidade e partilha e interação. Estabeleça uma dinâmica positiva que assente nestes 4 pilares e caminhará para o sucesso!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Daniel

    Boas dicas. A figura de gestor de redes sociais já começa a aparecer entre nós, estou a preparar um serviço desse género.

    Obrigado

    http://netlucros.com

  • Miguel Nascimento

    Sem dúvida, é cada vez mais importante. Muito obrigado pela participação Daniel.