O “Novo” SEO Pós Panda e Pinguim

Depois das últimas alterações do algoritmo do Google, o Panda e o Pinguim, algumas pessoas começaram a questionar a eficácia do SEO, e se não seria por causa disso que foram criadas algumas destas actualizações que tiveram impactos enormes nos rankings e nas práticas corretas e eficazes de optimização de sites para os motores de busca.

novo-seo

A resposta é clara, não foi por causa do SEO que foram feitas as actualizações do algoritmo, e o SEO continua a ser uma excelente forma de captar tráfego gratuito a partir dos motores de busca.

O que realmente mudou, com estas atualizações foi alguns conceitos de boas práticas, que no fundo já vinham sendo indicadas como válidas em pequenos “alertas” que, de alguma forma, o Google ia lançando.

O que acontece agora, é que, foram implementadas essas boas práticas em termos de algoritmo, o que fez com que houvesse muitas alterações nos rankings e também em termos de link building.

Irei abordar em maior detalhe as principais alterações que o SEO sofreu com estas modificações, mas o mais importante neste momento, é que se foque naquilo que já eram as boas práticas e tenha muito presente que, regra geral, aquilo que já era penalizado ou desaconselhado antes, agora é ainda mais!

Infelizmente, ainda hoje se vê muitas pessoas tentarem usar atalhos para ganharem links para os seus sites, por exempo, através de spam em comentários em blogs ou práticas semelhantes. O que, por um lado me custa a perceber como é possível, mesmo depois de estar espalhado pela internet que é uma péssima prática. Sinceramente acho que isso já roça o limiar da burrice.

De qualquer forma, por outro lado, isso é ótimo para mim e para si, que não fazemos essas asneiras, e, como tal, temos a beneficiar com o desleixo dos outros.

Talvez agora, com o tempo e o Google lançar cada vez mais atualizações dos seus animais, essas mentes mais resistentes, percebam a mensagem. Caso contrário, nós continuaremos a beneficiar dessa “desaprendizagem”.

Um outro aspeto a ter em atenção é que este “novo SEO” além de ter mais foco na qualidade dos conteúdos e dos links, é também mais “social”, isto é, dá um outro destaque e importância à existência de referências sociais, ou referências nas redes sociais, como elemento a considerar para construir a importância e reputação de determinado site ou conteúdo.

Aqui, não será suficiente criar contas e páginas nas redes, mas também saber como gerir a publicação de conteúdos de forma a obter mais retorno e visibilidade. Naturalmente, que além dos benefícios diretos inerentes a essas boas práticas, será mais um indicador para a otimização desse mesmo conteúdo.

Espero que tenha gostado do artigo e que fique atento, pois brevemente irei entrar em detalhe sobre as mudanças mais relevantes em termos de SEO, e que lhe poderão permitir melhorar o ranking do seu site.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!