Novo Botão +1 do Google

A “guerra” entre Google e Facebook é como uma novela que ainda vai a meio. São empresas gigantes com recursos que muitos poucos se podem dar ao luxo de ter.

Na minha leitura, o Google foi apanhado de surpresa com o crescimento brutal que o Facebook teve nos últimos anos. Mais que isso, com o crescimento que o “social” teve na utilização da internet por parte dos utilizadores.

A realidade é que os motores de busca deixaram de ter o protagonismo que tinham até há pouco tempo, dado o aumento de utilização que as redes sociais, e em especial o Facebook, tiveram nos últimos anos.

O botão +1 do Google, embora ainda seja novidade, não é certamente novidade, para muitos de nós, pois já seria de esperar que o Google tomasse uma atitude face ao sucesso do “Gosto” do Facebook.

Surge então o +1 do Google.

Sendo que o +1 tem um enquadramento diferente do “Gosto”. Quanto a mim, o entrosamento do “Gosto” é tal, que dificilmente o +1 lhe tirará protagonismo.

Além de que, na minha opinião, foi uma reação muio tardia. O gigante Google certamente tem os recursos e as condições para fazer com que as coisas aconteçam de forma diferente.

A aí talvez tenha alguma estranheza, como é que demoraram tanto tempo até implementar uma alternativa ao botão mais conhecido e utilizado do mundo.

No entanto, para mim, acho que apenas o botão é pouco. Para fazer face ao atraso e ao sucesso do Facebook, o Google poderia ter avançado com mais alguma inovação para tentar compensar e equilibrar o “jogo”, além de que, sempre poderia ganhar, ou melhor, recuperar, algum espaço no social, que me parece absolutamente dominado pelo Facebook, pelo menos em Portugal.

Seja como for, o +1 está aí, para o que der e vier, e embora um pouco tarde, é sempre bem-vindo, até porque o objetivo dos webmasters, bloggers, ou editores que publicam conteúdos na web, é que estes cheguem facilmente a todos.

Desta forma, resta-me saludar a chegada do +1 e convidar-vos a deixar a vossa opinião sobre o tema!

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Trigenium

    Sou de opinião que a google, deveria ter conhecimento suficiente para não tropeçar nos mesmos erros de outros gigantes.
    A microsoft, é o exemplo mais gritante e conhecido.
    A ganancia de tudo querer abocanhar, gera monstros insaciáveis, que mais tarde ou mais cedo acabam por colapsar.
    E quando chega a hora do desmonoramento, porque sempre chega, muita e muita gente fica na miséria. Por vezes a guerra é inevitável.
    A energia necessária para alimentar monstros insaciáveis, tem custos demasiado elevados, gera uma enormidade de desperdícios, é anti-progresso por tentar ser monopolista e flui com muita facilidade para a prepotência.
    Não defendo nem admiro impérios nem imperadores nem monopólios.
    Está mais que comprovado. Essas monstruosidades tolhem o progresso saudável da humanidade.
    Olhemos para a história.
    Império Persa, onde estás? Império Grego, onde te vejo? Império Romano, tem uma lupa por aí? Império Português, a ver navios no Alto de Sta Catarina? etc., etc., etc..
    Conclusão e advertência aos gananciosos:
    Deixem espaço para a concorrência. O mundo beneficia com essa atitude. O mundo somos nós.

  • Não vai ter tanto sucesso mas vai ter algum, só o simples facto de adicionar o +1 a todos os blogspot que usam os tradicionais botões de partilhar(muitos…) da um grande empurrão para todas as pessoas conhecerem o novo botão…

    Cuidado, daqui a pouco o facebook vai criar um motor de busca 😀

  • @1e298680ee09dc50f6cf2bfb921b3d3f:disqus 
    Obrigado pelo comentário.
    Este é um dos melhores comentários do blog em 2011, juntamente com um do Bruno outro leitor do blog.Eu partilho da mesma opinião, como aliás já tive a oportunidade de o dizer aqui noutros artigos sobre a questão do monopólio do Google, que não sendo um monopólio em absoluto, não deixa de o ser dada a dimensão do mercado que o Google domina.

    E o ponto principal, a meu ver, é exatamente esse, com monopólios, o utilizador/cliente sai sempre a perder.
    Vamos ver quanto tempo dura…

  • @twitter-140524870:disqus 
    “Cuidado, daqui a pouco o facebook vai criar um motor de busca :D”

    :) eu também abordei essa possibilidade num artigo sobre o Google e Facebook:
    http://www.webmarketingpt.com/google/google-vs-facebook-quem-ganhara/

    Sinceramente, já nada me surpreende…