SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 1 de 6

Há pouco tempo escrevi uns artigos onde explicava, num deles, o que é SEO ou Optimização de Sites, e  no outro, os benefícios do SEO ou de optimizar o seu site ou blog para os motores de busca, nomeadamente para o Google.

É um aspecto tão importante, que decidi escrever uma série de artigos que se transformou numa espécie de Mini-Curso de SEO.

Uma vez que o Google é o motor de busca mais utilizado (pelo menos neste momento, no futuro, quem sabe…), faz todo o sentido que os esforços de optimizar o seu blog ou site sejam direccionados para ele (o Google).

Tendo este factor em mente, vou iniciar com este artigo o Mini-Curso de SEO composto por uma série de 6 artigos a que vou chamar “SEO – Como Optimizar o Seu Site Para o Google”, onde vou abordar vários aspectos que dizem respeito à optimização do seu site ou do seu blog, (as regras tanto se aplicam a uns como a outros), para o Google, da qual este é o primeiro artigo.
seo1

Neste primeiro artigo da série, vou abordar o tema da Optimização On-Page do Site.

Keywords ou Palavras-Chave

Embora este artigo não seja sobre como escolher keywords, é importante, pelo menos, abordar o tema.
Certifique-se que está a atingir o seu público-alvo com as keywords que está a utilizar no seu site, caso contrário, todo o processo de optimização pode-se traduzir numa grande perda de tempo.

SEO – Optimização do Site

Existem imensos factores “on-page” que podem contribuir para melhorar o seu ranking no Google, e aqui ficam alguns deles e o que pode fazer para aumentar as suas possibilidades de sucesso.

Title Tag

A tag Title é um dos aspectos mais importantes da optimização “on-page” do seu site, pois, além de outras coisas, normalmente, é a informação que o Google utiliza para apresentar nos seus resultados
A utilização da sua keyword nesta tag é muito importante. Com isto não quero dizer que deve encher a Title tag de keywords à toa. Até pelo contrário, se o fizer correr o risco de ser considerado SPAM pelo Google e acabar por sair prejudicado.
Faça uma utilização inteligente da sua keyword sem entrar em exageros.

É esta tag que o Google utiliza quando exibe o seu site nos resultados, pelo que, é conveniente ter um texto atractivo para os utilizadores.
Idealmente, cada página do seu site deve ter a sua Title tag única e distinta das restantes.

META Description Tag

A tag Meta Description ou Descrição META, ainda é frequentemente utilizada pelo Google na exibição do texto sobre o site nas páginas de resultados. Esta prática do Google já foi bem mais comum do que é agora. Normalmente, isto acontece em situações que o site tem pouco conteúdo ou conteúdo em flash.
Não quer dizer que não o faça em sites ricos em conteúdo, mas a tendência tem sido diminuir os casos em que isso acontece.
Tente ter uma descrição META interessante para os utilizadores, não muito longa, senão é “cortada a meio” quando aparece nos resultados das pesquisas, e com uma utilização inteligente da sua keyword. Igualmente sem excessos.

META Keyword Tag

No que respeita ao Google, esta tag é totalmente inútil, pois o Google não a utiliza para nada. No entanto, existe alguam especulação sobre se o Google poderá prejudicar o seu site pelo uso excessivo de uma keyword nesta tag. Por este motivo, mais vale jogar pelo seguro e aconselho alguma cautela.

Keyword Density ou Densidade da Keyword

A keyword Density ou densidade de keywords, corresponde ao peso que o uso da keyword representa sobre o texto total do seu site.
Há algum tempo atrás, havia uma percentagem de densidade de keyword, que podia significar quase automaticamente um bom ranking, agora já não é o caso, pois varia imenso de nicho para nicho e de termo para termo.
Para ter uma ideia da densidade que pode ser a melhor para o seu caso, sugiro que faça uma pesquisa no Goggle e analise a densidade da keyword nos primeiros 10 a 20 resultados. Uma média simples com base nestes resultados, pode eventualmente, ser o ideal para o caso específico.

Texto da tag “Body” e colocação da Keyword

A colocação estratégica da keyword em determinados locais do seu site, pode influenciar
a leitura que o Google faz da importância dessa keyword para o seu site.
Também aqui, aconselho muita cautela no uso da keyword, de forma a não parecer um site escrito para os Motores de Busca e não para pessoas. Além de que, se exagerar, pode ser considerado Keyword Spamming pelo Google, e isso, você não quer que aconteça.

Sinónimos

Usar sinónimos da sua keyword é uma atitude inteligente, pois o Google vai ler estes sinónimos e associá-los à sua keyword, quando estiver a analizar a relevância do seu site para o assunto em questão.
Uma boa fonte de sinónimos, senão a melhor, é o proprio Google.
Para isso, faça uma pesquisa pela keyword precedida de til, como neste exemplo: “~keyword”, e analise os resultados apresentados pelo Google, particularmente, os que aparecem a bold, pois esses são os termos
que o Google considera serem sinónimos da sua keyword.

Para não tornar estes artigos excessivamente extensos e aborrecidos, a análise da Optimização dos factores “on-page” continua no próximo artigo desta série:
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 2 de 6

Caso tenha alguma questão entretanto, esteja à vontade para a colocar.

  • Pingback: SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 2 de 6 | Web Marketing PT()

  • Pingback: Como Funcionam os Motores de Busca – Saiba Tudo | Web Marketing PT()

  • Boa dia,

    Ja temos um site feito por uma amigo http://www.mudatudo.com e estamos na area das ” mudancas”.
    Entretanto registamos a marca “mudanças” e tb o dominio mudancas.pt.

    Gostaria de sabr se tivermos um site neste dominio se seria mais facil aparecer na 1ª pagina do google.pt na pesquiza por “mudanças”
    Obrigado,

    Cesar Curado

  • Olá Cesar e bem-vindo ao WMPT!

    Quanto à sua questão, a resposta é sim. Mas, convém ter atenção a alguns aspectos antes de avançar “de cabeça”.
    1 – o site actual já tem um Google Page Rank de 4, o que já é bastante bom, por isso deve ter atenção e, das duas uma; ou mantém o site actual e o novo no novo domínio (o que pessoalmente não aconselho), ou quanto tiver o novo site online, configura no domínio mudatudo.com um redirecionamento 301 para o novo domínio mudancas.pt.
    2 – só pelo facto de ter esse domínio não significa automaticamente que vá estar na 1ª página do google para o termo mudanças. É necessário que o novo site seja devidamente optimizado para esse termo. Para isso, aconselho-o a aproveitar os conteúdos publicados aqui no blog sobre a optimização de sites, pois já o ajuda bastante nessa tarefa.
    Espero ter ajudado.
    Se precisar de mais algum esclarecimento, disponha.

    Abraço,
    JR

  • Pingback: Rankings do Google Para 2010 – Novo Factor | Web Marketing PT()

  • Olá João!
    Eu não consigo escrever pensando em keywords, google ou seja lá o que for, utilizo o básico que você disse aqui, porém só faço depois de ter escrito o texto inteiro, dar uma lida e ver quais palavras mais usei ou algo assim Simplesmente não consigo escolher uma keyword e depois escrever, tem que ser o contrário, talvez eu seja um pouco prejudicada, e por isso também a dificuldade em encontrar as keywords para otimizar…
    Um abraço!

  • Olá Sandra,

    Quando estamos a falar de blogs, existem algumas particularidades na questão da escrita, isto é, ao escolhermos um tema, podemos dar-lhe um título mais ou menos optimizado para a keyword para a qual nos interessa optimizar esse artigo.
    Se eu tiver um blog sobre desportos aquáticos e quiser optimizar uma página para o termo surf, então não só devo utilizar esse termo no título como algumas vezes pelo artigo fora, dependendo da dimensão do artigo.
    Isto não quer dizer que se deva escrever um artigo sem sentido, até pelo contrário, devemos sempre pensar que o texto irá ser lido por pessoas, logo deve estar bem perceptível, mas podemos utilizar a keyword de forma inteligente, fazendo com que esse artigo fique mais optimizado para o termo escolhido.
    Não sei se me fiz perceber, mas espero ter ajudado.

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    A única coisa que não sabia era que o Google lia sinónimos, nunca tinha pensado nisso, sendo assim vou começar a usar keywords similares em descrição de posts.

    A META Keyword Tag já sabia que o Google tinha dito que não utilizava esta tag para nada, mesmo assim eu continuo a usa-la mas já reparei que você também usa, que plugin usa para adicionar descrição e as keywords, normalmente costuma-se utilizar o All in Seo Pack mas você utiliza outro,qual?

  • @ Bruno,

    Eu também utilizo o All in One SEO pack nos meus blogs (incluindo este).
    Dos que vi, parece-me ser o mais completo e user-friendly.

    Abraço,
    JR

  • Olá João

    Este seu artigo inicia um assunto importante e que é um dos pontos a que não tenho dado a devida atenção.

    Além de escrever poucos artigos, nunca penso nas Keywords. É como não conseguir tocar e cantar ao mesmo tempo. :)

    Mas como reconheço que é necessário, terei que corrigir esse
    defeito.

    Abraço.

  • João sim esse é o que uso e parece-me de facto o melhor.

    José tens de tentar pensar nas keywords e outra optimização para cada texto. A frequência dos textos pode não ser o significado de mais visitas já a optimização…

  • Olá João!
    Entendo sim, sempre escrevo o título depois de ter o artigo pronto, aí tento deixar ele mais relevante. Também tento pensar nas palavras chave, mas nem sempre obtenho muito sucesso.
    Eu também uso o All in one, e também continuo a escrever na metatag keywords, apesar de saber que o google não as utiliza.
    E cantar e tocar ao mesmo tempo é realmente difícil para mim também José!
    Mas com o tempo vamos aprendendo!
    Um abraço!

  • Eu penso que a maior dificuldade que me parece que se levanta é a conjugação dos conteúdos com a optimização.

    Seja esta pensada do início ou no fim do processo de criação dos conteúdos, o mais importante é que se tenha a noção que é possível tornar aquele conteúdo mais relevante para quem o procura.

    Se você escrever um artigo sobre “velas com cheiro” e lhe der um título com esta keyword, mas as pessoas procurarem essencialmente por “velas aromatizadas”, então vai ser difícil consegur captar as pessoas que possam estar interessadas no seu artigo.
    É aqui que entra a optimização!

    Da mesma forma que, se lhe der o título “velas aromatizadas”, mas não fizer mais nada em termos de optimização, dificilmente irá conseguir bons rankings para esse artigo.

    Talvez assim seja mais fácil pensar e entender a optimização como um passo importante no processo de criação dos conteúdos.

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Eu não sou nenhum profissional nem me considero com muito jeito na optimização de artigos mas garanto-vos a todos que um titulo,descrição bem optimizadas e bons backlinks tornam o artigo com uma visibilidade gigante no Google portanto pensem na optimização e no Google também.

  • Olá João!
    Por isso usar sinônimos nos textos né?
    Uma boa idéia não seria ir à ferramenta de palavras chaves do adwords e ver qual dos termos é mais pesquisado?
    Lá ele também mostra a opção de vários sinônimos.
    Um abraço!

  • Olá Sandra,
    Sim, de facto os sinónimos são uma boa forma de não estar a repetir infinitamente o mesmo termo ou expressão, correndo o risto de até ser considerado keyword spamming pelo Google, e através dessa ferramenta pode obter algumas sujestões interssantes.
    Outra forma simples e rápida é utilizando algumas ajudas em pesquisas feitas no próprio google, como por exemplo:

    – utilizar o “~” antes do termo. (ex: ~velas)
    – utilizar “related” antes do termo. (ex: related: velas)

    Abraço,
    JR

  • É sim, repetir muitas vezes acaba virando spam, além de não ser legal de ler uma coisa que repete muitas vezes, por que se repetir muitas vezes não é legal de ler, e acaba virando spam.
    Chato né?! Rs….
    Um abraço!

  • Pingback: Como criar um blog: Otimize seu blog | Info-Macross | Um blog sobre como criar blogs.()

  • Estimado João,

    Parabens pela sua iniciativa de tantar ajudar as pessoas atraves de seu blog.Meu site entrou no ar,ontem,e ainda não defeni quais serão as keywords do meu site.O site esta bem apresentavel mas,se nao existir keywords bem feito,meu Seo e rank sera muito baixo.Tem algumas duvidas,sobre que keywords Como meu site e minha empresa é uma empresa de consultoria internacional,e em 3 línguas a dificuldade aumenta.Vamos la- Sobre as palavras que eu acho chave,tenho, duvidas se estas keywords tem que ser juntas ou separadas,por exemplo:consultoria internacional,eu coloco tudo junto,ou consultoria,internacional,ou seja com virgula?outra palavra exportaçao e importaçao,preciso por o e,ou não precisa? preciso por com ascento e sem ascento ou não preciso? enfim,a frase exportar para a europa é uma keyword?ou colocar exportar europa.Enfim,se eu colocar todas as palavras,com e sem ascento,minhas keywords ficarao extensas demais.Outra coisa,que tenho duvida é sobre o nome da empresa,minha empresa chama yes!consulting,com o ponto de exclamaçao,e no site todo está escrito assim,e logicamente nunca o usuario lembrara,de colocar a exclamaçao.Conto com seu apoio.

    Um grande abraço,e parabens mais uma vez!

  • Olá Mário e bem-vindo ao WMPT!
    Quanto às suas questões, coloco aqui as respostas:

    1 – Sobre as palavras que eu acho chave,tenho, duvidas se estas keywords tem que ser juntas ou separadas

    – Podem ser separadas. Uma keyword ou palavra-chave, pode ser um conjunto de 2 ou 3 palavras. ex: consultoria internacional é uma única keyword.

    2 – outra palavra exportaçao e importaçao,preciso por o e,ou não precisa?
    Depende do que você deseja, mas não é obrigatório. O termo que escolher (com ou cou com e ou sem nada) será o termo para o qual estará a optimizar o seu site.

    3 – preciso por com ascento e sem ascento ou não preciso?
    Depende do que estiver a fazer. ex: se estiver a escolher a tags que caracterizam o seu site quando está a submetê-lo a um directório de sites, eu não utilizo, mas se estiver a trabalhar em texto no seu site ou a colocar o texto de link que aponte para o seu site, é conveniente colocar as palavras correctas.

    4 – enfim,a frase exportar para a europa é uma keyword?
    Esta já está respondida.

    5 – Outra coisa,que tenho duvida é sobre o nome da empresa,minha empresa chama yes!consulting,com o ponto de exclamaçao,e no site todo está escrito assim,e logicamente nunca o usuario lembrara,de colocar a exclamaçao.

    Não vejo qualquer problema nisso. Os utilizadores da internet estão cada vez mais conhecedores e experientes e sabem que os domínios não suportam pontos de exclamação.

    Se tiver mais alguma questão, coloque aqui no blogue!
    Abraço,
    JR

  • Olá,João,obrigado pelas sua prontas respostas!Abaixo as duvidas que ainda continuaram>

    JR) 1 – Sobre as palavras que eu acho chave,tenho, duvidas se estas keywords tem que ser juntas ou separadas

    – Podem ser separadas. Uma keyword ou palavra-chave, pode ser um conjunto de 2 ou 3 palavras. ex: consultoria internacional é uma única keyword.

    Minha observação – ok entendido,mas estudos feitos ontem,descobri que a keyword,que mais se encaixa no meu site seria consultoria em comércio exterior,e como vc pode ter visto no meu site,no Title,está yes!consulting breaking borders,então acredito que ai,não faz diferença,haja vista que consultoria em comércio exterior,sao 4 palavras,e comércio tem acento,mesmo vc me orientou abaixo que o acento seria importante no texto do site,fica ai a duvidada,se coloco ou não no title do site,o acento,pois oq entendi so nas keywords do codigo fonte que pode nao ter ascento.

    JR)2 – outra palavra exportaçao e importaçao,preciso por o e,ou não precisa?
    Depende do que você deseja, mas não é obrigatório. O termo que escolher (com ou cou com e ou sem nada) será o termo para o qual estará a optimizar o seu site.
    Minha observação eu desejo que pessoas que procurem,por importacao e exportaçao,procurem meu site,ou as que so procure por importaçao,ou as so que procurem por exportaçao,como eu poderia otimizar isso?

    3 – preciso por com ascento e sem ascento ou não preciso?
    Depende do que estiver a fazer. ex: se estiver a escolher a tags que caracterizam o seu site quando está a submetê-lo a um directório de sites, eu não utilizo, mas se estiver a trabalhar em texto no seu site ou a colocar o texto de link que aponte para o seu site, é conveniente colocar as palavras correctas.

    Minha observação ok,tudo entendido,mas so uma duvida,o que seria colocar o texto de link que aponte para o meu site?seria por exemplo linkar uma frase como essa” empresa especializada em projetos especializados de exportação e importação,que oferece soluções em comércio exterior?

    4 – enfim,a frase exportar para a europa é uma keyword?
    Esta já está respondida.
    Minha observ. ok esta respondida,mas nao ficou bem claro,no caso aqui,sao mais de 3 palavras,conforme vc falou la em cima,isto nao faz diferença tambem?enfim,quero que pessoas que procurem meu site e quequeiram exportar para a europa encontre o site,entendeu?ou seja pelo que entendi se a keyword for exportar para a europa,se a pessoa gitar exportar europa nos sites de busca,isto não fazera diferença e ela encontrará meu site,seria mais ou menos isso?

    5 – Outra coisa,que tenho duvida é sobre o nome da empresa,minha empresa chama yes!consulting,com o ponto de exclamaçao,e no site todo está escrito assim,e logicamente nunca o usuario lembrara,de colocar a exclamaçao.

    Não vejo qualquer problema nisso. Os utilizadores da internet estão cada vez mais conhecedores e experientes e sabem que os domínios não suportam pontos de exclamação. ok..

    Muito obrigado,pelas informaçoes e conto com sua ajuda mais uma vez,seu blog é mto enriquecedor .

    abraços,

    Mario

  • Olá Mário,

    Como são muitas questões, logo que possa, vou fazer um pequeno vídeo e explicar todas elas, e assim os leitores do blog vão poder ver todas estas questões explicadas de melhor forma que aqui nos comentários.
    Fique atento!
    JR

  • Bruno Leite

    Boa tarde João,

    Estou prestes a lançar o meu site pessoal. A ideia é promover-me a mim enquanto marca principal, mas sempre com base em alguns temas centrais. Entretanto já comprei o domínio com o meu nome há uns anos sempre com a perspectiva de poder utilizá-lo (na perspectiva da criação da marca pessoal). Está tudo montado à volta da minha imagem, enquanto especialista no mercado, no entanto andei a ler bastante sobre SEO e fiquei com algumas dúvidas sobre uma questão. Pelo que entendi, a escolha do nome do domínio poderá ser fundamental na optimização SEO. Ou seja, o nome do domínio deveria conter as palavras chave centrais dos temas inerentes ao site. O que não é o meu caso. Isto é o que faz a maior diferença? Precisava de uma dica acerca deste “pormaior”. Caso seja assim tão importante, esse facto, poderá ser uma solução comprar outro domínio para o site e fazer um redirecionamento do domínio (escolhido para efeitos SEO) para o domínio com o meu nome? O que gostaria era perceber se de facto faz assim uma diferença tão grande e se sim, se esta solução poderá ser viável sem prejudicar a exposição do site no google. Pensei toda a minha estratégia à volta do meu nome e imagem e de facto se não houver solução para isso significa que é um duro golpe a todos os níveis porque o trabalho está praticamente concluído :S

    Muito obrigado,

    Um abraço

    Bruno

  • @d5de71a6bee1194661053221d23e912f:disqus Olá Bruno,

    Essa é uma questão muito pertinente.
    Dependendo do projeto, a decisão poderá pender para um lado ou para outro, mas vou tentar ser claro na resposta.

    É um ponto assente que o domínio tem bastante peso em termos de SEO.
    Embora o Google tenha vindo a fazer atualizações ao algoritmo no sentido de, entre outras coisas, eliminar sites que se “penduravam” no domínio para ter bons rankings, e seja visível que muitos deles desapareceram do mapa, o domínio continua a pesar em termos de SEO.

    Este é um fato, independentemente do que depois se faz com o domínio e que pode contribuir para melhorar ou piorar a sua relavância e os respetivos rankings.

    Por outro lado, uma marca pessoal é uma marca pessoal.
    E uma marca pessoa num domínio com keywords de nicho poderá, dependendo do projeto, objetivo e finalidade, não fazer tanto sentido.

    Também é muito importante que que se tenha a noção que, não é de todo impossível otimizar um site para uma ou mais keywords sem que estas esteja presentes no domínio.
    Existe muita trabalho de otimização on-page e off-page que pode ser feito para conseguir ter o site otimizado e para conseguir bons rankings.

    Um exemplo:
    se pesquisarmos no Google por “google seo”, o 3º ou 4º resultado é o blog do Matt Cutts, que é um engenheiro do Google e o domínio do seu blog é mattcutts.com/blog.
    Ou seja, não tem nada nem de Google nem de SEO.

    (É claro que é um exemplo a outra dimensão, mas para o que quero demonstrar, serve perfeitamente)

    Agora claro, num caso mais “normal”, sem a projeção que este tem, naturalmente irá requerer algum trabalho, mas volto a dizer, não é de todo impossível.

    A correlação que o google procurar entre um site e o seu conteúdo contempla muitos factores além do domínio.
    Se este existir ajuda, mas não é absolutamente fundamental.

    Espero ter ajudado :)

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Bom dia João,

    Muito obrigado pela tua pronta resposta à minha questão. Foi bastante esclarecedora. Fico mais descansado por, apesar de ser importante, não ser absolutamente essencial o facto das palavras chaves estarem obrigatoriamente contidas no url. De qualquer forma, e tendo em conta, que apesar de tudo também importa, aquelka eventual solução que referi anteriormente de comprar um domínio mais direccionado às palavras chave e depois redireccionar para o domínio com o meu nome parece-te viável e, sobretudo, credível para quem chega ao site? Teoricamente parece-me ser uma óptima solução para poder continuar a usufruir das palavras chave, mas em termos práticos gostaria de saber se valeria a pena ou não.

    Obrigado,

    Um abraço

    Bruno

  • @868e8b749a61aaa9511dbe2accf4b035:disqus Olá Bruno,

    Pode ser feito, mas com cuidado.

    O que quero dizer é que, depende muito da forma como fazes, pois podes criar uma situação de conteúdo duplicado para o Google e isso pode resultar numa penalização.
    Existem várias formas de o fazer, sendo algumas melhores e outras mais perigosas.

    Do que sei e tenho lido sobre este tema, é possível fazer isso com o redireccionamento 301, sendo que à partida não causa problemas, pois é apenas um domínio a apontar para outro. Se fossem muitos pode ser visto como spam ou algo suspeito para o Google, o que não é de todo aconselhável.

    Outra opção é fazer o redireccionamento para uma página interna do site.
    Exemplo: http://www.minhakeyword.com redireccionar para http://www.bruno.com/keyword.

    Uma opção também aconselhável e transparente, é criar um segundo site no domínio da keyword com conteúdo único e linkar esse site para o primeiro, mantendo 2 sites com conteúdo único e ligados apenas por links.

    No entanto, cuidado se não seguires nenhuma destas opções. Há situações mais arriscadas que podem acabar por prejudar muitos os teus rankings.

    Espero ter ajudado :)
    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Boa tarde João,

    Já tinha lido a resposta, mas ainda não tinha tido oportunidade de responder-te. Foi de facto muito esclarecedora. Vou seguir os teus conselhos e procurar alguma informação adicional que possa complementá-la por forma a que tudo corra o melhor possível com a indexação do site no google.

    Muito obrigado e um abraço 😉

    Bruno

  • Boas Bruno,

    Vai correr certamente, desde que cumpras aquelas regras. 
    Tens é de encarar o SEO como um investimento a médio prazo, e se aplicares sempre boas práticas, vais certamente colher os frutos do teu trabalho.

    Abraço,
    JR

  • Obrigado pelas dicas..ajudaram-me bastante!

  • @facebook-100003898639693:disqus 

    De nada Tiago, ainda bem que ajudou :)

  • michael

    Bom seu artigo Brother, estou querendo optimizar o meu blog e me ajudou muito. É sobre busca de ofertas de produtos na web da uma olhada que se interessar abrass
    http://ofertasdeprodutos.blogspot.com.br/