Novo Motor de Busca Revoluciona a Forma de Pesquisar na Internet

O Blekko é um novo motor de busca que ambiciona chegar a terceiro lugar nos rankings de motores de busca mais utilizados no mundo.

Independentemente de considerar o Google o “rei das pesquisas”, porque é, não deixo de achar curioso as novidades que o Blekko apresenta aos utilizadores, e que permite fazer pesquisas de forma um pouco diferente, para que consigamos ter exactamente os resultados que queremos. Além de que em termos de SEO, divulga informação muito interessante, que nenhum outro motor de busca disponibiliza com tanta facilidade. E, já agora, concorrência, é sempre bom para nós – utilizadores!

Fundado em 2007 na Califórnia, o Blekko, distingue-se por vários fatores, mas um dos que salta mais à vista e que pode ser considerado um dos seus pontos fortes, é a utilização de slashtags.

O poder das slashtags é incrível!

Entre muitos exemplos, digamos que estamos à procura de comprar alguma coisa através da internet. Nesse caso, se colocarmos a keyword do que estamos à procura e inserirmos a slashtag /shop, os resultados apresentados pelo Blekko, são apenas de lojas onde vendem esses produtos. No fim do artigo, adicionei um vídeo, onde, entre outras coisas, é possível ver uma demonstração do Blekko.

Outra função interessante que o Blekko apresenta, à semelhança do Google, é a função “suggest“, ou de sugerir termos de pesquisa à medida que vamos escrevendo a nossa search query ou termo de pesquisa.

Em termos de SEO, também é muito curioso e disponibiliza informação que o Google não apresenta. O Blekko faz isto através da apresentação de um botão chamado SEO junto a cada resultado. Através deste botão é possível aceder a informação sobre o site em questão, como os backlinks que o site tem, as páginas que tem indexadas, os backlinks por país, informação sobre o desempenho do site junto dos motores de busca, informação comparativa com outros sites, entre outras.

Veja o vídeo do CEO do Blekko, onde ele explica como funciona o seu motor de busca e como este pode ser utilizado para encontrarmos aquilo que procuramos:

O que eu notei, é que pode haver aqui uma pequena curva de aprendizagem (como em tudo na vida) na utilização do Blekko, mas acho que a forma de funcionar muito interessante, e em alguns casos, muito útil mesmo, quando comparado com o Google ou com o Bing.

Já conhece o Blekko?

O que é que acha? Partilhe a sua opinião!

Comments (7)
  1. Pedro T 16 December, 2010
  2. Joao Rodrigues 16 December, 2010
  3. classificados grátis 16 December, 2010
  4. Joao Rodrigues 16 December, 2010
  5. Water 17 December, 2010
  6. Joao Rodrigues 17 December, 2010
  7. Nuvenus Chovendus 2 January, 2011