SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 4 de 6

Mini-Curso de SEO – Como Optimizar o seu blog ou Site para o Google – Parte 4

Se ainda não leu os artigos anteriores, recomendo que os leia também.
Pode encontrá-los aqui:
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 1 de 6
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 2 de 6
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 3 de 6

No quarto artigo deste Mini-Curso, vou falar sobre o Google Webmaster Tools.

O Google Webmaster Tools pode ser uma ferramenta muito útil para o auxiliar nos seus esforços de optimização do seu site.
Não o ajudará directamente a melhorar os seus rankings, mas dá-lhe uma ajuda preciosa se estiver a deparar-se com problemas. Além de que, também o ajuda a identificar e selecionar URL’s que você não quer indexados, assim como outras preferências, tipo: crawl rate e o target em termos geográficos.

SEO - Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google - Parte 4

XML Sitemaps
Esta é a razão mais comum porque as pessoas recorrem e utilizam o Google Webmaster Tools, pois permite a submissão do seu XML Sitemap. Enquanto que pode utilizar o seu ficheiro robots.txt para fazer com que o Google encontre o seu XML sitemap, ao submetê-lo ao Google poderá acompanhar o seu status.

Verificação de Erros
O Google Webmaster Tools também pode ser muito útil na identificação de erros que o Google tenha notado. Ao consultar a opção Diagnostics > Web Crawl, poderá ver se o Google identificou algum erro e corrigi-lo, aumentando, desta forma, as suas hipóteses de melhorar o seu ranking.

Status de WWW
Certifique-se que selecciona uma opção no menu Tools > Set Preferred Domain. Esta opção é muito importante. Defina se o seu domínio deve incluir o “www” ou não, e mantenha-se fiel a essa escolha. Caso contrário pode estar a dividir rankings entre uma versão e outra (com e sem o “www”).

Links
Através da visão que consegue obter através do Google Webmaster Tools, consegue ter uma percepção muita mais “afinada”, sobre quais são os sites que o Google identifica como tendo links para o seu, e, se for caso disso, investir algum trabalho numa estratégia de link building.
Os links para o seu site desempenham um papel muito importante na determinação do seu ranking. Certifique-se que implementa uma estratégia de Link Building consistente, e que lhe permita, agora e no futuro ter fundações sólidas para apoiar o seu ranking.

Se tem alguma questão, ou algum contributo a dar a este artigo, deixe o seu comentário!

Próximo artigo desta série:
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 5 de 6 – Completando a Optimização

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Pingback: SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 5 de 6 | Web Marketing PT()

  • Olá João!
    Já tinha visto a questão do uso do www ou não da ferramenta de webmasters, porém não entendo para que serve. No caso, será usado onde isso? QUando eu escrevo artigos no blog eu não decido se quero ou não o www. E tanto usando http:// ou www consigo entrar no meu blog de qualquer jeito.Poderia me explicar melhor?! Obrigada

  • Claro que sim Sandra.

    A questão é que, se você escolhe usar o seu domínio com o www, deve manter-se fiel a essa escolha em todos os links que coloca noutros sites e que aponte para o seu.
    Além disso, deve fazer um redireccionamento 301 da versão sem o www para a versão com o www.

    Estes dois passos são importantes para informar o google que só o url escolhido é importante, caso contrário o google pode encarar o url com www independente do url sem www e você poderá estar a dividir PageRank entre as duas versões.

    Espero ter ajudado a clarificar.
    Se tiver ainda alguam dúvida, não hesite!

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Eu não percebo nada do Google Webmasters Tools, tenho que explorar bem isso porque aparentemente é uma boa vertente, só utilizei mesmo para o site map, de resto não uso porque não sei usar mas em breve vou aprender 😀

  • Vale a pena Bruno.
    Eu próprio já usei mais, pois entretanto comecei a utilizar outros programas (pagos), mas ainda assim, em alguns casos recorro ao Webmaster Tools.

  • Eu uso principalmente para os sitemaps, mas as vezes é legal dar uma olhada nos links, ele mostra os internos e os externos, e também nas palavras chave mais pesquisadas. É uma boa ferramenta, sem contar que as vezes manda mensagens informando coisas bem úteis.
    Um abraço!

  • Olá João,

    Pensei que não era necessário fazer o redireccionamento 301, porque quando criei o sitemaps(se a memória não me atraiçoa), foi o Google que me indicou que devia usar sem o www.

    Segundo você diz, ele pode dividir o pr pelas duas versões. Será essa a explicação para a inusitada descida do meu já pequeno page rank? :)
    Abraço

  • Bruno

    Sim isso divide o pagerank, os sites que tenhem http://www.blogue.com/index.php também acabam por dividir o pagerank.

    Mas acho que o seu pagerank 1 não se deve a isso…

  • José, no seu caso actual, não divide PR porque se trata de um sub-domínio da blogspot.
    Mas se for um domínio próprio aí sim divide PR entre a versão com e sem se não tiver configurado o redirecionamento 301 ou automática ou manualmente consoante o caso.

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Pois Joao eu pensei nisso porque estava a pensar mesmo que ele quisesse mudar esse tipo de coisas não podia pois não tens um domínio mas sim um subdomínio…

  • Eu não entendo direito, nunca fiz nada mas se entrar com o www ele muda sozinho para o http, sempre. Então acho que não preciso me preocupar, estou certa?
    Um abraço!

  • Sandra o htpp não conta para este caso.
    E só mesmo o www. Se não tiveres nada que faça o direccionamento de um para o outro vais acabar por ter metade dos links a apontar para o site com www e a outra metade a apontar para o site sem www. E isso para o google são dois sites e por ai podes perder um pouco de page rank.
    Eu no meu caso uso um plugin que mesmo que um visitante coloque webvicio.com seja direccionado para http://www.webvicio.com. Esse plugin faz um reencaminhamento de forma automática.
    No google webmaster tools também podemos dizer se queremos o site com ou sem www.

    João Rodrigues para mim o google webmaster tools deve ser sempre usado pelo simples facto que pertence ao google e se houver algum erro somos logo avisados. Podes (e é assim que fazes) depois complementar com outros.

  • @ Sandra,
    Como você usa o plugin All in One SEO, ele toma conta dessa opção, e por isso não tem de se preocupar mais.

    @ Nelson,
    Percebo a ideia, mas o programa de utilizo é muito mais completo e dá-me outros tipos de informação muito interessante.
    Seja como for, continuo a utilizar o Webmaster Tools para algumas tarefas e é o que aconselho vivamente.

    Abraço,
    JR

  • Ah, que bom saber que o All in one faz isso, sabia que não podia ter sido do além que ele redirecionava sozinho!
    E quanto as ferramentas para webmasters concordo com o Nelson, e tudo o que é mensagem importante eles mandam para lá. Eu gosto. :-)

  • Amandaguide

    Olá João,
    Realmente você está de parabéns, o assunto postado é muito interessante.
    Eu gostaria de checar o desenvolvimento webmaster, no entanto, esse site nunca foi otimizado antes e não fui eu quem o construi.
    Quando entro no site eles me pedem informações para que eu possa confirmar a procedência daquela solicitação mas eu não tenho já que eu não tenho mais contato com o fornecedor que fez o site.

    Como eu poderia fazer nesse caso ? Gostaria de começar a otimiza-lo a partir do jeito que ele está.

    Obrigada

  • Olá Amandaguide,
    Obrigado pelo comentário.
    Bom, para poder inserir o site no Google Webmaster Tools, tem mesmo de confirmar que é o proprietário, ou que, pelo menos, tem acesso FTP ao site.
    Se tiver pelo menos o acesso FTP, poderá confirmar qeu o site é seu fazendo upload de um ficheiro fornecido no site do Webmaster Tools, para a raiz da conta de alojamento do site.

    Se não tiver forma de confirmar a propriedade do site, então tem mesmo de utilizar outra ferramenta.
    JR

  • Marcio

    Boa noite,

    Actualmente o meu site está sem o “www” visto que não foi inserido quando o começei a desenvolver.
    A minha pergunta é a seguinte: Ao adicionar o meu URL na Google Webmasters Tools também deverei inseri-lo sem o “www”, ou com este? ou caso decida colocar, a google irá directamente indexar o site com o “www”, sem que haja divisão de ranking?

    Obrigado pela sua resposta.

  • @dd0844d1436e4214f8cc84b6a7c60613:disqus 

    Obrigado pelo comentário Marcio.
    Quanto à sua questão, o melhor seria eu ver o site para ver se ele está a fazer o redirecionamento.
    Mas assim sem ver, deve adicionar o url sem o www e verificar que quando digita o endereço com o www, ele redireciona para o url sem o www.
    Se não o fizer, poderá utilizar o Google Webmaster Tools ou outra forma para o configurar.

    Quanto à outra questão, o Google também indexa as páginas com o www, mas pode correr o risco de, caso não tenha configurado um url único por defeito, estar a dividir rankings entre os dois url’s.

    Espero ter ajudado.