Quais os Links Mais Importantes? Internos ou Externos?

Qualquer webmaster ou blogger deseja sempre ter mais e melhores links a contribuirem para melhorar a navegabilidade no seu site, assim como os seus rankings nos motores de busca.
No entanto, como tudo na vida, os links não são todos iguais, e aqui como em outras áreas, é importante conseguir perceber quais são os melhores links.

links-externos-internos

Para qualificar os links como melhores ou piores, podemos analisá-los em várias vertentes. Nomeadamente, localização, tipo de link, texto âncora e ainda, número de links na mesma página, reputação do domínio/site e qualidade da página (pagerank). Podendo haver mais alguns elementos, estes são os principais.

Outra análise importante e realizar é, quando está a encaminhar os seus esforços para otimizar o seu site para o Google (ou para os motores de busca em geral), decidir como vai dividir o seu empenho na criação de mais links internos no seu próprio site ou externos ao mesmo.

Considerando que links internos são links que se encontram no seu site e que apontam para outras páginas também dentro do seu site, e que, links externos são links que estão em outros sites que não o seu, mas que é para este que apontam, será igualmente válido que se pergunte se vale mais o investimento na criação de links internos ou links externos.

Um elemento que é fundamental ter em mente é que um link é um elemento muito importante em termos de SEO, mas também igualmente importante em termos de usabilidade e navegação, isto é, um link bem colocado num texto pode contribuir de forma decisiva para o aumento de interação do utilizador com o site em questão. Mais ainda se estiver corretamente contextualizado e apontar para uma página altamente relevante com o seu texto âncora.

Além disso, é sempre um elemento preponderante no melhoramento da navegação interna de um site, pois não só aumenta o número de interações do utilizador com o site, como o “encaminha” para conteúdos altamente relevantes para ele.

Esta correlação aumenta a qualidade da experiência do utilizador, pois permite-lhe facilmente navegar entre conteúdos que estão relacionados emntre si, e que são do interesse do utilizador.

Normalmente a componente de SEO de um link é sempre a mais analisada e a mais procurada, no entanto, é muito importante que tenha em consideração que aspetos como a usabilidade e interatividade de um site são, ou podem ser, tão importantes como a de SEO (puro).

Ao considerar que numa perspetiva de SEO, são analisados aspetos importantes como o tipo de link: follow ou no-follow, localização do link, reputação do domínio/página, entre outros, é igualmente importante que, sejam tidos em conta os outros aspetos que são determinantes e que podem contribuir para um melhor ou pior desempenho desse link.

Se um link externo pode trazer link juice (Link Juice: transferência de reputação, qualidade, PageRank entre páginas), melhoramento nos rankings, visitas de outros sites, um link interno pode aumentar o volume de páginas vistas, o tempo de retenção, o aumento de interatividade e até o aumento de conversões.

Colocadas as coisas desta forma, até parece que estamos perante um dilema: Deve então apostar na criação de links externos ou links internos?

Honestamente, eu não descurava nem um nem outro, porque são ambos importantes e ambos os tipos de links têm as suas funções específicas. Mas, eu diria que, se vai receber pessoas em sua casa, antes de se preocupar com o pavimento da entrada, deve-se preocupar primeiro com as condições dentro da casa proprimanete dita, priveligiando a criação de um ambiente confortável e que proporcione uma boa experiência às suas visitas.

Com isto quero dizer que, investir muito tempo e/ou dinheiro na criação de links externos nunca será uma tarefa tão rentabilizada se não tiver criado uma boa “rede” de links internos de qualidade e que melhorem a experiência do utilizador no seu site.

Há sempre (pelo menos) 2 formas de ver o copo: meio cheio ou meio vazio.

Por outro lado, se uma página tem muitos backlinks (ou links externos) e muito poucos ou nenhum link interno dá um pouco que pensar, já que, se o conteúdo é assim tão importante então porque é que o próprio site onde ele se encontra não lhe dá essa relevância? Poderá até parecer suspeito aos olhos do Google, quem sabe?

Esta é a minha recomendação. Qual é a sua opinião?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pedro Menezes Pereira

    Belo artigo. Contudo a meu ver o SEO off-page de hoje tem de ser o mais completo possivel. Assim os links internos para mim são tão importantes como os link externos. E estes links são apenas uma pequena parte de todo um planeamento de SEO que é necessário fazer……venham mais artigos excelentes como sempre….

  • @a1a979f8434cafcb974dc456d01fa92b:disqus

    Obrigado pelo comentário Pedro!
    É sempre bom termos feedback dos conteúdos :)
    Estou absolutamente de acordo.. O processo de otimização, é cada vez mais um processo que engloba várias “frentes”.

  • Delta Media

    Parabéns pelo artigo, fica o contato do meu site.

    http://www.deltamedia.com.br