Como Otimizar os Títulos das Páginas do Seu Site

Otimizar os títulos das páginas do seu site é um dos pontos básicos e fundamentais, não só no processo de otimização para os motores de busca (SEO), mas também em termos de apoio à navegação e usabilidade, e também como fator decisivo para aumentar as visitas ao seu site.

Independentemente do motivo, ainda há muitos sites que não têm os títulos das suas páginas devidamente otimizados, seja por não estarem minimamente trabalhados, ou por não estarem bem aproveitados.

Não fosse a otimização dos títulos das páginas de um site, um aspeto muito importante, e que contribui bastante no apoio à identificação dos conteúdos das páginas, é necessário dedicar-lhe alguma atenção, de forma a poder usar este espaço único e priveligiado para colocar textos relevantes e identificativos dos respetivos conteúdos.

De facto, é um espaço que, pelas suas características, merece uma atenção especial, para poder ser utilizado ao máximo, e com isso recolher muitas vantagens.

Vejamos algumas:

Apoio à Navegação e Usabilidade

Este fator, embora sempre importante, é mais notório em sites com conteúdos agrupados por Categorias.

Vejamos um exemplo de um site de Eventos. Dentro dos vários tipos de eventos, existem eventos corporativos, congressos, ocasiões especiais, festas de aniversário, festas infantis, entre outros.

Ao visitar este site (de exemplo), e independentemente das suas outras caraterísticas de navegação e usabilidade, um dos elementos que está sempre presente e com bastante destaque na barra do seu browser é o Título da Página.

Assim, e partindo do pressuposto que a estrutura do site está corretamente elaborada e implementada, haveria um item de menu que seria “Eventos”, e dentro desta opção de menu, estariam os vários tipos de eventos.

Ao consultar um destes tipos de eventos, por exemplo: “Congressos”, seria de todo aconselhável que o título da página fizesse uma referência clara a “Congressos”, pois desta forma, mesmo que o utilizador se distraísse por alguns momentos com uma chamada telefónica ou qualquer outra interrupção, além dos elementos visuais que constam no conteúdo da página, que podem ser mais ou menos caraterísticos deste tipo de evento, um elemento que o ajudaria facilmente a identificar a página do site onde se encontra, seria o título da página.

Da mesma forma, se o utilizador for como eu, e ter frequentemente várias Tabs abertas em simultâneo, ao ler o título da página que está visível nas várias tabs do browser, facilmente identifica qual a tab que pretende (re)visitar.

Otimização para os Motores de Busca (SEO)

Embora possa parecer mais ou menos óbvio para a maior parte dos leitores do Web Marketing, pois já publiquei vários conteúdos sobre SEO, não nos podemos esquecer que não temos todos o mesmo grau de conhecimentos.

No que respeito ao processos de otimização de um site para os motores de busca, a correta colocação de títulos descritivos dos conteúdos das páginas é algo muito valorizado.

Como é óbvio, não será por isso que conseguir chegar ao primeiro lugar no Google, mas, além de ser necessário ter sempre presente que o processo de SEO, é um processo que engloba muitos aspetos, aproveitar o espaço privilegiado dos títulos das páginas para colocar keywords relevantes para o conteúdo da página, não é mais que uma atitude inteligente.

Utilizando o exemplo que referi atrás, seria de todo aconselhável que, a página “Congressos”, tivesse esta keyword no título da página, além do título da categoria “Eventos”.

Se eu tivesse de escolher um título para esta página, seria, por exemplo algo do tipo:

“Congressos – Eventos de todo o tipo é com a Nome da Empresa”

Repare, que não enchi o título com keywords ridículas ou com texto não relacionado, e ao mesmo tempo, dei o devido destaque ao conteúdo principal da página e ao contexto em que ele se enquadra neste exemplo em particular.

Não tem obrigatoriamente de seguir esta fórmula, até porque não é única. O que é realmente importante é que perceba a lógica, para que possa implementá-la no seu site.

Incentivo ao Clique e Aumento de Visitas

Este talvez seja o motivo menos óbvio (ou não), mas sem dúvida, igualmente importante.

Concerteza já poderá ter reparado que, quando faz uma pesquisa no Google, e este lista os resultados da sua pesquisa, um dos elementos que tem mais destaque na página dos resultados, é, nada mais, nada menos que, (tambores…….) o título das páginas! :)

Brincadeiras à parte, se fizer um teste, irá ver que existem títulos muito descritivos e ilustrativos dos conteúdos e outros que, são tão genéricos, que os conteúdos podem nem ser muito relacionados com a pesquisa.

Como se isso não fosse suficiente, um título descritivo e bem elaborado, convida ao clique, e consequentemente à visita. Por este motivo, é que o simples fato de melhorar os títulos das páginas do seu site, pode ser determinante para que o utilizador se sinta convidado e com mais vontade de visitar a página em questão.

Dica Rápida: Se quiser que o título de uma página seja lido por completo nas páginas de resultados das pesquisas no Google, tente mantê-los com menos de 60/65 caratéres.

Conclusão

Como disse inicialmente, a otimização dos títulos das páginas, não fará com que chegue ao primeiro lugar no Google, mas em conjunto com outros fatores, certamente tem o seu contributo, além de que, como mostrei, os títulos das páginas, quando bem trabalhados, são muito úteis tanto para o utilizador, como para o incentivo ao clique, que resultará num aumento de visitas provenientes dos motores de busca.

Já parou para ver bem como estão os títulos das páginas do seu site?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Excelente artigo! Deixe-me acrescentar um pormenor que acho subvalorizado: os títulos das páginas são o que “fica” nos marcadores, ou seja quando adicionamos um Favorito / Marcador fica lá o texto do título guardado. Nos browsers modernos isto é PESQUISÁVEL, basta começar a escrever na barra de endereços e o browser pesquisa logo nos títulos.

  • @facebook-1845381709:disqus 

    Ora aí está outra excelente razão para melhorar o mais possível os títulos das páginas.
    Excelente contributo Pedro, obrigado!