Excelente Software Gratuito de SEO

É cada vez mais importante “cuidar” da vertente SEO do seu site, por força a conseguir aumentar as visitas do seu site de forma gratuita.

Mesmo que complemente a vertente SEO com outras campanhas de captação de tráfego, o que não deixa de ser boa ideia, seja através de compra direta de publicidade, seja através de PPC (Pay Per Click) – Google Adwords ou outro, para conseguir acompanhar a evolução do seu trabalho, precisa de algum tipo de software de monitorização do desempenho do site junto dos motores de busca, caso contrário, é complicado perceber como está a resultar o seu trabalho.

Como já tive oportunidade de referir aqui no Web Marketing, para os meus sites e para os sites dos meus clientes, eu utilizo o Web CEO Professional Edition, que é um software pago, custa cerca de $499 USD, mas é muito completo.

Mais tarde, farei outro artigo ou um vídeo para demonstrar como funciona o Web CEO, mas é muito bom. E já agora, podem sempre fazer o download da versão Trial do Web CEO para ter uma ideia do seu funcionamento e potencial.

De qualquer forma, nem todos têm a possibilidade de pagar $499 por um software de SEO, por isso tenho vindo a divulgar algumas ferramentas gratuitas que, não sendo a mesma coisa, nem nada que se pareça, sempre ajudam a ter determinado tipo de informação que é importante nesta área.

A ferramenta que vou falar hoje é o Woorank.

O Woorank é uma ferramenta online gratuita que lhe permite ter acesso a muita informação sobre o seu site em termos de otimização on-page e otimização off-page, que são os dois pilares que compõem o processo de otimização de um site.

Para ilustrar o tipo de informação e potencial de utilização do Woorank, submeti o url do Web Marketing, para que possa visualizar a informação que é disponibilizada, que estou certo que vai concordar comigo, é mesmo muito útil.

Não vou entrar em detalhes sobre o que significa cada item da informação, pois já abordei isso quando falei sobre otimização on-page, mas em termos de SEO on-page, pode ver que os principais itens são analizados pelo Woorank.

Ainda no que respeita à otimização on-site, o Woorank analiza fatores como XML Sitemaps, robot.txt, entre muitos outros.

Já no que diz respeito à otimização off-page, o Woorank analiza os backlinks, a presença em alguns diretórios de sites de maior importância e os backlinks de social media, entre outros.

Sendo uma ferramenta gratuita, não se pode exigir o mesmo tipo de desempenho de um software pago, mas ainda assim, achei muito interessante, e estou certo que ajudará muitas pessoas que dependem de ferramentas gratuitas para poder aceder a este tipo de informação.

Experimente colocar o domínio do seu site no Woorank para ver os resultados, e depois deixe aqui a sua opinião!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá Joao.

    Acabei de fazer o teste. Muito interessante.
    Estou estudando os resultados para ver se decifro alguma coisa, porém algo me chamou atenção e gostaria de saber se é algo muito prejudicial, por favor.
    Está relacionado ao W3C. A mensagem é:
    “W3C validityInvalid (152 errors, 20 warnings)” “Hide advice Low impactDifficult to solveUse valid markup that contains no errors. Syntax errors can make your page difficult for search engines to index.”
    “To fix the detected errors, run the W3C validation service.”
    Sei que tem a ver com indexação de páginas, mas não sei como resolver!?!?!

    Muito bom artigo!
    Grande abraço!

  • Olá Tomé,

    Obrigado!
    Dependendo da gravidade dos erros, estes podem ser mais ou menos preocupantes.
    Essa validação está relacionada com o código do site e a forma como este está construído e organizado.
    Se forem low impact, não é preocupante, se forem high impact, convém dar uma vista de olhos e ver o que pode fazer para melhorar o código ou eliminar esses erros.

    Espero ter ajudado.
    Abraço,
    JR

  • Olá Tomé,

    Obrigado!
    Dependendo da gravidade dos erros, estes podem ser mais ou menos preocupantes.
    Essa validação está relacionada com o código do site e a forma como este está construído e organizado.
    Se forem low impact, não é preocupante, se forem high impact, convém dar uma vista de olhos e ver o que pode fazer para melhorar o código ou eliminar esses erros.

    Espero ter ajudado.
    Abraço,
    JR

  • No report yet for portaluniao.com

    Game Over?

  • Tente novamente que já funciona.
    Eu testei agora mesmo e deu-me resultado.

  • Realmente Interessante este programa

  • @CharlesDavidWeb:disqus 

    Obrigado pelo comentário Charles.
    Ainda bem que achou útil!

  • Gostaria de alavanca meu blog http://downloadespert.blogspot.com/

  • Fabio

    OLá joão,

    Tentei colocar o meu dominio mas acusa url inexistente para todos os meus sites.

    abraço

  • @0beff6fe58644cba70655c6fc16d5025:disqus 

    Olá Fabio,

    Experimente colocar o seu domínio sem o http e sem o http://www. 
    (exemplo: webmarketingpt.com)
    Testei novamente e funciona corretamente.

    Abraço,
    JR

  • Sac

    Olá 
    Muito bom o poste do site 
    vou usar em meu site
    para promove-lo

  • Obrigado pelo comentário!

  • Caro João Rodrigues, tenho utilizado o Woorank durante algum tempo o que me tem dado uma boa ajuda na otimização de sites, uma vez que ainda não possuo estrutura para ter um software pago. No entanto a partir de determinada altura deixei de o poder utilizar pois remete-me para a subscrição de um plano pago. Pode dizer-me algo acerca desta situação uma vez que o software Woorank é aqui mencionado como grátis? – Um abraço.

  • @twitter-489378926:disqus 

    Obrigado pelo comentário.
    O Woorank mudou um pouco desde a altura em que foi escrito este artigo, mas mantém uma possibilidade de utilização gratuita, desde que só faça uma utilização por semana.
    Se precisar de fazer mais que isso, então só utilizando um plano pago.
    Espero ter ajudado.
    Abraço,
    JR

  • Kevin

    Software de monitoramento de 360 graus computador (iMonitor EAM pode gravar todas as atividades do computador, incluem teclas, atividades da prancheta, screenshots, documentos de arquivo (copiar, mover, colar, excluir, renomear, criar), os trabalhos de impressão, E-mail, webmail (Gmail, Yahoo e-mail, Hotmail e qualquer outro webmail popular), o uso de armazenamento on-line, transferência de arquivos FTP, sites, buscas, downloads de arquivos, uso e tempo do programa, Skype, QQ, ICQ, AIM, Google Talk bate-papo, o uso de armazenamento removível, o tráfego de rede de aplicativos, eventos do sistema e assim por diante.) http://pt.imonitorsoft.com/