Como Procurar Emprego no LinkedIn – 5 Dicas Rápidas!

Como forma de manter a visibilidade profissional ou alargar a rede de contactos, já todos estaremos com certeza conscientes da importância de ter um perfil no LinkedIn. Mas saberemos como procurar emprego de uma forma pró-activa através da plataforma? Deixo umas dicas sobre como o LinkedIn o poderá ajudar na busca de uma nova situação profissional.

procurar-emprego

  1. A primeira impressão que causará às empresas será através do seu perfil inicial. Digamos que será o seu cartão de visita. Procure uma foto cuidada e profissional, preferencialmente sem cenários de férias ou lazer. Veja e reveja a ortografia, não haverá desculpa para erros ortográficos num perfil de LinkedIn.
  2. O motor de pesquisa do Linkedin (espaço central no topo da pagina), funciona com palavras-chave. Logo, se procura emprego deverá colocar no seu perfil palavras susceptíveis de serem detectadas pelo empregador. Poderá colocar “procuro emprego” ou “em busca de oportunidade da área x”, etc.
  3. Logo que complete o seu perfil, poderá iniciar a sua procura. Pense previamente o que deseja encontrar e vá tomando notas. Grupos, empresas, contactos, enfim, os critérios definidos. Se a procura não se basear por nenhuma área profissional especifica mas sim por uma área geográfica, então será mais fácil fazer a busca por código postal.
  4. Para que as empresas o encontrem, não se esqueça que é importante ter um perfil rico em vocabulário, as chamadas “keywords”. Se tiver dúvidas nas palavras a utilizar, olhe para o CV em papel e sublinhe as que melhor o definem profissionalmente.
  5. Não se esqueça de pedir recomendações. É extremamente importante o seu potencial empregador ter uma noção de como os outros o vêm profissionalmente. Muitas vezes as opiniões cruzam-se entre empregos passados, o que define claramente um perfil ou conduta profissional

Os métodos de procura de emprego não estão estáticos. Importa por isso estar atento às novas janelas de oportunidades. O Linkedin deverá ser considerado hoje, como uma candidatura espontânea em permanência. É jogar em antecipação, é dar uma resposta a quem ainda não formulou a pergunta.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!