5 Dicas Para Explorar Ao Máximo a Sua Página de Facebook

Apesar da mudança das páginas de Facebook para Timeline ser recente, e talvez também por isso, é comum encontrar-se páginas cujo novo layout (timeline) não está a ser devidamente aproveitado.

É importante tirar vantagens deste novo layout para potenciar o impacto e desempenho da sua página do Facebook, e por isso deixo-lhe 5 dicas, que na minha opinião, vale bem a pena explorar.

otimizar pagina facebook

1 – Use Tabs Personalizadas

Tabs personalizadas são tabs (ou páginas) externas ao Facebook e que se podem adicionar à sua página (de facebook) como forma de lhe dar mais funcionalidades, integração com conteúdos externos, entre outras funções importantes, em que o exemplo mais comum era a criação de uma landing page (ou página inicial) que era apresentada quando alguém visitava uma página de Facebook que tivesse essa função ativa.

O fato do layout das páginas ter mudado para timeline, e agora já não ser possível atribuir uma landing page por defeito, não implica que tenham perdido a sua função ou potencial.

Para os mais distraídos, até à mudança das páginas para timeline, era possível seleccionar uma página personalizada para aparecer quando se visitava a homepage de uma página no Facebook. Ora, agora com a timeline, isso já não é possível.

No entanto, as páginas continuam a ter o seu papel importante na atribuição a uma página de Facebook de algo tão importante como conteúdo, funcionalidades, interactividade e maior conversão de fãs.

Através destas páginas, é possível um sem número de coisas, como criar páginas para aumentar a conversão de fãs (com incentivo ao “Gosto” ou “Curtir”), integrar conteúdos do seu site, criar páginas para passatempos ou sorteios, entre muitas outras possibilidades.

A versatilidade do uso destas aplicações, confere a uma página de Facebook, um potencial de implementação enorme que é muito difícil alcançar sem elas.

2 – Use Call to Action Claros e Bem Visíveis

Use (mas não abuse) de call to action claros e com boa visibilidade. Isto porque é importante, não só que tenha bem definidas quais são as prioridades para a sua página de Facebook, mas também que diga claramente aos visitantes da sua página o que quer que eles façam.

Quer que partilhem conteúdos? Que cliquem em Gosto? Que comentem na sua página? Que enviem fotos? Etc. Seja o que for, é necessário que seja claro e que, tal como deve ser importante para si, essa importância deve-se reflectir no destaque que dará a estas comunicações na sua página.

Mas tenha atenção para não pedir demais, pois isso pode fazer com que acabe sem nada. Isto é, não peça aos seus visitantes para clicarem “gosto”, enviarem fotos, votarem numa sondagem, partilharem um conteúdo e ainda para dizerem a todos os seus amigos que a sua página é a melhor do mundo. Sim, exagerei um pouco, mas era só para ilustrar melhor a ideia :)

3 – Ordene as Aplicações e Opções Consoante a Importância

Como já deve ter reparado, por baixo da imagem de topo da sua página do lado direito, aparecem umas imagens com 111 x 78 px que representam o menu entre as várias aplicações que tem instaladas e configuradas na sua página.
Ora, nesta fase, talvez pela mudança para a timeline ser ainda algo recente, é comum encontrar-se páginas que não têm as suas apps organizadas.

A questão é que agora, quando se visita uma página, só aparecem visíveis por defeito 4 aplicações, mesmo que tenha 10 instaladas. Por isso é importante que escolhas as que são mais importantes para si para atingir os objectivos que se propõe com a sua página e as coloque nesses primeiros 4 slots (espaços), sendo que o primeiro está reservado para as fotos, o que faz com que restem 3 espaços. Estes, são espaços de eleição para garantir maior visibilidade para as aplicações que deseja que tenham maior visibilidade, já que o utilizador para ver as restantes aplicações, têm de clicar na seta que aparece a meio do 5º espaço , que aparece apenas parcialmente visível, para que seja feito o drop-down e se visualiza todas as apps.

4 – Explore os Novos Espaços

A mudança das páginas para timeline também trouxe com ela, alguns novos espaços, ou maior visibilidade para algumas mensagens.

Principalmente no que diz respeito a:

  • imagem de criação da empresa, site, negócio, ou o que quer que seja que a página diz respeito
  • criação de milestones ou mensagens, momentos ou eventos importantes que merecem mais destaque, e que podem também usar imagens grandes 843 x 403 px.

Estas imagens irão aparecer na página em toda a sua largura, o que é excelente para garantir maior visibilidade para estes conteúdos.

Use-os com tato e moderação e apenas para aquilo que é realmente importante, para evitar o desgaste evidente que causará o seu uso abusivo e a perda de interesse pelos destaques.

5 – Mude a Imagem de Topo da Página

Este é sem dúvida um dos pontos mais importantes do primeiro contato que os utilizadores têm com a sua página.

E como todas as imagens com muito destaque, por mais interessantes eu sejam, passado algum tempo, começa a ter o efeito de desgaste natural de qualquer imagem que tem a visibilidade que esta tem. Por isso, é uma atitude inteligente ir mudando ou alternando a imagem de topo com outras e até mesmo ir vendo se surgem comentários sobre alguma delas que se destaque das outras, ou que recolha mais preferências, etc.

De qualquer forma, esta rotatividade irá tornar a (re)visita à sua página mais interessante para os utilizadores.
Não creio que seja necessário mudar com muita frequência, mas a maior ou menor periodicidade depende essencialmente da utilização e fluxo de visitas que a sua página têm.

Conclusão

A mudança é recente, mas há que aproveitar, pois enquanto uns fazem, outros ficam a ver. E no Facebook, como em tantas outras áreas, é preciso explorar o potencial de uma página ao máximo, independentemente de se investir em publicidade ou não, pois o potencial da página está lá.

Brevemente voltarei a este tópico para publicar mais dicas para dinamizar a sua página de Facebook.

Espero que tenha gostado das dicas e que estas o(a) ajudem a melhorar o desempenho da sua página do Facebook.
Se quiser acrescentar mais alguma dica, será (como sempre) bem-vinda!

Já agora, já viu a nova página do Web Marketing no Facebook?

  • Pedro Couto

    Caro João, tenho andado desfazado, e serei o último a chamar-me de perfeito, mas no seu Facebook “começe aqui” não é com “ç”. É sem cedilha, como em francês, você, merece, etc. Um abraço!

  • @283d17a300598ed81b6d98c055a80f7e:disqus 

    Olá (e seja bem aparecido) Pedro.
    Não sei do que está a falar :) 
    “E esta hein?”

    Abraço,
    JR

  • Carla Lavinha

    Boa tarde Sr. João. Estou com um dilema muito grande, sabe-me dizer como posso importar galerias fotográficas completas do facebook para o site? 
    email  ccclavinha@hotmail:disqus .com
    Cumprimentos
    Carla

  • @cf918d5765b40a3c6a23af2986045c41:disqus 

    Boa tarde Carla,

    Já lhe respondi por email, conforme o seu pedido.
    Como lhe disse no email, não precisa ser tão formal por aqui. Este é um ambiente que se quer descontraído :)

    Espero tê-la ajudado!

    JR

  • Pingback: Como Transformar Um Perfil Individual Numa Página no Facebook | Web Marketing PT()