Keyword Planner Substitui Google Keyword Tool

A Google Keyword Tool foi sempre (desde que me lembro de “ser gente”) a mais importante ferramenta de trabalho para todos os marketers, webmarsters e bloggers, pois era graças a ela que conseguíamos facilmente escolher as melhores keywords/palavras chave e captar mais tráfego gratuitamente proveniente das pesquisas feitas no Google.

keyword-planner

É verdade que existem algumas soluções pagas muito interessantes e que também permitem analisar muita informação importante. Eu já falei aqui no Web Marketing daquelas que eu achava serem as melhores ferramentas para escolher as melhores keywords, e embora até faça sentido poder publicar uma atualização dessa lista, mais para incluir uma ou outra e eliminar aquelas que estão a desaparecer ou a serem substituídas por outras, a realidade é que a Google Keyword Tool era, até à data que escrevo este artigo, quase incontornável para qualquer pessoa que trabalhe o mínimo de SEO no seu site ou blog.

Posto isto, a realidade agora é que a Google Keyword Tool está a ser substituída pela Adwords Keyword Planner, que à data de hoje é uma ferramenta muito mais virada para apoiar os anunciantes do Google, ou seja aqueles que investem em publicidade neste motor de busca.

O aviso já está à vista e crê-se que a mudança será rápida.

A Adwords Keyword Planner, embora possa ainda não estar absolutamente “fechada” em termos de desenvolvimentos, aproxima-se mais de uma ferramenta de apoio às campanhas dos anunciantes do Google do que propriamente a uma ferramenta de marketing e SEO.

Existe a possibilidade da Adwords Keyword Planner ser complementada com algumas informações que possivelmente estariam disponíveis na Google Keyword Tool, mas ainda nada é certo, a não ser que esta mudança está à vista e em curso, sendo por isso, inevitável quer se goste ou não.

É importante ainda referir que é necessário ter uma conta Google para poder aceder à nova ferramenta Adwords Keyword Planner.

Embora exista “espalhado pela web” uma sentimento generalizado de descontentamento com esta mudança, penso que ainda seja um pouco prematuro tirar conclusões, por isso para já em vez de avançar com alguns “bitaites”, vou aguardar um pouco mais para formar uma melhor opinião.

E você já tem opinião formada sobre esta mudança?

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!