Sopa: EUA Querem Lei De Censura Para A Internet

Nunca é tarde para descobrirmos que afinal não evoluímos muito mais que os macacos, de quem supostamente, derivámos há muitos anos.

Agora é a vez de mais algumas mentes iluminadas (parece que estão na moda), se lembrarem de querem fazer passar uma lei que implementa a censura na Internet.

Isso mesmo, Censura na Internet!

Censura na Internet

Enfim, não é de admirar, já que aparentemente, agora temos os nossos destinos políticos entregues a estas “pessoas”.

Este não é um sítio para se falar de política e por isso, não me vou alargar neste tema, mas; Censura na Internet?

Tenham dó…

Parece que a História não lhes ensinou absolutamente nada.

Então a ideia será, dia 24 de Janeiro, fazer passar uma lei (SOPA), em que se pretende implementar um sistema de censura, através da criação de uma blacklist de sites, naturalmente escolhidos por outras mentes iluminadas, de forma a que esses ficassem inacessíveis ao público nos EUA.

Embora, nesta fase se esteja a falar de uma (possível) lei apenas aplicável aos EUA, o que me preocupa é, caso ela seja aprovada, o que poderá vir a seguir.

Até porque nós portugueses (e creio que os brasileiros também) gostamos muito de importar as modas dos EUA, sejam boas ou más, e havendo uma referência desta natureza, conhecendo os serviços públicos portugueses como eu conheço, seria algo que facilmente seria copiado e mal implementado em Portugal, tal como tantas outras coisas.

Não vou fazer futurologia, e dizer algo como “pode ser o fim da Internet, tal como a conhecemos”, mas de alguma forma, se pensarmos um pouco no que poderia derivar daqui, caso a lei seja aprovada, poderemos não estar muito longe de um cenário destes.

Contra a Censura

Logicamente, o movimento contra este dejeto de lei, hmmm, peço desculpa, projeto de lei, que pode ver aqui, já reune milhares de apoiantes, entre eles, algumas das maiores empresas do mundo virtual, como é o caso da Google, Reddit, Facebook, Twitter, Wikipedia, entre muitas outras.

Veja o vídeo:

Como ação de protesto contra esta lei, milhares de sites auto-colocaram-se offline ou com os conteúdos indisponíveis durante todo o dia de 18 de Janeiro.

Mesmo nós não sendo utilizadores dos EUA, poderemos vir a ser indiretamente ou diretamente afetados com esta lei, e por isso, caso queira, pode juntar-se ao protesto aqui:

http://americancensorship.org/modal/state-dept-petition/index.html

Não custa nada, é só inserir o email e já está! Eu já o fiz!

Contra a SOPA e a Censura!

  • Olá Joao!

    Realmente um absurdo sem pé nem cabeça!Também já inseri meu e-mail.
    Vou compartilhar no meu Face.
    Grande abraço!

  • @3a725b48dfb85bdb7ebc4e5478335eb2:disqus 

    Olá Tomé!
    Pois é amigo, uma verdadeira anedota…
    O que mais me preocupa é que possa mesmo passar.
    Não consigo imaginar as repercussões…

    Abraço,
    JR

  • Li agora que, segundo consta em vários sites da blogosfera, Google, Facebook e mais uns quantos gigantes da Internet ponderam suspender as suas actividades no dia 23 de Janeiro de 2012, ou seja, na próxima segunda-feira.

  • Com que autoridade falam os americanos da censura feita na internet em países como a China ou o Irão?

  • @twitter-21780401:disqus 

    Nem mais!
    Eu respondia em tom irónico: “Com a autoridade de quem se acha o dono do mundo” :)

  • Rídicula a posição em que o E.U.A  ficou, falou tanto da repressão, da falta de liberdade no Irã, China e afins e agora se suja nos mesmos lençois… realmente ridículo, desprezivel.
    Acham que pensam que por serem “The number one” em quase tudo são melhores do que os ditadores que impedem a informação de seus cativos “servos”, porém estão redondamente errados se tornam piores, pois além de tapados também são hipócritas!
    Parabéns pelo artigo João Rodrigues!

  • @facebook-100001166549108:disqus 
    Obrigado pelo comentário Adriana.
    É sempre importante ter a vossa opinião, pois enriquece o conteúdo e ajuda a vermos outras perspetivas.
    Quanto à questão, já é oficial que a SOPA caiu por terra, e por isso já podemos comemorar esta vitória.
    Não sei se será definitiva ou se voltarão à carga com outras ideias ridículas, mas se acontecer cá estaremos para fazer tudo para os contrariar!

  • Heitor della rovere

    Não entendo o espanto sobre esta notícia!! Pesquise um pouco e saberás que a censura da internet é apenas mais um passo rumo ao total controle das vidas do ser humano!! E não são os “EUA” propriamente, proque isso tudo vem através do Grupo Bilderberg, dos Rosthschlid, dos Rockefeller…os americanos (população) são tão vítimas quanto nós!!!

    Pesquisem melhor e vejam controle que esse “pequeno grupo” acima citado já tem sobre a economia mundial, sobre a mídia tradicional, sobre a produção da alimentação…enfim, pesquisem e abram a vossa visão em uma dimensão mais macro da situação!!! 

  • @f8939cd4ad6300a3a6334d72b950a875:disqus 

    Obrigado pelo comentário Heitor.
    Eu não manifestei espanto, mas sim indignação. É diferente.

    Quando, no artigo, eu digo EUA, é óbvio que não me refiro à população. Penso que isso é claro.

    Até porque me parece que só quem não está minimamente atualizado com o que se passa no mundo, é que não sabe que neste momento, este é controlado por lobbies e grupos económicos.