Novo Botão +1 do Google

A “guerra” entre Google e Facebook é como uma novela que ainda vai a meio. São empresas gigantes com recursos que muitos poucos se podem dar ao luxo de ter.

Na minha leitura, o Google foi apanhado de surpresa com o crescimento brutal que o Facebook teve nos últimos anos. Mais que isso, com o crescimento que o “social” teve na utilização da internet por parte dos utilizadores.

A realidade é que os motores de busca deixaram de ter o protagonismo que tinham até há pouco tempo, dado o aumento de utilização que as redes sociais, e em especial o Facebook, tiveram nos últimos anos.

O botão +1 do Google, embora ainda seja novidade, não é certamente novidade, para muitos de nós, pois já seria de esperar que o Google tomasse uma atitude face ao sucesso do “Gosto” do Facebook.

Surge então o +1 do Google.

Sendo que o +1 tem um enquadramento diferente do “Gosto”. Quanto a mim, o entrosamento do “Gosto” é tal, que dificilmente o +1 lhe tirará protagonismo.

Além de que, na minha opinião, foi uma reação muio tardia. O gigante Google certamente tem os recursos e as condições para fazer com que as coisas aconteçam de forma diferente.

A aí talvez tenha alguma estranheza, como é que demoraram tanto tempo até implementar uma alternativa ao botão mais conhecido e utilizado do mundo.

No entanto, para mim, acho que apenas o botão é pouco. Para fazer face ao atraso e ao sucesso do Facebook, o Google poderia ter avançado com mais alguma inovação para tentar compensar e equilibrar o “jogo”, além de que, sempre poderia ganhar, ou melhor, recuperar, algum espaço no social, que me parece absolutamente dominado pelo Facebook, pelo menos em Portugal.

Seja como for, o +1 está aí, para o que der e vier, e embora um pouco tarde, é sempre bem-vindo, até porque o objetivo dos webmasters, bloggers, ou editores que publicam conteúdos na web, é que estes cheguem facilmente a todos.

Desta forma, resta-me saludar a chegada do +1 e convidar-vos a deixar a vossa opinião sobre o tema!

Comments (4)
  1. Trigenium 16 June, 2011
  2. Bruno 17 June, 2011
  3. Joao Rodrigues 18 June, 2011
  4. Joao Rodrigues 18 June, 2011