Beneficios do SEO ou Optimizacao de Sites para os Motores de Busca

Este artigo é interessante, tanto para quem não tem conhecimento desta matéria, como para quem já tem algumas noções sobre SEO, pois o conhecimento nunca é demais.

Entre as dezenas de formas que existem de aumentar o volume de visitas ao seu site ou ao seu blog, uma das melhores, é sem dúvida a optimização desse site ou blog para melhorar o seu desempenho nas pesquisas dos motores de busca.

Li algures, que cerca de 80% das pessoas que procuram algo na internet, utilizam os motores de busca para encontrarem o que procuram. (até achava que fossem mais)

É claro que, quando alguém procura algo no Google ou outro, não vai ver todos os resultados até à pagina 30 ou 40.
De acordo com um estudo que data de 2008, cerca de 70% das pessoas que utilizam os motores de busca, vêem apenas os resultados da primeira página, e apenas 8% chegam à terceira página dos resultados.

Foto:Foto: Freefoto

Ora, se considerarmos que em 2002, o mesmo estudo revelava 48% e 19% respectivamente para os mesmos comportamentos, podemos concluir que:

– esta mudança comportamental aumenta consideravelmente a importância de estar presente nas primeiras páginas dos resultados (de preferência na primeira)

– esta tendência, a continuar a verfificar-se, os primeiros resultados irão receber cada vez mais visitas (provenientes dos motores de busca), e os restantes sites, menos.

Além do benefício óbvio de receber mais cliques e visitas para o seu site, foi igualmente identificada outra razão para valorizar a importância de estar presente nos resultados da primeira página dos resultados das pesquisas, é que perto de metade das pessoas inquiridas, acreditam que os sites que aparecem nos primeiros resultados, são autoridades na sua área.

Seja como for, o que é fundamental é que, se pretende encarar a internet como um canal de negócio, seja negócio próprio ou para promoção de programas de afiliados, deve investir um pouco mais de tempo (ou dinheiro, se contratar esse serviço), na optimização do seu site.

Se pensarmos bem, e olharmos para a quantidade de pessoas (e empresas), que investem quantidades consideráveis de dinheiro em publicidade no Google (Google Adwords), possivelmente, estão a passar ao lado de um investimento mais inteligente e rentável, pois a optimização do site, não só pode melhorar o desempenho do site nas pesquisas, mas pode também contribuir para reduzir o custo por clique nas campanhas do Google Adwords.

Parece-me que não restam dúvidas sobre as vantagens de ter o seu site ou blog optimizado.
Caso tenha alguma questão ou queira dar a sua opinião, deixe o seu comentário.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pingback: SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 1 de 6 | Web Marketing PT()

  • Oi João!
    Só para eu ter certeza, os anuncios do Adwords não entram nos resultados orgânicos, né? Ficam só lá em cima e do lado da pesquisa, neh?
    Mas, adianta então fazer campanhas adwords para conseguir chegar aos primeiros lugares? Ou quando acaba a campanha o site desaparece??
    Obrigada!

  • Sandra não é por teres uma campanha adword que o teu site vai ter melhor ranking pelo menos é a minha ideia. Pode ajudar mas será algo do tipo em vez de estares em 4 lugar estás em 3 mas não será muito relevante. Se estiveres na 4ª ou 5ª página não é por criares uma campanha adword que vais para o 1º lugar.
    Pelo menos é a minha ideia.

  • É verdade Sandra, o Nelson disse e bem, que o Adwords não interfere nos resultados orgânicos.
    Normalmente o que acontece até é o contrário, isto é, se o site tiver bem optimizado e com bons rankings, e considerando outros factores, o Google atribui-lhe um Quality Score melhor nas campanhas de Adwords, o que, por sua vez, melhora o CPC e o desempenho da campanha.

  • Isso João é mau para nós lol.
    Quanto melhor tivermos posicionados nos rankings mais o google nos vai cobrar por clique.

  • Ah bom, senão ia ser muita sacanagem.
    Obrigada pelas respostas!

  • Olá,

    Com todas as promoções que tem havido, para incentivar o pessoal a usar o Adwords, eu nunca fiquei minimamente entusiasmado. Pensei sempre que poderia sair-me caro.

    Agora pelas vossas respostas parece que não procedi mal.

    Abraço.

  • Ah sim José! Se você não souber ‘otimizar’ suas campanhas sai bem caro sim, aliás, o que nós ganhamos pelos cliques do adsense não chega nem perto do que os anunciantes pagam para anunciar no adwords…
    É a vida.
    Um abraço!

  • Olá Sandra,

    Na verdade eu pensei que podia sair-me caro mas sem fazer ideia de quanto poderia gastar numa campanha com Adwords, A Sandra sabe por quanto fica? Também deve depender dos dias de duração da Campanha, mas sabe mais ou menos por quanto poderá ficar?

    Abraço.

  • Olha José, eu um dia ganhei 100 dólares para colocar em campanha, coloquei mais 20 e com 120 durou alguns dias, porque você pode colocar o máximo que quer gastar por dia. Não lembro quanto paguei para cada clique, mas saiu caro e não me rendeu nenhuma venda, já que era propaganda para uma loja virtual. Tudo vai de otimizar, existem técnicas e tem um blog de um colega meu que trata só sobre adwords, se se interssar depois te passo o endereço, é bem interessante, ele faz reuniões online uma vez por mês.
    Mas quem investe nisso precisa ser algo de pelo menos 1000 dólares por mês, penso eu.
    Mas me parece que o Nelson utiliza e podemos saber mais detalhes com ele.
    Um abraço

  • Bruno

    Cerca de 0,20 a 0,60 por clique depende da concorrência, veja este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=ClY7Qs9YEu8&feature=player_embedded

  • Então eu paguei 0,60 . O clique mais caro 😛
    Percebi também que exige muita técnica e estudo, senão jogamos mesmo dinheiro fora.
    Um abraço!

  • Bruno

    O que eu disse não é certo pode ser de 0,01 ate 5$ foi só um exemplo 😀

  • Sim, mas a moral da história é mesmo esta:
    Quem não souber optimizar bem as campanhas, desperdiça muito dinheiro.
    Eu sei porque há muito tempo também passei por isso.

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Vocês sabem de alguém que faca campanhas adwords, o pessoal entrega o dinheiro e ele faz a campanha?

  • Obrigado pelas informações. Ainda não sei óptimizar as campanhas. Adwords não é para mim.

    Abraço

  • Bruno

    Eu também não sei, poucos sabem e poucos se arriscam no adwords é complicado…só com experiência e muito “dinheiro perdido” é que se percebe o funcionamento do adwords.

  • Por mais esse motivo do muito “dinheiro perdido”, não é para mim.

  • Sim Bruno, tem empresas especializadas nisso.
    Pessoas que tem muitos clientes e fazem só campanhas Adwords.
    Tem certificação Google Adwords.
    Pesquisem por Jorge Aldrovandi do Clube 14Bis, ele é fera nisso. Talvez o melhor da América Latina;
    twitter.com/jorgealdrovandi
    Um abraço!

  • Não é muito dinheiro perdido.
    Eu tenho alguma experiência e não gastei muito dinheiro. Não sou especialista nem nada parecido mas sei algumas coisas.
    A minha primeira campanha limitei o custo por clique ao máximo de 2 cêntimos por clique. Depois da lista que keywords que escolhi reparei que algumas (as mais concorridas e mais bem pagas) o meu anúncio nem sequer foi mostrado uma vez. Mas descobri outras que até ficava bem colocado em relação ao preço que pagava (quem paga mais fica em 1º) e que mais alguns cêntimos e o 1º lugar era meu. Com isto aprendi algumas coisas e não gastei muito dinheiro.
    E o dinheiro gasto significava 1 visitante para o meu blog por cada 2 cêntimos gastos.
    Não me parece um mau resultado.

  • Nossa Nelson!
    É uma boa tática!
    Desse jeito até eu fiquei com vontade de anunciar!
    Da minha primeira experiência não consegui resultado nenhum.
    Mas gostei da sua estratégia. Mas acredito que também dependa do nicho, pois tem palavras-chave que com 2 centavos nunca irão aparecer, não é mesmo?
    Um abraço!

  • É um bom começo sim Nelson.
    Eu não comecei assim e dei-me mal.
    Aliás a quem não tem muitos conhecimentos de Adwords, é uma boa forma de começar a fazer alguns testes, mas há mais algumas coisas a ter atenção para optimizar a campanha.
    Exact Match, Quality Score, negative keywords, variações de keywords, agrupamento de keywords, conversões, etc.
    Enfim, para começar convém mesmo jogar simples, mas para levar a coisa mais a sério, dá um pouco mais trabalho.

  • Sandra sim pagando apenas 2 cêntimos existas palavras chaves em que o anúncios nunca aparece. Mas em cada anúncio podes criar muitas palavras chaves (dezenas delas) e vais acabar por descobrir algumas com menos concorrência e que podes pagar menos.

    João pois mas para aprender esses conceitos todos e a trabalhar com o sistema é preciso ir testando e aprendendo. Claro que também tive de ler algumas coisas para aprender não é só chegar la e experimentar.

  • Bruno

    Mas Nelson enquanto é e não é especialista o mais certo é perder dinheiro, geralmente é assim.

  • Bruno sim. Eu já fiz algumas asneiras lá no adwords e vou fazer muitas mais. Mas o facto de limitar a perda a 2 cêntimos por clique faz com que não perca muito. Por exemplo um novato que pague logo o valor mais alto para aparecer em 1º vai estar a perder muito mais que eu.

  • Bruno

    Exacto Nelson mas um clique por 2 cêntimos é muito pouco mesmo, que tipo de site anuncia em adwords?

  • Bruno esse valor refere-se à minha primeira campanha que usei para aprender algumas coisas.
    Não faço isso em todas as campanhas.
    O site era o webvicio.com que fala de ganhar dinheiro, dicas para blogs e temas relacionados.

  • Pois é João!
    São muitos fatores que interferem em uma boa campanha, e como você também não tive a esperteza do Nelson e acabei fazendo uma péssima campanha; Caso um dia volte a anunciar, lembrarei dessas dicas.
    Vale a pena para experimentar e ver como funciona.
    Um abraço!

  • Bruno

    E com a restrição ate 2 cêntimos por clique quantas visitas obteu?

  • Ví na prática o que é ter uma página bem indexada e nos primeiros resultados de busca. Fiz vários negócios em pouco tempo, meus olhos voltaram a brilhar! Estava procurando emprego para conciliar duas atividades, mas voltei a acreditar que meu business pode dar muito certo. Estar na primeira página com certeza dá muita credibilidade a empresa!

  • @twitter-429044423:disqus 

    Obrigado pelo comentário Cauã.
    Bons rankings são, de fato, um excelente indicador para os utilizadores que visitam esses sites.