Motores de Busca Diferentes Que Vale a Pena Conhecer!

É seguro dizer que os motores de busca fazem parte do nosso dia-a-dia e que, uns mais que outros, os utilizamos com muita frequência para as mais diversas pesquisas.

Ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás, em que a dificuldade era encontrar online a informação que queríamos, agora a questão que se colocar, é filtrar a informação que encontramos online, tal é a diversidade de oferta. Por isso, por vezes gosto de utilizar outros motores de busca além do Google.

Deixo aqui alguns exemplos interessantes que podem vir a fazer parte do seu arsenal de recursos online, caso ainda não os conheça.

1 – Ecosia

O Ecosia, projecto originário da Alemanha, é um motor de busca “verde” ou “ecológico” e que se assume como uma opção para ajudar a conservar a natureza. Este foi o fator que achei mais curioso.

Segundo o próprio Ecosia, pelo menos 80% das receitas provenientes das suas receitas de buscas são destinadas à conservação da floresta, através do WWF (World Wildlife Fund), que é uma fundação internacional para a conservação da natureza.

Já li um artigo que coloca em causa esta abordagem, alegando que não corresponde à verdade. No entanto, também não apresentam fatos para sustentar estas afirmações. Independentemente disso, não deixa de ser um projeto curioso.

O Ecosia é powered by Bing e Yahoo, isto é, os seus resultados são alimentados pelo Bing e Yahoo.

Vale a pena, quanto mais não seja, uma visita para conhecer, além de que apresentam estatísticas muito interessantes. Ah, e tem uma versão em Português!

2 –Wolfram|Alpha

Um motor de busca que lhe dá os resultados que o Google não consegue!

Li algures (penso que foi no LinkedIn) que alguém considerava o Wolfram Alpha, como um “answer engine” ou algo parecido, seja o que for que isso quer dizer, presumo que motor de respostas?… Se for esse o significado, na minha opinião, todos os motores de busca são “answer engines”, quanto mais não seja, porque todos eles são utilizados para encontrar respostas para algo, sejam dúvidas, informações, problemas, etc.

O que acontece é que, alguns destes motores de busca são mais específicos que outros, ou mais direccionados para determinados temas ou funcionalidades, mas para mim, não deixam de ser motores de busca.

Eu percebi a intenção de fazer uma distinção entre os vários tipos de motores de busca, mas cada um tem a sua opinião (graças à liberdade de expressão :) ), e a minha é que, um motor de busca não tem necessariamente de ser um motor de busca de sites, mas sim de informação, logo, qualquer motor de busca que permita a pesquisa de informação online, seja em que base ou termos for, para mim é um motor de busca. Depois, resta é classificá-lo consoante a sua utilidade e funcionalidade.

Independentemente do nome ou classificação, o Wolfram Alpha é muito interessante, pois permite-nos recolher informação muito específica, como são os exemplos que dou a seguir, que são apenas algumas utilidades que pode ter.

Veja aqui uma comparação interessante que fiz recentemente; google vs facebook, e que tinha ficado muito bem complementada com esta informação.

Outro exemplo interessante com a pesquisa de uma cidade. No exemplo, São Paulo, em consideração aos amigos brasileiros :)

Além destes, é possível recolher muito mais informação interessante, é apenas uma questão de fazer uns testes e vai ver os resultados.

Já conhecia ou utiliza algum destes recursos?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá João tudo bem?

    Já há algum tempo não comentava em seu blog, pura falta de tempo, acredite.

    Como você nos pergunta, eu particularmente não conhecia estes recursos, e como sempre digo: “A internet é uma caixinha de surpesas”.

    Obrigado por compartilhar estas informações e ter o cuidado de preparar um post agradável de se ler.

    Parabéns amigo,

    Jan Carle
    http://netjan.com

  • Pois é Jan, andou desaparecido :)
    Obrigado!
    Achei que seria interessante partilhar aqui no blog outras soluções, já andamos todos tão focados no google, por motivos óbvios, que pensei que gostassem!

    Obrigado e vá aparecendo!
    Abraço,
    JR

  • Viva. O Wolfram Alpha é espétacular. Diz-se que é um ‘answer engine’ porque, ao contrário dos motores de busca tradicionais, ele não responde com links para páginas que falam sobre o assunto pesquisado. Ele tenta mesmo responder à questão colocada. Se conseguir apresenta uma página de resposta com a informação que tem. E não uma lista de links para nós pesquisarmos.

  • Pois, tem uma certa lógica, de facto.
    Obrigado pelo comentário, sempre ajudou a clarificar essa questão :)

  • nao conhecia o ecosia. parece interessante. mas podes dar o link onde duvidavam da honestidade do site?

  • Não era um link em particular, mas alguns que encontrei pelo google. Pareceram-me alguns comentários sem fundamento que outra coisa. De qualquer forma, não lhes dei muita importância.

  • Olá amigo Joao,

    Muito interessante os dois motores de busca indicados. Inclusive fiz um teste no primeiro, e lá achei meu blog :)

    No segundo acredito que as buscas devam ser referentes a cálculos, ou dados estatísticos. Uma busca por texto que o google traria uma lista de sites, ele vai buscar em seu banco de dados um termo técnico para mostrar dados relativos a ele (parecido com o exemplo do estado de São Paulo).

    Um abraço!

  • Olá Iúri!
    O segundo é de facto um pouco diferente do “motor de busca tradicional”.
    Quando ao Ecosia, ele é powered by Bing, por isso os resultados deverão ser iguais ao do Bing.
    Curioso é que, com isto tudo, descobri agora que tenho o primeiro lugar do Bing para a minha principal keyword :)
    Grande abraço,
    JR

  • Olá
    Dependo do Google como tantos milhões…
    Não conhecia nem uma nem a outra alternativa apresentada.
    Eu entendo pessoalmente que este tipo de pesquisa deve ser realizada um pouco por todos nós e os resultados devem ser apresentados desta forma clara e esclarecedora como aqui foram. Os contra argumentos apresentados sobre Ecosia (como refere) não são muito importantes. Combater contra a monopolização de mercados através de ferramentas alternativas agradáveis e eficazes como esta, é por si só um acto “ecológico”.
    Parabéns. Temos todos a ganhar se muitos lerem esta exposição.

    Hugo Isidoro

  • Olá Hugo e bem-vindo ao WMPT!
    Obrigado pelo comentário.
    Sem dúvida, a existência de concorrência só tende a beneficiar o utilizador, que somos nós claro.
    JR

  • Olá Amigos,
    Muito legal o novo Buscador. A idéia é super interessante.
    Seriam os mais novos “Google-Killers”?
    hehehe
    Abraço!

  • Olá Amigos,
    Muito legal o novo Buscador. A idéia é super interessante.
    Seriam os mais novos “Google-Killers”?
    hehehe
    Abraço!