Sabe Como o Seu Site Está Posicionado no Google?

Um dos aspectos fundamentais para perceber como melhorar os resultados do seu site ou blog, é, antes de tudo, perceber como é que ele está posicionado nos motores de busca. No caso particular, no Google.

Antes de se lançar de cabeça a investir em publicidade paga, ou a implementar estratégias de link building, ou até a implementar técnicas para melhorar a performance do seu site, deve, primeiro, descobrir e analisar como o seu site está posicionado nos resultados das pesquisas no Google.
Isto, por que vai ser importante mais tarde perceber o que é que deu melhores resultados, e qual foi a melhoria verificada.

resultadospesquisas

Para isso deve fazer uma análise cuidada, em vários passos:

1 – Quais são as minhas keywords de eleição?

É fundamental que tenha muito bem definido, para que termos ou keywords você deseja que o site esteja optimizado. A optimização só por si não existe, é sempre dirigida a um ou vários termos ou keywords.
Seja preciso na sua definição e evite escolher muitas keywords diferentes.

Quantas menos forem, menos difícil será realizar a optimização do site para essas keywords. O ideal será 1, mas até 3 keywords é razoável. No entanto, se puder dessas 3, eleger uma keyword que para si é mais importante, aconselho a manter-se com essa. Publiquei recentemente um artigo sobre como escolher as melhores keywords.

2 – Onde está o meu site?

Perceber onde “anda” posicionado o seu site é fundamental.

Pode utilizar software específico, que é o meu caso que como sou um bocado comodista, tenho uma ferramenta – WEB CEO – que desempenha várias tarefas e me dá vários tipos de informação sem ter de andar de janela em janela. Ou, caso não tenha nenhum programa pode utilizar ferramentas que se encontram online, algumas delas gratuitas, como são este dois exemplos:

– http://www.searchenginegenie.com/google-rank-checker.html

– http://exactfactor.com/

3 – Os meus resultados são o que eu estava à espera?

Agora que está na posse dos resultados, pode aferir se existe algum desvio na performance do seu site ou não. Com isto, quero dizer que, poderá estar a ser encontrado com mais facilidade para keywords que não são aquelas que você pretende, e, em simultâneo, estar menos bem posicionado para a sua keyword de eleição.

4 – O que tenho de corrigir?

Uma vez que já percebeu, não só como o seu site está posicionado, mas também se a optimização está bem “direccionada” ou implementada, está na altura de verificar o que tem de corrigir. Este passo poderá passar por algumas alterações ao nível do código (Títulos das páginas, etc – veja esta série de artigos sobre como optimizar o seu site “on-page”) e por alguns ajustes ao nível dos conteúdos.

No que respeita aos conteúdos, reveja com atenção os títulos dos seus artigos, o conteúdo das suas páginas estáticas, e o que tem maior destaque no seu site ou blog segundo os motores de busca.

5 – E agora, como corrijo os problemas?

Para resolver os eventuais problemas com que se possa estar a deparar, alguns dos quais poderia até nem ter conhecimento que eles existiam, pode utilizar o Google Analytics ou outra ferramenta equivalente, para perceber que keywords estão a levar tráfego para o seu site.

Aí, poderá também perceber quais são as keywords que lhe levam o tráfego que você não quer, pois vão atrás de conteúdos que não são aqueles que você pretende destacar, o que pode ter uma Bounce Rate ou Taxa de Rejeição elevada.
Na posse dessa informação, poderá realizar as modificações mencionadas no ponto anterior, de acordo com os termos que elegeu como principais.
Tenha atenção neste passo, de forma a não prejudicar a usabilidade do site ou blog, pois isso poderá sair-lhe caro.

6 – Além disso, o que posso fazer para melhorar os resultados?

Bom, para não estar a repetir conteúdos, remeto-o para os vários artigos publicados aqui no blog e que falam exactamente sobre isso: Optimização para o Google, Aumento de Visitas, etc.

Com o que está aqui publicado, você já consegue implementar uma estratégia de optimização com pés e cabeça, portanto, mãos à obra, e toca a mandar esses sites e blogs para a primeira página do Google!

Você alguma vez fez estas verificações? Quais foram os seus resultados?

Comments (20)
  1. DOMINGOS MARIA 18 Agosto, 2009
  2. Joao Rodrigues 18 Agosto, 2009
  3. Sandra-Info-Macross 5 Dezembro, 2009
  4. Joao Rodrigues 5 Dezembro, 2009
  5. Sandra-Info-Macross 6 Dezembro, 2009
  6. Joao Rodrigues 6 Dezembro, 2009
  7. José 15 Dezembro, 2009
  8. Joao Rodrigues 16 Dezembro, 2009
  9. José 21 Dezembro, 2009
  10. Sandra-Info-Macross 21 Dezembro, 2009
  11. Joao Rodrigues 22 Dezembro, 2009
  12. Bruno 22 Dezembro, 2009
  13. José 22 Dezembro, 2009
  14. Bruno 22 Dezembro, 2009
  15. Joao Rodrigues 22 Dezembro, 2009
  16. Sandra-Info-Macross 22 Dezembro, 2009
  17. ligia marcia 5 Janeiro, 2010
  18. Joao Rodrigues 6 Janeiro, 2010
  19. Brady 9 Janeiro, 2010
  20. Joao Rodrigues 9 Janeiro, 2010