O Que é SMO e Quais São As Regras Básicas do SMO

SMO significa Social Media Optimization, ou em português; Otimização de Sites para as Redes Sociais.

O que quer dizer que, SMO, que é uma vertente do SEO, assenta os seus princípios na implementação de algumas técnicas para os seus conteúdos estejam corretamente otimizados para a sua partilha nas redes sociais.

O grande objetivo do SMO, à semelhança do SEO, é atrair mais visitas para o seu site ou blog, e consequentemente, converter mais visitas em clientes ou assinantes.

smo

Para que o SMO possa ser implementado com sucesso, existem algumas “regras” base que são importantes e que deve ter sempre em consideração nos seus projetos, de forma a que os seus conteúdos estejam devidamente otimizados. Poderá haver mais algumas, mas estas são (a meu ver) essenciais:

– Criar Conteúdos Com Qualidade (este é sempre importante)

Criar conteúdos com qualidade é, essencialmente, um dos mais importantes fatores, senão o mais importante, para conseguir atrair visitas de forma natural.

A qualidade será, naturalmente reconhecida pelos leitores e partilhada de forma voluntária com os seus amigos nas redes sociais, o que, naturalmente, aumenta exponencialmente, a visibilidade do seu conteúdo.

– Facilitar a Partilha dos Conteúdos

Mais ou menos óbvio, o facilitar a partilha, aumenta a probabilidade desta ocorrer, isto, é, caso disponha dos essenciais botões de partilha nas redes sociais, irá aumentar a probabilidade do seu conteúdo ser partilhado, pois o esforço para proceder à partilha é inferior a copiar o endereço e partilhá-lo numa rede social.

Aqui o leitor/visitante, só precisa clicar no respetivo link da rede social em que pretende partilhar o conteúdo, e é praticamente automático com 2 cliques no rato.

– Promover a Partilha dos Conteúdos

Embora o caminho possa estar aberto para a partilha ocorrer, é sempre boa ideia, promovê-la, como forma de aumentar a probabilidade dela ser realmente feita.

Isso pode ser feito através de convite direto (ex: “Partilhe com os seus amigos”, etc), bem como da disposição clara e boa colocação dos botões de partilha.

– Recompensar os Backlinks Que São Criados

Ao surgirem backlinks criados pelos utilizadores, é importante reconhecer este feito e mostrar ao utilizador que criou o backlink, que você agradece o feito.

Como já tive oportunidade de dizer, os backlinks são muito importantes em termos de otimização, por isso, se um utilizador cria um backlink para o seu conteúdo de forma espontânea, reconheça esse gesto, através de um comentário no site ou blog onde o backlink foi criado, ou retribua o gesto, partilhando o seu conteúdo nas redes sociais.

Não só potenciará a visibilidade do conteúdo onde consta o backlink, mas também mostrará reconhecimento pela criação desse link.

– Recompensar o Engagement

À semelhança do ponto anterior, é importante reconhecer a partilha dos seus conteúdos nas redes sociais.

Isso pode ser feito através de um “Gosto” na partilha que o utilizador fez no Facebook, por exemplo, ou através de um “Retweet” no Twitter, ou até, por um comentário ou agradecimento pelo gesto.

Através deste pequeno gesto, fará com que o utilizador veja que você reconheceu a sua atitude, o que é sempre importante. Quem é que não gosta ser reconhecido?

Naturalmente haverão mais regras ou dicas, mas estas parecem-me as mais básicas e essenciais para que possa implementar SMO nos seu projetos, e por isso, fiz questão de os partilhar.

Espero ter ajudado a clarificar a importância destas “pequenas” regras podem ter no aumento de visibilidade dos seus conteúdos.

Se quiser juntar mais alguma dica, esta será bem-vinda!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!