Google PageRank – Última Actualização e Sua Utilidade

O Google PageRank é uma medida utilizada pelo Google para atribuir uma determinada classificação qualitativa aos sites que nele estão indexados.

Isto é, com base em certas e determinadas métricas que muito têm merecido especulação por parte de muitos webmasters e especialistas em SEO, o Google atribui uma pontuação a cada site – leia-se site, blog, forum, portal, página, o que for.

Pensou-se a dada altura, que esta pontuação representava várias coisas, entre elas, a importância dos sites, o seu desempenho, a quantidade de tráfego, entre outros.

O facto é que, pese embora, isso seja parcialmente verdade, pois se visitarmos um site que tenha uma relevância muito grande, o seu PageRank será também elevado, esta teoria não é absolutamente e inteiramente verdadeira, pois existem sites que têm maior volume de tráfego que outros e têm um PageRank inferior.

google-pagerank

Recebi um email de um leitor do WMPT, que demonstrava alguma preocupação com uma descida do PageRank do seu site (e que é perfeitamente compreensível), e o que lhe disse é exactamente o que escrevo aqui, embora aqui com mais algum detalhe.

O próprio Google reconheceu recentemente que as pessoas dão demasiada importância ao PageRank. Veja estas declarações proferidas pelo próprio Google quando retirou o PageRank do Google Webmaster Central ou Google Webmaster Tools:

We’ve been telling people for a long time that they shouldn’t focus on PageRank so much; many site owners seem to think it’s the most important metric for them to track, which is simply not true. We removed it because we felt it was silly to tell people not to think about it, but then to show them the data, implying that they should look at it.

Como pode ver, o próprio Google admite que a importância do PageRank está inflacionada, e que as pessoas não lhe deviam dar tanta importância como dão.

Eu pessoalmente, tenho sites com mais visitas que outros e que têm um PageRank inferior… tenho outros que o PageRank varia conforme lhes dá na cabeça sem explicação nenhuma aparente…

Por estes motivos e por muitos outros, já deixei de dar importância ao PageRank, e passei a concentrar as minhas atenções em factores que são realmente importantes, e que já os referi aqui no blog. Como por exemplo:

Estes sim, são temas que considero importantes e fundamentais na “vida” de um site, e por isso é a eles que eu dou importância e é neles que concentro as minhas atenções.

Veja bem:

– De que é que me interessa ter um site com um PageRank alto quando não atinge o seu objectivo?

Já agora, se retiraram o PageRank do Google Webmaster Tools, porque é o Google não o retira da Google Toolbar?

Só está a servir para gerar confusão na cabeça das pessoas e a fazê-las perder tempo com coisas que, na minha opinião, não são assim tão importantes como outras que aqui referi.

Ou porque é que não acabam com o PageRank de vez?


GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
ASSINE GRATUITAMENTE E RECEBA TODOS DICAS NO SEU EMAIL!

A sua privacidade é garantida a 100%!
  • Bruno

    Mas o pagerank continua a ser a “imagem de marca” de alguns blogues…

    Fiquei surpreendido porque achei engraçado a “sucessão” repare:

    Homepage – pr 3
    Categorias – pr 2
    Artigos – pr 1

  • Sim, parece que o PR está estruturado da mesma forma do blog, embora hajam artigos também com PR2, e algumas categorias com PR1 (as menos utilizadas até agora).
    Mas isso no fundo reflecte a importância que eu tenho dado às diferentes páginas do blog. Isto é naturalmente a página para a qual existem mais links é para a homepage.
    O PR das categorias reflecte o acumulado do seu conteúdo. Daí que as menos utilizadas tenham um PR1, enquanto a maioria tem PR2.

  • Valeu pelas dicas!!

    Valeu

  • ju ferreira