O Que é Um Video Sitemap e Porque é Que Você Deve Ter Um

Muito provavelmente o seu site também tem vídeos inseridos nas suas páginas. Se assim é, um video sitemap pode ajudá-lo a melhorar a performance do seu vídeo/site junto do Google e dos restantes motores de busca.

Actualmente, são poucos os sites ou blogues que não têm vídeos embebidos nos seus conteúdos e nas suas páginas, não fosse o vídeo uma ferramenta de comunicação indispensável nos dias de hoje.

O Que é Um Video Sitemap?

Um Video Sitemap é um ficheiro em formato de texto que inclui informação sobre os vídeos que tem embebidos ou inseridos no seu site, e é especialmente útil porque ajuda os motores de busca a lerem melhor este tipo de conteúdos, nomeadamente o Google, mas não só!

Porque é Que Você Deve Ter Um Video Sitemap?

Este novo tipo de sitemap, é um complemento ao sitemap “tradicional”, que normalmente apenas incluí páginas e urls.

Além disso, o Video Sitemap irá também contribuir para uma presença e um melhor posicionamento das suas páginas nos rankings do Google, tanto nas pesquisas de vídeos (video search) como nas pesquisas universais (ou genéricas).

Veja este vídeo sobre Video Sitemaps gravado por um responsável da Google ou visite esta página no site do Google para saber mais sobre video sitemaps.

Se você tem um site ou blog em WordPress, então tem a tarefa facilitada, uma vez que, se utilizar o plugin XML Sitemap, este já suporta vídeos do YouTube (mas apenas estes).

Também estará ainda mais facilitada, porque existe um outro plugin específico para criar video sitemaps, que é o Video Sitemap Plugin, que cria o seu video sitemap, apenas com alguns cliques, e sem precisar “meter as mãos na massa”.

Se o seu site não é baseado em WordPress, também não há problema, pois eu encontrei uma solução simples e gratuita para si.

Vá até ao Video Sitemap Pro e pode fazer o download de um programa gratuito que faz o efeito necessário.

Depois de criar o seu vídeo sitemap, basta ir até ao Google Webmaster Tools, ao Bing Webmaster Center e ao Yahoo Site Explorer e submeter o seu novo sitemap a cada um dos motores de busca.

Se utiliza vídeo no seu site ou blog, então criar o seu vídeo sitemap deve ser uma prioridade, dadas as vantagens em termos de SEO e posicionamento nos rankings das pesquisas nos motores de busca.

Já conhecia o video sitemap e a sua importância?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Olá João,

    Andava aqui a pesquisar sobre vídeo sitemap e vim parar a este artigo.

    Já tenho o plugin Google XML Sitemap, para fazer um vídeo sitemap é necessário mexer em algo nesse plugin?

    Ou aconselhas a usar o Google XML Sitemap para os conteúdos do portal e o Video Sitemap Plugin para os vídeos?

    Cumps

  • Olá e bem-vindo Luís!
    Se tiveres outros vídeos alojados no teu blog que não sejam do YouTube, então sim, aconselho a instalação do Video Sitemap Plugin.
    Digo isto, porque, o Google XML Sitemap já “lê” os vídeos do YouTube, mas havendo outros, é aconselhável a instalação deste outro plugin.
    Qualquer dúvida, diz.
    Abraço,
    JR

  • Olá João,

    Obrigado pela rápida resposta.

    Neste caso usando o plugin Google XML Sitemap ele vai gerar um novo arquivo XML ou vai “ler” no sitemap.xml?

    Cumps

  • Bem, segundo as informações que li sobre este plugin, ele vai gerar a informação no próprio sitemap.xml. Pelo menos são as indicações sobre os vídeos do youtube.

    Presumo que haja alguma característica particular que permite ao Google ler estes vídeos de forma mais facilitada, pelo youtube ser um site deles… Honestamente, não sei se será por isso, mas li documentação nesse sentido.

  • Muita gente não sabe do sitemap para videos, e também não sabem que existe também sitemap para imagens, noticias….

  • É verdade Victor.
    No entanto, acho que a situação menos simples é a dos vídeos, pois o resto (imagens, textos), é menos complicado de ser indexado pelo Google.
    Por isso é que achei importante publicar este artigo.

  • Olá joão só não entendi como fazer no blogger já que eu enviei um sitemap como é ensinado na web e está ok,mas quando clico em Sitemaps de video aparece”Nenhuma informação encontrada.”
    E olha que tem alguns video meus de autoria minha mesmo!
    Mesmo não fazendo isto alguns videos meus aparecem nas pesquisas da 1º pagina…

    Abraço!

  • Olá Rafael,
    Sim, eu também tenho vídeos na primeira páginas, mas são páginas de sites de video sharing. Eu explico o que quero dizer:
    Este passo é principalmente importante para vídeos que não estão no Youtube ou afins, mas de qualquer forma, quando os vídeos estão em sites de video sharing (como o youtube) as páginas que são indexadas e que aparecem melhor posicionadas nas pesquisas são as páginas dos vídeos NO Youtube.
    Com este plugin, a intenção é um pouco diferente. A ideia é melhorar a indexação das páginas dos vídeos nos próprios blogs. Daí a diferença.

    Não impede que a página do YouTube seja indexada e esteja bem posicionada, mas paralelamente, melhora a indexação da página do blog que tem o vídeo.
    Espero ter conseguido explicar melhor a ideia, mas se tem alguma dúvida diga-me.
    Abraço,
    JR

  • Entendi,porém só com o wordpress pode-se fazer isso/ no blogger ou em outra plataforma como é feito,porque como disse na parte no sitemap está ok mas no sitemaps de video aparece isto:

    Sitemap Erros
    /atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=200
    Nenhuma informação encontrada.
    /atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100
    Nenhuma informação encontrada.

    Abraço!

  • Rafael,
    Experimente usar outro tipo de ferramenta como a que pode obter no link que dou no artigo quando falo do Video Sitemap Pro. Aí há um software gratuito que faz o video sitemap para outras plataformas que não o wordpress.
    Abraço,
    JR