Google Pinguim: Impactos e Dicas

O Google lançou nova actualização do seu algoritmo de busca, agora chamado Google Penguin, com o principal intuito de penalizar sites que tenham usado métodos de optimização não aconselhados pelo Google.

Mas será que esta atualização foi implementada com sucesso?

google pinguim

Embora seja discutível, como tantas outras coisas, e cada um possa ter a sua opinião, a minha é que alguns aspectos das últimas actualizações do algoritmo do Google, não estão a ser (muito) bem implementadas, pois estão constantemente a apanhar sites que não são o pretenso alvo das actualizações, ou melhor, poderiam-se limitar mais aos sites que, de fato, são o alvo, limitando assim os seus danos colaterais, mas reconheço que, com tantas variáveis em jogo, isso poderá não ser tarefa fácil.

É claro que, temos de ter sempre em mente que, mesmo que um site não seja apanhado pela atualização, mas se outros que conduzam tráfego para esse forem apanhados e perderem rankings, então o primeiro também sofre por consequências, mas isso não é tráfego orgânico, mas sim tráfego proveniente de referências de ou outros domínios.

Mas isto é apenas a minha opinião com base no que tenho visto de sites meus e de terceiros. Você terá a sua, concerteza (e ainda bem!).

Do blog oficial do Google:

In the next few days, we’re launching an important algorithm change targeted at webspam. The change will decrease rankings for sites that we believe are violating Google’s quality guidelines. This algorithm represents another step in our efforts to reduce webspam and promote high quality content.

Mas o que é que o Google considera webspam?

Supostamente, tudo o que vai contra as Guidelines de qualidade do Google, como é o caso de práticas como o keyword stuffing, link scheems ou link wheels, cloaking, entre outras actividades que o Google desaconselha e penaliza.

Mas mais uma vez, há sites que não estavam a cometer nenhuma destas práticas e foram “apanhados” no cerco do Pinguim. Isso, eu posso afirmar com certeza, pois sei de alguns casos concretos de sites que não estão envolvidos em nenhuma prática desaconselhada pelo Google, de acordo com as suas Guidelines, e que, mesmo assim, sofreram perdas de tráfego orgânico bastante consideráveis.

Inclusive, casos em que os webmasters e bloggers, investem muito tempo, esforço e dinheiro para conseguirem aumentar as visitas do blog (ou do site), e depois são apanhados por estas atualizações que lhe reduzem consideravelmente o tráfego que tanto lhes custou a conseguir.

Para que possa ter uma ideia de alguns sites que perderam muito tráfego orgânico com esta actualização, aqui ficam alguns exemplos:

Domain SEO Visibility Difference in %
songlyrics.com

128186

-128679

-50,10

great-quotes.com

4515

-72248

-94,12

comcast.com

143032

-66286

-31,67

dslreports.com

65264

-63770

-49,42

appbrain.com

100782

-53439

-34,65

hotels-rates.com

16868

-43554

-72,08

1-love-quotes.com

30366

-42772

-58,48

tvrage.com

124821

-40846

-24,66

shoplocal.com

39654

-39966

-50,20

vzw.com

31323

-38387

-55,07

free-games.net

40883

-37542

-47,87

hotelplanner.com

8933

-33676

-79,03

consumeraffairs.com

50384

-32243

-39,02

(fonte: blogsearchmetrics)

A verdade é que estamos, cada vez mais, nas mãos destas actualizações que, são implementadas sem dó nem piedade, e se apanham alguém que não é suposto, só à posteriori é que supostamente vão rever a situação, e sabe-se lá quanto tempo é que vão demorar a fazê-lo, e qual será o desfecho. Entretanto, o site já perdeu grande parte do seu tráfego e receitas.

De qualquer forma, como é sabido, esta é uma “batalha” desequilibrada, pois o poder está todo do mesmo lado, e a única solução é “dançar ao som da dança” do Google, por isso, das várias análises que fiz, deixo-lhe 4 dicas rápidas para tentar evitar que seja “apanhado” pelo Pinguim, além de cumprir com as Guildelines do Google, claro. Ou se já foi apanhado pelo Pinguim, para tentar alterar a situação asap.

Microsites

Cuidado com a criação de micro-sites que servem apenas para criar backlinks para o seu site. Se você optou por implementar está prática, é melhor que proceda a alguns ajustes para que esta ainda seja eficaz. Nomeadamente alternar os links dos seu micro-sites com outros sites que não apenas o seu.

Redes de Blogs

Promova os seus conteúdos em redes de blogs, mas tente manter apenas as de melhor qualidade, já que muitas estão a ser penalizadas por estas últimas actualizações.

Texto Âncora

Aparentemente um dos aspectos que está a ser relevado é o peso do texto âncora no processo de optimização. Crie algumas variantes do texto âncora, sempre relacionadas com o conteúdo, mas de forma a evitar usar sempre a mesma.

Conteúdos

O Google continua a apregoar que deseja promover os conteúdos de qualidade, por isso, este é um método que vai de encontro à sua recomendação, além de que, na minha opinião, é sempre algo que deve ser equacionado em qualquer projecto.

Primeiro, espero que os seu sites não tenham sido “apanhados” pelo Pinguim, mas se foram, espero que estas dicas o(a) ajudem a ultrapassar a situação rapidamente.

  • Reinaldo Silva


    A verdade é que estamos, cada vez mais, nas mãos destas actualizações que, são implementadas sem dó nem piedade, e se apanham alguém que não é suposto, só à posteriori é que supostamente vão rever a situação, e sabe-se lá quanto tempo é que vão demorar a fazê-lo, e qual será o desfecho.”

    Eu gostaria de ter dito isso no meu site, mas você foi mais feliz!
    Abs

  • @84d6494cda46c17953c9982024ee746f:disqus 

    Obrigado pelo comentário Reinaldo.
    É uma realidade que resulta de situações de monopólio ou de grande domínio por uma única empresa, neste caso, a Google.
    A nós resta-nos cumprir e tentar diversificar as fontes de tráfego.

    Mesmo depois de eu o ter dito aqui, pode sempre reforçar a ideia no seu site… mal não fará concerteza :)
    Abraço,
    JR  

  • Reinaldo Silva

    João, o maior de todos os problemas é realmente o monopólio. Veja o artigo que eu cito esta sua página e veja como eu começo. 

    http://www.otimizacaodesites.org/index.php/os-erros-do-pinguim/ Aliás, não estou poupando o Google nos últimos dias, pois meu site perdeu 12 posições. 

    Forte abraço
    Reinaldo

  • @84d6494cda46c17953c9982024ee746f:disqus 

    Pois é Reinaldo, há algumas coisa que eu também não entendo.
    Ou melhor, entendo, mas custa-me perceber o porquê do Google estar a fazer estas atualizações com tanta displicência, mas enfim…

    Abraço,
    JR

  • Pingback: Facebook Vai Lançar Motor de Busca | Web Marketing PT()