Quota de Mercado do Google no Mundo

É curioso ver a quota de mercado do Google nos vários países, pois fica-se com uma ideia de como o Google está posicionado nas diferentes culturas e continentes.

Existem alguns dados curiosos nesta análise que vale a pena ver e ficar a conhecer.

Quota de Mercado do Google

Fonte: Search Engine Feng Shui

Um dos aspectos que me saltou mais à vista foi o facto do Google ter uma quota de mercado mais baixa onde ele é originário (Estados Unidos). Aí tem apenas cerca de 60%, o que reflecte a importância que os seus concorrentes (Yahoo e Bing) continuam a ter neste mercado.

Outro aspecto curioso é o facto da penetração na América do Sul ser apenas de 60% (mais ou menos), pois são mercados que importam muitos aspectos culturais dos Estados Unidos.

Já não me espanta tanto a ainda mais baixa penetração em mercados da Ásia, pois são mercados mais fechados ao Ocidente, com uma nota especial para a Coreia do Sul, onde a penetração do Google é apenas de 7,3%.

Quanto à China, depois de tanta polémica, ainda consegue cerca de 20%, sendo que parece que chegaram novamente a acordo e que o Google vai reabrir ou já reabriu no mercado chinês. parece-me um daqueles acordos “por debaixo da mesa”…

De notar também a altíssima quota de mercado que o Google tem na Europa, com países como a Eslováquia com uma quota de 99%.

Portugal não foi contemplado nesta análise, mas eu diria que a quota de mercado do Google em Portugal deverá andar muito próxima da quota em Espanha (94%).

Seja como for, este mapa sempre nos permite ter uma melhor noção da presença do gigante Google nos vários mercados.

Ficou surpreendido com algum destes dados?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Eu não fico nada surpreendido com estes dados. O google vai dominar a terra….

  • Dominar a terra parece-me um pouco extremo :)
    Mas que tem uma posição muito dominante, sem dúvida que sim.
    Onde eventualmente poderá perder será na vertente social, em que existem algumas redes com um peso muito grande, como é o caso do Facebook.

  • Nao me surpreendeu, em relação do que dizem que vai dominar o mundo acho profundamente exagerado, é certo que a Google sabe tudo sobre nós basta querer e aposto que eles cruzam todas as nossas informações presentes nos seus serviços mas essas historias de dominarem o mundo é uma conspiração…Fiquei muito surpreendido com os Estados Unidos, imaginava algo acima dos 80%, curioso é o Canadá já ter 90%, pensei que a quota serie idêntica aos EUA, tinha também uma profunda curiosidade em relação á quota do Brasil(63%), imaginava 65 para o Google, estive la perto 😀 Em relação ao mercado asiático não me surpreendeu nada a não ser a Índia com uns incríveis 90% Porque será que Portugal ficou de fora deste estudo? Penso que Portugal ainda deve ter mais um pouquinho que 94% e parece que o Luxemburgo e Suíça também ficaram de fora…

  • Bom já se sabe que Portugal, dada a sua enorme dimensão :) fica excluído de muitos estudos, mas seja como for, deve ser talvez superior ou idêntica à Espanha.
    A questão dos Estados Unidos também me surpreendeu um pouco, confesso… Mas pensando bem, este é um dos mercados fortes do Yahoo e Bing, e vistas assim as coisas, talvez não seja assim tão estranho.