Aplicação Controla Se e Quando o Seu Site Está Offline

Numa era em que a disponibilidade do site assume contornos cada vez mais importantes, até mesmo em termos de contribuição para conseguir bons rankings no Google, utilizar uma ferramenta que o ajude a controlar esse aspeto de forma automática, é, sem dúvida, uma atitude inteligente.

Embora a disponibilidade do seu site seja um dos muitos, não deixa de ser um fator que o pode impedir de chegar ao primeiro lugar no Google, ou pelo menos a lugares cimeiros.

uptime-robot

Existem várias aplicações que o podem auxiliar a controlar a disponibilidade ou uptime do seu site de forma automática, uma delas é o Uptime Robot.

O que é o Uptime Robot

O Uptime Robot é uma aplicação muito simples e intuitiva, (e também por isso optei por falar sobre ela), que faz um controlo periódico do estado de disponibilidade do seu site e que lhe permite de forma rápida e gratuita, ser avisado cada vez que o seu site ficar offline ou indisponível.

Como funciona o Uptime Robot

O Uptime Robot, como disse, monitoriza o seu site de 5 em 5 minutos, a ver se deteta erros (páginas com erros 400 ou 500), e caso encontre, para ter a certeza que não é algo apenas momentâneo, faz mais algumas verificações, nos 3 minutos seguintes. Se se confirmar que o site está a dar erro, então envia-lhe um alerta para o destino que você configurou.

Pode receber os alertas por email, sms, através do Twitter ou por notificações push no seu iPhone, o que é excelente!

Configuração de Alertas de Downtime

É ótimo para qualquer situação, mas em particular, em situações como a de uma cliente que utilizava um fornecedor de alojamento que garantia 99% de uptime, e na realidade o site dela estava imenso tempo offline, o que, como sabemos, resulta em perdas graves tanto em termos de negócio, como em termos de rankings no Google.

Monitorização de Downtime

Para comecar a usar o Uptime Robot, é muito fácil. Basta registar-se (é grátis), inserir o seu, ou seus sites, que pretende que o Uptime Robot faça a monitorização, e escolher qual a forma como pretende ser avisado em caso do site ficar indisponível.

Sim, é só isto :)

Visite o site do Uptime Robot aqui.

Eu uso há já algum tempo e gosto bastante.

Já conhecia? Utiliza algum serviço deste género?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Obrigado João pelo link

  • @twitter-220718161:disqus 
    De nada, ainda bem que achou útil :)

  • Obrigada por esta sugestão! Eu uso o FreeWebMonitoring Support  (grátis, também, como o nome indica), também simples e tem-me sido muito útil. Sempre é mais uma alternativa, que o conhecimento nunca é demais :)
    Abraço
    Madalena Lobo

  • @facebook-100002143513385:disqus 

    Sem dúvida Madalena, ter mais que uma alternativa é sempre bom, não vá haver um pormenor ou outro que seja mais importante e nos faça optar por outra alternativa.Este, enquanto funcionar bem e me mandar os emails a avisar dos problemas, vai-me enchendo as medidas, mas para os outros leitores é sempre mais uma alternativa a considerar!

    Abraço,
    JR