O Que é Um Video Sitemap e Porque é Que Você Deve Ter Um

Muito provavelmente o seu site também tem vídeos inseridos nas suas páginas. Se assim é, um video sitemap pode ajudá-lo a melhorar a performance do seu vídeo/site junto do Google e dos restantes motores de busca.

Actualmente, são poucos os sites ou blogues que não têm vídeos embebidos nos seus conteúdos e nas suas páginas, não fosse o vídeo uma ferramenta de comunicação indispensável nos dias de hoje.

O Que é Um Video Sitemap?

Um Video Sitemap é um ficheiro em formato de texto que inclui informação sobre os vídeos que tem embebidos ou inseridos no seu site, e é especialmente útil porque ajuda os motores de busca a lerem melhor este tipo de conteúdos, nomeadamente o Google, mas não só!

Porque é Que Você Deve Ter Um Video Sitemap?

Este novo tipo de sitemap, é um complemento ao sitemap “tradicional”, que normalmente apenas incluí páginas e urls.

Além disso, o Video Sitemap irá também contribuir para uma presença e um melhor posicionamento das suas páginas nos rankings do Google, tanto nas pesquisas de vídeos (video search) como nas pesquisas universais (ou genéricas).

Veja este vídeo sobre Video Sitemaps gravado por um responsável da Google ou visite esta página no site do Google para saber mais sobre video sitemaps.

Se você tem um site ou blog em WordPress, então tem a tarefa facilitada, uma vez que, se utilizar o plugin XML Sitemap, este já suporta vídeos do YouTube (mas apenas estes).

Também estará ainda mais facilitada, porque existe um outro plugin específico para criar video sitemaps, que é o Video Sitemap Plugin, que cria o seu video sitemap, apenas com alguns cliques, e sem precisar “meter as mãos na massa”.

Se o seu site não é baseado em WordPress, também não há problema, pois eu encontrei uma solução simples e gratuita para si.

Vá até ao Video Sitemap Pro e pode fazer o download de um programa gratuito que faz o efeito necessário.

Depois de criar o seu vídeo sitemap, basta ir até ao Google Webmaster Tools, ao Bing Webmaster Center e ao Yahoo Site Explorer e submeter o seu novo sitemap a cada um dos motores de busca.

Se utiliza vídeo no seu site ou blog, então criar o seu vídeo sitemap deve ser uma prioridade, dadas as vantagens em termos de SEO e posicionamento nos rankings das pesquisas nos motores de busca.

Já conhecia o video sitemap e a sua importância?

Comments (10)
  1. Luís Miguel 11 September, 2010
  2. Joao Rodrigues 11 September, 2010
  3. Luís Miguel 11 September, 2010
  4. Joao Rodrigues 11 September, 2010
  5. Victor Brunner 14 October, 2010
  6. Joao Rodrigues 15 October, 2010
  7. Rafael Avelino 25 December, 2010
  8. Joao Rodrigues 27 December, 2010
  9. Rafael Avelino 29 December, 2010
  10. Joao Rodrigues 29 December, 2010