Excelente Software Gratuito de SEO

É cada vez mais importante “cuidar” da vertente SEO do seu site, por força a conseguir aumentar as visitas do seu site de forma gratuita.

Mesmo que complemente a vertente SEO com outras campanhas de captação de tráfego, o que não deixa de ser boa ideia, seja através de compra direta de publicidade, seja através de PPC (Pay Per Click) – Google Adwords ou outro, para conseguir acompanhar a evolução do seu trabalho, precisa de algum tipo de software de monitorização do desempenho do site junto dos motores de busca, caso contrário, é complicado perceber como está a resultar o seu trabalho.

Como já tive oportunidade de referir aqui no Web Marketing, para os meus sites e para os sites dos meus clientes, eu utilizo o Web CEO Professional Edition, que é um software pago, custa cerca de $499 USD, mas é muito completo.

Mais tarde, farei outro artigo ou um vídeo para demonstrar como funciona o Web CEO, mas é muito bom. E já agora, podem sempre fazer o download da versão Trial do Web CEO para ter uma ideia do seu funcionamento e potencial.

De qualquer forma, nem todos têm a possibilidade de pagar $499 por um software de SEO, por isso tenho vindo a divulgar algumas ferramentas gratuitas que, não sendo a mesma coisa, nem nada que se pareça, sempre ajudam a ter determinado tipo de informação que é importante nesta área.

A ferramenta que vou falar hoje é o Woorank.

O Woorank é uma ferramenta online gratuita que lhe permite ter acesso a muita informação sobre o seu site em termos de otimização on-page e otimização off-page, que são os dois pilares que compõem o processo de otimização de um site.

Para ilustrar o tipo de informação e potencial de utilização do Woorank, submeti o url do Web Marketing, para que possa visualizar a informação que é disponibilizada, que estou certo que vai concordar comigo, é mesmo muito útil.

Não vou entrar em detalhes sobre o que significa cada item da informação, pois já abordei isso quando falei sobre otimização on-page, mas em termos de SEO on-page, pode ver que os principais itens são analizados pelo Woorank.

Ainda no que respeita à otimização on-site, o Woorank analiza fatores como XML Sitemaps, robot.txt, entre muitos outros.

Já no que diz respeito à otimização off-page, o Woorank analiza os backlinks, a presença em alguns diretórios de sites de maior importância e os backlinks de social media, entre outros.

Sendo uma ferramenta gratuita, não se pode exigir o mesmo tipo de desempenho de um software pago, mas ainda assim, achei muito interessante, e estou certo que ajudará muitas pessoas que dependem de ferramentas gratuitas para poder aceder a este tipo de informação.

Experimente colocar o domínio do seu site no Woorank para ver os resultados, e depois deixe aqui a sua opinião!

Comments (15)
  1. Tomé Ferreira 13 Janeiro, 2011
  2. Joao Rodrigues 13 Janeiro, 2011
  3. Joao Rodrigues 13 Janeiro, 2011
  4. Rede União de Blogs 19 Janeiro, 2011
  5. Joao Rodrigues 19 Janeiro, 2011
  6. Charles David Web 29 Novembro, 2011
  7. Joao Rodrigues 29 Novembro, 2011
  8. Eder 17 Dezembro, 2011
  9. Fabio 7 Fevereiro, 2012
  10. Joao Rodrigues 7 Fevereiro, 2012
  11. Sac 14 Fevereiro, 2012
  12. Joao Rodrigues 15 Fevereiro, 2012
  13. sagrafismo 4 Abril, 2012
  14. Joao Rodrigues 4 Abril, 2012
  15. Kevin 16 Fevereiro, 2015