Motores de Busca Diferentes Que Vale a Pena Conhecer!

É seguro dizer que os motores de busca fazem parte do nosso dia-a-dia e que, uns mais que outros, os utilizamos com muita frequência para as mais diversas pesquisas.

Ao contrário do que acontecia há algum tempo atrás, em que a dificuldade era encontrar online a informação que queríamos, agora a questão que se colocar, é filtrar a informação que encontramos online, tal é a diversidade de oferta. Por isso, por vezes gosto de utilizar outros motores de busca além do Google.

Deixo aqui alguns exemplos interessantes que podem vir a fazer parte do seu arsenal de recursos online, caso ainda não os conheça.

1 – Ecosia

O Ecosia, projecto originário da Alemanha, é um motor de busca “verde” ou “ecológico” e que se assume como uma opção para ajudar a conservar a natureza. Este foi o fator que achei mais curioso.

Segundo o próprio Ecosia, pelo menos 80% das receitas provenientes das suas receitas de buscas são destinadas à conservação da floresta, através do WWF (World Wildlife Fund), que é uma fundação internacional para a conservação da natureza.

Já li um artigo que coloca em causa esta abordagem, alegando que não corresponde à verdade. No entanto, também não apresentam fatos para sustentar estas afirmações. Independentemente disso, não deixa de ser um projeto curioso.

O Ecosia é powered by Bing e Yahoo, isto é, os seus resultados são alimentados pelo Bing e Yahoo.

Vale a pena, quanto mais não seja, uma visita para conhecer, além de que apresentam estatísticas muito interessantes. Ah, e tem uma versão em Português!

2 –Wolfram|Alpha

Um motor de busca que lhe dá os resultados que o Google não consegue!

Li algures (penso que foi no LinkedIn) que alguém considerava o Wolfram Alpha, como um “answer engine” ou algo parecido, seja o que for que isso quer dizer, presumo que motor de respostas?… Se for esse o significado, na minha opinião, todos os motores de busca são “answer engines”, quanto mais não seja, porque todos eles são utilizados para encontrar respostas para algo, sejam dúvidas, informações, problemas, etc.

O que acontece é que, alguns destes motores de busca são mais específicos que outros, ou mais direccionados para determinados temas ou funcionalidades, mas para mim, não deixam de ser motores de busca.

Eu percebi a intenção de fazer uma distinção entre os vários tipos de motores de busca, mas cada um tem a sua opinião (graças à liberdade de expressão 🙂 ), e a minha é que, um motor de busca não tem necessariamente de ser um motor de busca de sites, mas sim de informação, logo, qualquer motor de busca que permita a pesquisa de informação online, seja em que base ou termos for, para mim é um motor de busca. Depois, resta é classificá-lo consoante a sua utilidade e funcionalidade.

Independentemente do nome ou classificação, o Wolfram Alpha é muito interessante, pois permite-nos recolher informação muito específica, como são os exemplos que dou a seguir, que são apenas algumas utilidades que pode ter.

Veja aqui uma comparação interessante que fiz recentemente; google vs facebook, e que tinha ficado muito bem complementada com esta informação.

Outro exemplo interessante com a pesquisa de uma cidade. No exemplo, São Paulo, em consideração aos amigos brasileiros 🙂

Além destes, é possível recolher muito mais informação interessante, é apenas uma questão de fazer uns testes e vai ver os resultados.

Já conhecia ou utiliza algum destes recursos?

Comments (12)
  1. Jan Carle 2 December, 2010
  2. Joao Rodrigues 2 December, 2010
  3. classificados grátis 5 December, 2010
  4. Joao Rodrigues 5 December, 2010
  5. Hugo Santos 5 December, 2010
  6. Joao Rodrigues 5 December, 2010
  7. Iúri 6 December, 2010
  8. Joao Rodrigues 6 December, 2010
  9. Hugo Isidoro 16 December, 2010
  10. Joao Rodrigues 16 December, 2010
  11. Nuvenus Chovendus 2 January, 2011
  12. Nuvenus Chovendus 2 January, 2011