Noções Essenciais Para Melhorar a Sua Comunicação Online

Sejamos realistas, nunca foi tão fácil fazer comunicação empresarial como hoje em dia. Mas é preciso ser assertivo, senão corremos o risco de nos afastarmos, em vez se nos aproximarmos, do nosso público-alvo.

Se tem nas mãos um inicio de uma empresa ou negócio, segue-se alguns conceitos básicos para que possa aplicar no seu projeto de comunicação digital.

comunicacao

Comece por verificar toda a ortografia utilizada nas mensagens e campanha inicial. De pouco importa ter uma fantástica mensagem se esta tiver um erro ortográfico. Seja claro e aplique simplicidade na escrita. Independente das caraterísticas o seu publico alvo, a clareza da mensagem inicial vai ajuda-lo a construir algo a partir desse ponto base.

Será absolutamente fundamental para qualquer campanha de social media adequar o discurso ao seu público. Se as pessoas não gostam do que você tem para dizer, eles não ficarão disponíveis para o ouvir.

Faça o máximo esforço para aumentar a sua simpatia e poderá começar a conquistar um público envolvido e interessado. Poderá seguir algumas destas regras:

  • Procure não colocar posts em excesso. Ninguém gosta de se sentir spam.
  • Seja verdadeiro sobre a sua marca. O seu público vive ao redor da internet e das redes sociais, saberá distinguir o verdadeiro do falso.
  • Defina as expectativas. Deixe claro sobre o que irá resultar da sua presença. Inovação, descontos, dicas…, enfim, antecipe-se.
  • Dê vida e personalize o seu discurso. Tenta não dar respostas automáticas, do outro lado estará alguém que eventualmente tem uma necessidade enquanto consumidor e quer sentir-se especial.

Como já referi, é importante controlar o número de mensagens. O muito pode ser igual ao pouco. É importante começar por algo apelativo.

Uma boa forma de definir a periodicidade dos seus posts será analisar o que outras empresas do seu sector fazem. Não caia na tentação de fazer igual, é apenas uma orientação para aquilo que os consumidores estão habituados.

É igualmente importante temporizar as ações. Se você não colocar tempo para cada ação nunca saberá em que ponto está.

Se tem dúvidas e não sabe ao certo por qual plataforma social iniciar a(s) sua(s) campanha(s), questione a sua equipa e peça-lhes a sua opinião. Enquanto utilizadores frequentes (e consumidores) saberão responder-lhe instantaneamente onde eventualmente terá mais rapidamente sucesso.

Outra vez, pode sempre analisar onde a sua concorrência investe tempo nas suas ações e cruzar essa informação com os seus objetivos.

Existem múltiplas opções para a sua campanha de media social. Bem utilizadas todas poderão ser uma excelentes ferramentas para o marketing da sua marca. Dar informações rápidas e assertivas é sempre a melhor forma de envolver o seu público neste tipo de contextos.

As estratégias de social media são uma poderosa ferramenta de marketing, imprescindíveis para o sucesso de qualquer start-up.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Gonçalo

    Excelente post Miguel,

    De facto, os canais de comunicação entre as empresas e pessoas são mais que nunca (email, sms, tv, rádio – estariamos aqui até amanhã).

    Gostaria de lhe perguntar o seguinte: a frase “seja verdadeiro sobre a sua marca” implica ajustar a comunicação ao tipo de empresa mas… não deveriamos passar a comunicar, ajustando-se ao tipo de pessoas que realmente estão interessados no nosso producto? Falo de linguagem utilizada, canais utilizados, etc… Fica a pergunta :)

    Entretanto, recomendo a leitura do blog da minha empresa, que aborda todas as semanas temas de comunicação através do email http://www.emailmanager.com/pt/blog.html

    Um abraço

  • Miguel Nascimento

    Caro Gonçalo, muito obrigado pelo seu comentário e preferência pelos nossos artigos.
    Ambas as situações são verdadeiras e recomendam-se em simultâneo, ou seja, devemos ajustar a comunicação ao tipo de empresa e ao tipo de público. O correto cruzamento dessas diretrizes será provavelmente uma boa formula para uma comunicação eficaz.
    Ao dispor para qualquer ajuda que necessite, um abraço e parabéns pelo seu blog!