SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 2 de 6

Mini-Curso de SEO – Como Optimizar o seu blog ou Site para o Google

Neste segundo artigo, conforme indicado no primeiro desta série, vou continuar com o tema da Optimização On-Page do Site.

Se ainda não leu o primeiro, pode encontrá-lo aqui:
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 1 de 6

Seguem-se mais alguns factores a considerar, quando estiver a tratar a optimização do seu site ou blog:

SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 2 de 6

A Keyword no Domínio
Esta é outra questão à volta da qual existe alguma especulação. Será que a utilização da keyword no domínio lhe pode trazer vantagens? Na minha opinião, sim. Considero que ainda tem alguma mais-valia, embora não tanto como já foi no passado, nem é absolutamente obrigatório para ter bons rankings.

Se estiver a iniciar-se no mundo online, vale a pena considerar um domínio que inclua a keyword ou uma variação da mesma. Caso já tenha o seu site, não aconselho a abandonar o domínio que já tem, por outro com a keyword. mais vale trabalhar na optimização do seu site actual.

A Keyword em páginas específicas do seu site
A utilização de keywords em url’s específicos do seu site também o podem ajudar a melhorar os rankings.
Pegando novamente no exemplo do “Nokia”, se o url da sua página for:
www.oseusite.com/telemoveis/nokian97
contribuirá bastante mais para melhorar o seu ranking para o termo “Nokia N97”, do que se for como este:
www.oseusite.com/cat=321/item=672318

Heading Tags
As Heading tags ou cabeçalhos dizem respeito às tags de HTML <h1>, <h2>, etc.A utilização dos cabeçalhos para colocação das keywords é uma prática que ajuda o Google a perceber a relevância dessas keywords.
Não é decisivo, mas é um bom contributo para uma página/site bem optimizado.
Não abuse nem exagere. Coloque as keywords apenas se fizerem sentido, não o faça aleatoriamente.

Link Anchor Text ou Texto Âncora
Link Anchor Text ou Texto Âncora é o texto que é utilizado para colocar links no seus site.
Quando uma determinada keyword ou keyphrase (expressão) é utilizada para linkar para outra página, ajuda a passar alguma valor para a página de destino para as keywords ou keyphrases utilizadas.
Um link que diga “Clique aqui” tem muito menos valor para a página, que um que use “Nokia N97” como o seu texto âncora.

Image Alt Text ou Texto Alternativo das Imagens
O Image Alt Text ou Texto Alt(ernativo) das Imagens, diz respeito ao texto alternativo configurado para as imagens utilizadas no seu site.
Embora este factor, por si só, possa em alguns casos, não ser muito influente, ganha ainda mais relevância quando são utilizadas imagens para a navegação do seu site.
Este texto deve ser curto e directo ao assunto, e deve descrever a imagem ou o página de destino.
Pode colocar aqui a sua keyword, mas apenas se fizer sentido. Não coloque aqui keywords à toa ou sem nexo.

Inline Links ou Links em Texto Corrido
Inline Links são os links de texto quando utilizados no meio do conteúdo da página, em oposição às comuns listas de links ou aos menus de navegação.
Este tipo de links tendem a passar mais valor e relevância também pelo texto circundante, à página de destino.

Navegação do Site
É extremamente importante que o seu site esteja preparado para ser explorado pelo spider do Google.
Isto pode parecer óbvio, mas muitas vezes os webmasters descuram a capacidade do Google explorar um site, e, muito embora, o Google esteja já muito avançado neste aspecto, ainda existem alguns aspectos que o podem bloquear e impedi-lo de o fazer correctamente.

Um desses aspectos é o uso exclusivo de Flash para a navegação so site. Se não houver outra forma de navegação, é muito provável que o Google não consiga aceder a outras páginas do seu site, resultando num prejuízo para si em termos de rankings.

O mesmo se pode passar com menus em Java Script ou DHTML. Pode haver situações onde o Google não consiga ler os links, quando é utilizada esta forma de navegação.
Para ter a certeza que não é o caso, pode ver a versão de Texto da página em Cache do Google e ver se consegue visualizar os links.

Estrutura do URL
Evite estruturas de urls longos e com caracteres estranhos.
Embora o Google tenha desenvolvido formas de indexar páginas com urls complexos, se for possível, é de evitar.
Para casos de sites dinâmicos, considere a hipótese de utilizar o mod_rewrite para o tornar mais amigável para os motores de busca.

Dúvidas ou questões? Coloque o seu comentário!

Próximo artigo desta série:
SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 3 de 6 – Links e Sua Importância

  • Pingback: SEO – Como Optimizar o seu Site ou Blog para o Google – Parte 3 de 6 :: Web Marketing PT()

  • Olá João!
    Quando iniciei meu blog não sabia de nada disso, e não comprei um domínio com as palavras-chaves embutidas. Com certeza ficou bem mais difícil em termos de SEO.
    Já em outro caso, comprei um exatamente com as palavras-chave e realmente foi bem mais fácil de chegar aos primeiros lugares, pelo menos nas primeiras páginas, mesmo porque a concorrência das palavras-chave é alta.
    Mas é assim, a cada pouco vou aprendendo um pouco mais.
    Um abraço!

  • Eu também passei por isso e acho que muitos passam ou passaram.
    De facto a keyword no domínio ajuda bastante a obter bons rankings, mas como eu disse, não é absolutamente fundamental, pois existe muitas outras coisas que você pode fazer para optimizar um site ou blog para uma determinada keyword que não conste no domínio.

    Abraço,
    JR

  • Bruno

    Na minha opinião a keyword no domínio é importante e é óbvio que traz vantagens, mas repare os grandes “portais” da Internet não tenhem palavras chaves, o metacafe,vimeo entre muitos outros criam um site pensando num nome que as pessoas associem facilmente e não numa keyword, não considero de todo obrigatório colocar keywords no dominio mas também depende do nicho de mercado onde se vai actuar.

    Já reli muitas vezes os denominados Inline Links ou Links em Texto Corrido mas não consigo perceber, talvez se colocar mais informação se entenda melhor.

    P.S;Deveria usar o corrector ortografico para evitar erros de escrita, repare:colcoação;utilizzado;colcocar;imgens;exxplorado;veisualizar;caracateres;desernvolvido.

    Com o corrector ortográfico detecta-se e corrige-se estes erros facilmente.

  • Repare Bruno que eu também digo que não é absolutamente obrigatório ter a keyword no domínio para ter bons rankings. Estamos de acordo.

    Agora, se estivermos a falar de projectos pequenos, esses projectos muitas vezes vivem em grande parte de tráfego dos motores de busca, ou em sites de nicho que só vivem disso, têm de estar optimizados. Neste aspecto o domínio é mais um componente que ajuda à captação de tráfego gratuito.
    Isto porque, se a keyword estiver presente no domínio, o Google associa mais facilmente esse site a um determinado tema, ou digamos que é mais um elemento a informar que o site está relacionado com esse tema.
    Mas, como disse, não é obrigatório.
    Eu também tenho sites que não têm a keyword no domínio. Mas requer trabalho na optimização para obter bons rankings. (ou investimento, para quem pode e quer investir)

    Sobre os links, irei seguir a sugestão e escrever um artigo explicando um pouco melhor as diferenças dos vários tipos de links.

    PS: Eu sei que tenho esse problema. :)
    Ainda por cima porque a maior parte dos artigos e comentários, escrevo-os a partir do portátil, onde o teclado é pequeno e não ajuda muito.
    Mas já dei um jeito neste artigo e vou tentar melhorar no futuro. É um desafio que já lancei a mim mesmo e que penso que esteja a resultar nos artigos mais recentes.

    Abraço,
    JR

  • Olá João,

    Gostei deste seu artigo e também dos comentários. Há coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Vejamos se eu percebi.

    Pode comprar-se um domínio com palavras-chave embutidas. Também se pode comprar um domínio com palavras-chave (presumo que não embutidas).E se pode comprar sem nenhuma palavra-chave.
    Julgo ter entendido as consequências de cada uma das opções. Mas como devo actuar para saber qual das modalidades eu comprei?
    Depois outra pergunta: Na compra é prciso escolher as palavras-chave?

    Obrigado desde já.

    Um abraço.

  • Bruno

    José você é que decide em que nicho vai actuar se vai falar de botas a sua palavra chave não pode ser sapatilhas, você quer que o seu blogue apareça no google por qual palavra chave? Essa e que deve ter no domínio mas não tenha atenção só a isso o domínio precisa de ser decoravel e o mais curto possivel.

  • Olá José!
    Basta você escolher o nicho, ver quais as palavras chaves que se enquadram, e procurar se o domínio está disponível em algum site que venda domínios, como o GoDaddy.com.
    Quando falamos em comprar um domínio com as palavras chaves não quer dizer que chegamos a um lugar e escolhemos, como em uma prateleira, nas verdade você imagina qual domínio gostaria de usar, e verifica se ninguém já teve essa ideia antes, ou seja, se o domínio está disponível.
    Pegando o exemplo do bruno, se quer falar sobre botas, poderia verificar se o domínio botas.com está disponível (o que é difícil), mas pode imaginar outras alternativas como comprebotas.com ou botasonline.com.
    Fica a seu critério escolher, e sorte de que ninguém tenha registrado. Há também as as possibilidades de outros domínios como .com.br, que é aqui do Brasil, ou .info , .net , caso o domínio .com já tenha sido registrado.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!

  • Bruno e Sandra,

    O que me dizem nestes comentários que fizeram o favor de escrever, é a ideia que eu já tinha da compra de domínios (sem ter comprado nenhum).
    Mas como a Sandra disse que comprou um domínio com palavras chave embutidas. Até pensei que era alguma novidade. Mas se foi apenas uma expressão que utilizou, peço-lhe desculpa de a ter interpretado mal. Aquelas dúvidas que expressei no meu comentário foi com base na interpretação (agora vejo:errada)que fiz do “embutido”.

    Abraços.

  • OI José!
    Provavelmente me expressei mal, desculpe!
    Um abraço!

  • @ José,
    Como o Bruno e a Sandra já disseram, utilizar as palavras chave no domínio ajuda muito em termos de rankings.
    Um dos artigos que está no forno é sobre este tema, uma vez que ainda não escrevi nada aqui no blog sobre isso.

    Mas se tiver questões entretanto, esteja à vontade.

    Abraço,
    JR

  • Olá João!
    Estamos aguardando o artigo! Não vai deixar queimar no forno hein?!
    :-)

  • Nada disso Sandra, só que tantos comentários têm-me ocupado muito tempo :) felizmente!

    E estou a pensar dar uma prenda de Natal extra aos leitores do blog, só não sei se vou ter tempo de a preparar a tempo.
    Segunda feira já devo saber.

    Abraço,
    JR

  • Rs…
    Imagino! Deve estar tendo muito trabalho a responder nossos comentários! Mas arranja-se tempo, afinal o que você faz da meia noite as 6 mesmo?! Rs…

  • Bruno

    Sim João pode-se oferecer o Seu E-Sucesso 😀

    Acho que se estava a referir mesmo a isso não? 😀

  • Sandra a essa hora ele deve dormir mais hora menos hora lol.
    Descansar também é importante para que o trabalho renda mais.

  • :) Vocês são terríveis!
    Obrigado Nelson. A Sandra até já queria que eu trabalhasse 24 horas…

  • João e não é mais porque o dia não tem mais horas senão… lol.
    Ficavas escravo da Sandra (isto parece outra coisa)

  • Por acaso, costumo dizer que o dia devia ter mais horas.
    Não seria só para trabalhar, seria para repartir entre trabalho e lazer, claro!

  • Bruno

    Tens que tentar fazer o teu dia render mais , o que pode tornar-se difícil 😀

  • João exacto. Um dia com mais horas dava para tudo: mais trabalho, mais lazer, mais descanso etc.

    Bruno com o tempo vamos aprendendo algumas dicas que nos podem tornar mais rentáveis.

  • Mais tudo, mais encheçao de saco e mais clientes reclamando rs…
    Eu estava brincando viu João!? rs…
    Não quero que vires escravo :-)
    Um abraço!

  • “Não quero que vires escravo”
    Agora estou mais descansado :)

  • Luciana

    Olá João,
    Mais uma dúvida…rsrs
    Tem problema colocar o link do meu site(Inline Links) em textos retirados de uma revista? Tenho um blog onde publico matérias de decoração retiradas de revistas e sites especializados na área. No final da matéria sempre coloco as fontes. Porém, existem algumas palavras (ex.: abajur) que eu gostaria de linkar meu site, pois é um produto que trabalho.
    Abraço, Luciana.

  • Olá Luciana,

    Nesse caso não vejo qualquer problema, como indica a fonte e tudo, pode inserir os links para o seu site.
    Abraço,
    JR

  • Luciana

    Obrigada João!

  • Parabens pela sua iniciativa de tantar ajudar as pessoas atraves de seu blog.Meu site entrou no ar,ontem,e
    ainda não defeni quais serão as keywords do meu site.O site esta bem apresentavel mas,se nao existir keywords
    bem feito,meu Seo e rank sera muito baixo.Tem algumas duvidas,sobre que keywords Como meu site e minha empresa
    é uma empresa de consultoria internacional,e em 3 línguas a dificuldade aumenta.Vamos la- Sobre as palavras que
    eu acho chave,tenho, duvidas se estas keywords tem que ser juntas ou separadas,por exemplo:consultoria
    internacional,eu coloco tudo junto,ou consultoria,internacional,ou seja com virgula?outra palavra exportaçao e
    importaçao,preciso por o e,ou não precisa? preciso por com ascento e sem ascento ou não preciso? enfim,a frase
    exportar para a europa é uma keyword?ou colocar exportar europa.Enfim,se eu colocar todas as palavras,com e
    sem ascento,minhas keywords ficarao extensas demais.Outra coisa,que tenho duvida é sobre o nome da empresa,minha
    empresa chama yes!consulting,com o ponto de exclamaçao,e no site todo está escrito assim,e logicamente nunca o
    usuario lembrara,de colocar a exclamaçao.Conto com seu apoio.

    Um grande abraço,e parabens mais uma vez!

  • Sandra Dias

    Boa tarde, poderia-me, por favor, dar o seu email para tirar algumas dúvidas? Tenho uma página que optimizei mas uma das palavras não há meio de subir. Obrigado. Palavra: aluguer insufláveis. o site é: http://www.espaco-encantado.pt

  • @sandradias:disqus
    Olá Sandra,
    Pode enviar a informação através do formulário da página de contato aqui do blog:
    http://www.webmarketingpt.com/contactos/