7 Dicas Para Ter Uma Melhor Entrevista de Emprego

A competitividade no mercado de trabalho é, como todos sabemos, cada vez maior. Quando nos candidatamos para um novo emprego todos os detalhes são muito importantes.

Se se está a preparar para uma entrevista de emprego, não se preocupe apenas com as respostas às questões que lhe poderão colocar. Invista também na primeira impressão.

entrevista-emprego
Lembre-se que a partir do momento em que entra pela porta da empresa, você já começa a ser avaliado.
Deixo algumas dicas que algum dia lhe poderão ser úteis numa entrevista de emprego.

1. Seja pontual

Ser pontual não é chegar com muita antecedência. É chegar a horas. Chegar muito cedo pode transparecer alguma ansiedade, insegurança em relação ao trajeto ou desconhecimento da zona. Não existe uma boa desculpa para se atrasar numa entrevista de emprego, pois todas vão parecer descuido da sua parte. Dificilmente uma entrevista lhe correrá bem se chegar atrasado.

2. Apresente-se apenas com o essencial

Antes de entrar na empresa beba e coma tudo o que tem para beber ou comer. Nenhum alimento é passível de ser transportado para a entrevista. Pastilha elástica é proibitiva, obviamente. Pastas e outros adereços podem igualmente ficar no carro ou em casa. Uma dica, se tem dúvidas, não leve. Nunca transforme o foco da sua entrevista no que trás consigo.
Tenha no entanto à mão o seu CV, as suas referências e uma caneta. Surpreenderá o entrevistador pela positiva se disponibilizar imediatamente umas destas 3 coisas, mostrando que se preparou e preocupou com o que lhe poderia solicitar.

3. Roupa adequada à função

A forma como se apresenta vestido numa entrevista poderá não ser a base da última decisão do entrevistador, mas pode ser determinante. Informe-se sobre a função à qual se candidata e vá até ao pormenor de saber como se deverá apresentar. Não terá que ir na véspera para a porta da empresa esperar que os funcionários saiam, mas pode recolher informação por outros meios, tentando perceber, por exemplo, qual a cultura da empresa. Use o LinkedIn, pode ajudar num ou outro caso.

4. Seja agradável para a rececionista

Nunca se esqueça que quer causar uma fantástica primeira impressão. A primeira pessoa que o recebe pode não ser o decisor final mas a sua opinião pode ser importante. Algumas empresas costumam pedir às suas rececionistas feedback sobre a forma como o entrevistado entrou e se apresentou. Se for uma função comercial, este feedback pode dizer mais sobre o candidato que meia hora de entrevista com respostas preparadas.

5. Esqueça que tem o telefone consigo

Para além da questão óbvia de desligar ou tirar o som do telemóvel, tente não usa-lo enquanto aguarda que o chamem. Utilize esse tempo para se concentrar e não se dispersar com uma chamada que chega ou uma mensagem que recebe. Além disso, o entrevistador pode aparecer das suas costas e surpreende-lo.

6. Dar o primeiro passo

Não tenha receio de estender primeiro a mão para o cumprimento inicial. Com esse pequeno gesto, você estará a transmitir entusiasmo, determinação e auto-confiança.

7. Encontre um ponto comum com o entrevistador

Pode utilizar a mesma técnica que faz com os seus potenciais clientes, ao tentar encontrar ligações entre ambos. Fique atendo aos detalhes ao seu redor pois podem dar-lhe pistas sobre factos comuns entre ambos, pequenas coincidências. Não seja demasiado invasivo, mas pode ajudar se descobrir por exemplo, que estudaram na mesma universidade, que tiveram professores comuns, etc.

Este conjunto de dicas não lhe garantirão trabalho, mas poderão aproxima-lo um pouco mais do objetivo. Prepare-se, seja positivo e confiante. A sorte é sempre uma combinação de preparação com oportunidade.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!