Aplicação Controla Se e Quando o Seu Site Está Offline

Numa era em que a disponibilidade do site assume contornos cada vez mais importantes, até mesmo em termos de contribuição para conseguir bons rankings no Google, utilizar uma ferramenta que o ajude a controlar esse aspeto de forma automática, é, sem dúvida, uma atitude inteligente.

Embora a disponibilidade do seu site seja um dos muitos, não deixa de ser um fator que o pode impedir de chegar ao primeiro lugar no Google, ou pelo menos a lugares cimeiros.

uptime-robot

Existem várias aplicações que o podem auxiliar a controlar a disponibilidade ou uptime do seu site de forma automática, uma delas é o Uptime Robot.

O que é o Uptime Robot

O Uptime Robot é uma aplicação muito simples e intuitiva, (e também por isso optei por falar sobre ela), que faz um controlo periódico do estado de disponibilidade do seu site e que lhe permite de forma rápida e gratuita, ser avisado cada vez que o seu site ficar offline ou indisponível.

Como funciona o Uptime Robot

O Uptime Robot, como disse, monitoriza o seu site de 5 em 5 minutos, a ver se deteta erros (páginas com erros 400 ou 500), e caso encontre, para ter a certeza que não é algo apenas momentâneo, faz mais algumas verificações, nos 3 minutos seguintes. Se se confirmar que o site está a dar erro, então envia-lhe um alerta para o destino que você configurou.

Pode receber os alertas por email, sms, através do Twitter ou por notificações push no seu iPhone, o que é excelente!

Configuração de Alertas de Downtime

É ótimo para qualquer situação, mas em particular, em situações como a de uma cliente que utilizava um fornecedor de alojamento que garantia 99% de uptime, e na realidade o site dela estava imenso tempo offline, o que, como sabemos, resulta em perdas graves tanto em termos de negócio, como em termos de rankings no Google.

Monitorização de Downtime

Para comecar a usar o Uptime Robot, é muito fácil. Basta registar-se (é grátis), inserir o seu, ou seus sites, que pretende que o Uptime Robot faça a monitorização, e escolher qual a forma como pretende ser avisado em caso do site ficar indisponível.

Sim, é só isto 🙂

Visite o site do Uptime Robot aqui.

Eu uso há já algum tempo e gosto bastante.

Já conhecia? Utiliza algum serviço deste género?

Comments (4)
  1. HMMultimédia 30 January, 2012
  2. Joao Rodrigues 30 January, 2012
  3. Espaço Momento 22 February, 2012
  4. Joao Rodrigues 22 February, 2012