Como Planear o Ano de 2010 em 5 Simples Passos

2009 está a chegar ao fim, e depois de fazer o balanço do ano, o passo seguinte, é fazer os primeiros planos para o ano que agora começa.

Para fazer um primeiro draft (esboço) dos planos para o ano 2010, é conveniente que faça uma pausa das suas actividades diárias, e na posse do seu balanço (nem que seja mentalmente), comece a pensar sobre as suas metas para 2010.

Eu tenho o meu método. Pode não ser o melhor do mundo, mas é eficaz, e por isso, vou partilhá-lo consigo.

planear-2010

Normalmente, o planear um ano inteiro pode parecer uma tarefa difícil, mas se seguir estes passos, vai ver que não é tão complicado assim.

O que eu faço é o seguinte:

1 – Analiso o balanço do ano que está a acabar e vejo o que correu bem e onde fui menos bem sucedido

2 – Faço uma lista, começando pelos objectivos do ano corrente que não foram concretizados, ou que requerem mais trabalho, e junto-lhes aqueles, que para mim, são os mais importantes de concretizar no próximo ano, e sem os quais, dificilmente vou ter a estabilidade mínima na minha actividade.

3 – Com base no que meu conhecimento, incluindo o que aprendi em 2009, começo a delinear as próximas “aventuras”.

Uma vez que já tenho os pontos-chave listados no ponto 2, agora é o momento de pensar em pontos de inovação, melhoramento de práticas e resultados, etc.

4 – Ordeno todos os pontos que tenho até aqui, estabelecendo prioridades a cada um, consoante a sua importância para a actividade actual e comparativamente aos restantes pontos.

5 – Finalmente e com a ordenação concluída, começo a pensar em “metas intermédias”.

O que são metas intermédias?

Imagine que você tem um site e o seu objectivo é passar de 300 visitas para 5.000.

Se você estabelecer metas intermédias, (ex: em 3 meses passar para 1.000, em 6 meses para 2.500, etc) a tarefa vai-lhe parecer muito mais perto e possível de ser concluída, pois à medida que o tempo for passando, você vai atingindo pequenas metas que o mantêm motivado a passar para a meta seguinte.

Na minha opinião, o ponto 5 é muito importante, para que não fique desanimado(a) quando vê que não está a conseguir concretizar os seus planos num determinado espaço de tempo.

Além disso, ajuda bastante a fazer o planeamento em termos de timeline (linha temporal). Isto é, é um óptimo complemento para colocar as tarefas em tempos de execução e ficar com uma noção mais concreta de quando deverá iniciar as tarefas, de forma a concluí-las na data prevista.

Como vê, não é nada complicado e pode ajudá-lo muito a aumentar a sua produtividade e a melhorar os seus resultados!

E você, já fez o plano de 2010?

Comments (5)
  1. Bruno 29 Dezembro, 2009
  2. Sandra-Info-Macross 29 Dezembro, 2009
  3. Joao Rodrigues 29 Dezembro, 2009
  4. Nelson 29 Dezembro, 2009
  5. Joao Rodrigues 29 Dezembro, 2009